Bruno de Carvalho cai e a seguir cai o Sporting!


E é este gajo oposição, o tal que abraça jornalistas do CM numa manifestação contra o actual presidente e com um cachecol da Juventus
Perante um "assassinato", sem precedentes, de uma figura publica em Portugal, parece ser cada vez mais difícil de entender como é que, perante a iminência de se atingir o objectivo único, (o derrube de BdC) quase ninguém se atreve a discutir o que poderá/ deverá acontecer a seguir.

No momento actual, o imbróglio jurídico é de tal forma complexo, que se torna impossível saber quem está certo ou errado. Entretanto, "a maquina em movimento" e os media já perceberam qual o ponto fraco que pode virar (quase) todos contra Bruno: se o Gelson Martins ou o Bruno Fernandes rescindirem, o caldo entorna. Entre alguns dos jogadores mais valiosos do plantel e o presidente, os orquestradores do golpe de estado já perceberam que a multidão escolhe os jogadores, sacrificando tudo para que os ídolos façam o favor de ficar no clube. Se for um Petrovic desta vida, um ser humano secundário, poucos ligam importância.
Por este e por outros factores, podemos estar na iminência de ver o actual presidente ser corrido do Sporting. A pergunta que se impõe deveria ser óbvia: e depois? O curioso é que parece ser um assunto a evitar. Ou porque se pensa demasiado no imediato (sem medir consequências) ou porque se tem uma visão demasiado ingénua da situação corrente e se imaginam cenários pouco realistas.
Partindo do principio em que se excluem visões demasiado optimistas ou catastróficas, julgo que é tempo de se discutir o que pode acontecer se este elenco directivo cair e quais as consequências imediatas de tal desenrolar dos eventos. Tendo em conta os principais rostos que se movem nos bastidores, promovendo o saneamento de Bruno de Carvalho, julgo não ser despropositado sugerir uma serie de cenários futuros. Eis alguns que, certamente, não estarão longe da realidade:
- A COMISSÃO DE GESTÃO:
- A maquina em movimento "anti-BdC" tem como cenário preferencial uma comissão de gestão, com elementos "nomeados" por Marta Soares. Essa comissão de gestão estaria no poder até ao próximo mês de Março 2019, justificando o seu mandato com a necessidade de estabilizar o clube, devolver a credibilidade à instituição, evitar cenários catastróficos e permitir a manutenção do actual plantel e, se possível, treinador.
- A comissão de gestão facilmente justificaria uma má época de futebol, com a crise épica da responsabilidade do anterior presidente, trazendo, entretanto, um ou outro reforço de renome, para extasiar as massas. Jogadores sonantes são o opio do povo. Entre outras medidas populistas, ficaria a promessa de se manter a aposta nas modalidades (por agora) e aconteceriam algumas transferências cirúrgicas, promovidas pela imprensa como grandes sucessos (tipo as transferências Euromendes do rival), escondendo-se valores de comissões e quanto dinheiro o clube realmente recebe. 
- Por ultimo, as rescisões (reais e imaginadas) são substituídas por transferências mais ou menos maquilhadas, que serão vistas como um mal menor pela massa adepta. Alguns jogadores fazem promessas de amor ao clube e juram que agora é que vão dar tudo pela camisola que sempre amaram. A multidão baba-se.
- Em Março de 2019, com um clube estável, na paz do Senhor e em que todos os fracassos são da responsabilidade do anterior presidente e todos os sucessos são mérito da Comissão de Gestão, as eleições são um passeio para os "comissionistas". A memoria curta dos adeptos e o trauma de futuras fases tumultuosas são factores decisivos no apoio prestado aos Salvadores do Sporting. Pelo meio, fica um processo qualquer que impede Bruno de Carvalho ou alguém a ele ligado de se candidatar ao que quer que seja.
- "ELIMINAR" BRUNO DE CARVALHO:
- A comissão de gestão , sendo um cenário ideal para os oposicionistas, pode enfrentar uma certa resistência por parte dos associados, principalmente se não for validada em Assembleia Geral. Por isso, um outro cenário começa a desenhar-se: eliminar qualquer possibilidade de Bruno de Carvalho poder concorrer a eleições num futuro próximo. A omissão da convocatória de uma Assembleia Geral para aprovação do orçamento (que não se realizando levaria à queda do CD e à impossibilidade do mesmo se recandidatar) foi uma tentativa amadora de atingir esse objectivo;
- A oposição conta com um aliado de peso: a comunicação social. Com uma torrente constante de informação, propaganda e contra-informação, assume-se que a direcção do Sporting vai cometer um ou mais erros que, em face da lei, impeçam qualquer tipo de recandidatura. Nesse caso, eleições podem acontecer a curto prazo, com a certeza de que os candidatos "certos" vão aparecer, para desempenharem um papel semelhante ao da comissão de gestão (sem o incomodo das eleições no próximo ano). 
- Com umas eleições sem Bruno de Carvalho, será fácil à "maquina em movimento" de promover o candidato ideal. Qualquer oposição ao eleito terá o mesmo tratamento dado ao anterior presidente, com o Correio da Manha como ponta-de-lança da lavagem cerebral;
Poderia enumerar outras suposições sobre o que vai acontecer no "dia seguinte". Pode até acontecer  uma combinação dos dois cenários anteriormente descritos ou podemos assistir ao surgimento de um desconhecido, tipo D. Sebastião, que vai aparecer como o grande apaziguador das almas e líder incontestado para o futuro. No entanto, este tópico é mais um de discussão do que de pura adivinhação.
O desafio é simples: sejam pró ou anti Bruno de Carvalho, partilhem as vossas opiniões sobre o que pensam que vai suceder no caso da direcção cair. Discutam-se cenários e possíveis consequências dos mesmos. Só assim, com uma discussão aberta e uma reflexão geral sobre os acontecimentos, poderemos tomar posições conscientes e responsáveis sobre o momento conturbado do Sporting Clube de Portugal. Temos de agir com racionalidade e saber distinguir a árvore da floresta.
Sem medos, sem complexos, sem utopias: se Bruno de Carvalho cai... o que acontece a seguir?

