O "caos" o "pânico" da pré-época já desapareceram?


Quando se deu início a esta nova época muitas expectativas estavam criadas na cabeça de muitos sportinguistas, depois da época passada termos feito uma Liga quase brilhante, apenas “manchada” pela derrota em casa imerecida perante os porcos de Carnide que nos afastou de termos conquistado o principal objectivo, eis que se dá início a uma nova época e com Jorge Jesus aos comandos do futebol do Sporting!
O início da época ou melhor a pré-época foi miserável com resultados preocupantes para alguns e menos preocupantes para outros, afinal estávamos em pré-época, período onde não se ganham títulos e onde defrontámos equipas muito fortes e onde tivemos muitas ausências de vulto na equipa e onde também ficou claramente visível a rotação do plantel para o nosso treinador poder ver os mais jovens e os menos utilizados na época anterior em acção!
Logo se percebeu que para muitos esta época iria ser um caos e que iriamos passar muitas amarguras mas será que estaria já o plantel definido nessa altura para que a frio se pudessem tirar ilações sobre o que seria a época 2016-2017?
E foi muita a vontade de criticar e mandar a nossa equipa abaixo, mandar abaixo Jorge Jesus e o presidente Bruno de Carvalho classificando-o com adjectivos no mínimo ridículos e sem fundamento!
Foi muita a azafama no período do mercado de transferências e a indefinição quanto à construção e definição de entradas e saídas ia deixando