17 comentários:

Anônimo disse...

Já agora se o Bruno não cair o que acontece?Talvez para o ano joguem as claques, ou a família do presidente, já que está sempre a puxar os assuntos familiares, para os quais me estou a cagar, para a vida do clube.
Por causa dele vamos partir com um atraso desportivo enorme, atrás de Porto e Benfica e a ver vamos do Braga, quanto à parte financeira nem vale a pena comentar para não ficar agoniado, e em relação à comunicação social caguem nos Records e nas CmTv etc... que todos juntos não servem nem para limpar o cu, mas se pensam que neste momento a SportingTv não faz também lavagem cerebral à força toda ou são muito ingénuos ou são pouco honestos, o Bdc diz que existem os Sportingados, mas entre ser Sportingado ou adepto assalariado prefiro a primeira opção.SL

carlos cenfa disse...

Este tipo de posts só pode, mesmo, ser escrito por idiotas. Então o clube cai se BdC cair? Mas desde quando um clube com milhões de adeptos cai por este ou aquele presidente cair???

Esta teoria do ou eu ou mai sninguém consegue... chega de merda!

Se a direcção cair, vão aparecer maus candidatos, candidatos razoáveis e bons candidatos, como sempre aconteceu...

O que chega é de ter um atrasado mental a presidente, que depois da conferência de imprensa de hoje não tem mais qualquer credibilidade. Legitima uma interpretação ridicula dos estatutos para se agarrar ao ordenado de 10.500€ mensais.

Anônimo disse...


Eu sou sócio do Sporting e defendo a continuidade de Bruno de Carvalho pelo bom trabalho que tem feito.
Para bem do Sporting, Bruno de Carvalho tem de continuar.
Equipa de futebol? Joguem à bola seus mimados.
Força Bruno de Carvalho.
Viva o Sporting.

Sportinguista disse...

Anonimo de 6 de junho de 2018 20:25

Fala ai então de um "bom candidato" e claro que vá para lá ganhar menos!
E tu és tudo menos do Sporting, chamar anormal ao presidente é comentário ou latido ao nivel de um lampião!
Se o post é escrito por um idiota envia-nos um texto para o email do blog que nós publicamos!
Cumprimentos!

Anônimo disse...

anormal? porra o homem está demente e ainda se escandalizam?

Mario Silva disse...

Se o Bruno não cair... oh anónimo... po ano o Sporting tem 90% do Capital da SAD, dispensa infiltrados nomeados por bancos e Holdimos, tem um passivo bem abaixo dos 200 milhões (menos de metade dos rivais, e dentro dum ano de receitas, o que o faz AAA) ... conquista tudo nas modalidades (mais de 100 títulos masculino e feminino, equipas e ou individuais, em todos os escalões etarios)... é capaz de conquistar mais 6 ou 7 títulos de Campeão Europeu... e é bem capaz de ser campeão no futebol, apesar de todo o roubo descarado, SE mais do que acertar num grande treinador, conseguir realmente fazer uma LIMPEZA PROFUNDA...

Mario Silva disse...

Mas o Bruno não vai cair porque não vai haver eleições, nem directas nem em AG.

Não sou bruxo, muito menos Nhaga, MAS PARECE ÓBVIO com os anúncios do JMS, que a macacada vai continuar, o Chibo Senil do JMS, grande amigo do Narco Vieira, NÃO VAI APRESENTAR ASSINATURAS NENHUMAS, ou porque não as tem em número suficiente, ou mesmo que tenha, está mais que alertado q vai levar sova vexante em eleições, e vai optar por um número circense com um pavilhão cheio de "actores" e "mentecaptos" (muito provavelmente nem 10% da audiência, nem 0,1% dos eleitores, são sócios efectivos com quotas em dia), para fazer mais um show de grande propaganda anti-bruno...

O JMS diz que os sócios bem podem ir-se fornicar uns aos outros, q ele não podia estar-se mais a cagar para eles (se fosse ao contrário, então respeitava o que se passou à 3 meses)... O QUE REALMENTE IMPORTA É IMPRESSIONAR A CMVM, INVESTIDORES ETC, e travar A TODO CUSTO, todos os processos de reestruturação q esta direcção quer fazer. ponto

A sério!.. não parece óbvio?

Anti-Boificas disse...

Lol, então tu mandas Jesus e bc para o caralho e ficas ofendido por se chamar anormal aquela aberração da natureza?aquele animal vai cair com estrondo,ontem já era tarde!!!

Anônimo disse...

Para que é que eu quero um louco que provoca guerras e instabilidade dentro do Clube! Só loucos é que apoiam este louco à frente do Sporting Clube de Clube!

Anônimo disse...

O Pedro Madeira Rodrigues não é o único candidato à presidência... foi sim o único a concorrer às últimas eleições porque toda a gente sabia que Bruno de Carvalho ganhava sem dificuldades. Ninguém, a não ser ele, quis queimar a própria imagem. Tenho a certeza que irão aparecer candidatos decentes. Bruno de Carvalho deu 2 tiros nos próprios pés, não tem condições para continuar, mas foi de longe um dos melhores presidentes do Sporting de sempre... excepto nestes últimos 6 meses, onde conseguiu descer ao nível de muito poucos

Anônimo disse...

Perante um "assassinato", sem precedentes, de uma figura publica em Portugal... Foi ele que se assassinou e destruiu o bom trabalho q tinha feito. O apego ao lugar é degradante para ele e para o Sporting, e receio q só possa significar um coisa... O Dinheiro custa muito a ganhar a todos

Anônimo disse...

Olha voltou o artista Mário Silva, vai levar onde levam as galinhas, és outro louco como a merda do BC, vai-te coçar labrego.

Mario Silva disse...

"Ele assassinou e destruiu o bom trabalho q tinha feito?? "

Quem é que NÃO PERCEBE QUE O SPORTING ESTÁ SOBRE UM ATAQUE NUNCA ANTES VISTO??

há cerca de 10 anos que o Sporting vive com o espectro de perder a maioria do capital da SAD, e não foi antes, é AGORA NESTE ANO que vai recuperar 90% (sem ninguém meter a pata)...

há mais de 50 anos que o Sporting não ganhava mais de 100 títulos no desporto, e era campeão de TODAS as modalidades principais de pavilhão, e não foi antes é AGORA NESTE ANO..

O Sporting NUNCA tinha ganho 4 titulos de Campeão Europeu numa época só, e não foi antes, FOI AGORA ESTE ANO

há mais de 20 anos que o Sporting não tinha passivos inferiores a 200 milhões, e não foi antes, É AGORA NESTE ANO...

OH ANÓNIMO PARECE-ME A MIM QUE O TRABALHO FEITO ANTERIORMENTE É UMA GAZELA AO PÉ DO ELEFANTE QUE É ESTE ANO... CERTO! SE O ELEFANTE PISAR A GAZELA ASSASSINA-A... mas é típico de gelado na testa, quando do mais extraordinário trabalho é q querem deitar abaixo (o futebol sofreu e sofre bastante por causa do Polvo Vermelho e GUERRAS INTERNAS fomentadas pelo Polvo)

SERÁ QUE O ATAQUE SEM PRECEDENTES NÃO É PARA IMPEDIR "TUDO" O QUE POSSAM IMPEDIR???

Paulo Azevedo disse...

Godinho Lopes ganhava zero. Alias, até deixou dinheiro dele no clube. Só tinha um problema pequenino: extrama incompetência!!

Sportinguista disse...

Paulo Azevedo...

Tu comes merda desde pequenino?
O GL não ganhava nada e até deixou dinheiro dele no Sporting?
Tanto deixou que quando o actual presidente entrou nem dinheiro havia para pagar ordenados e já havia ordenados em atraso!

Anônimo disse...

Ainda hei de ver os lampiões a fazer uma estátua ao ditador lunático no museu cosme damião por grandes serviços prestados à nação lampianica. Ai Odmira-te, Odmira-te!

Anônimo disse...

Completamente de acordo!!!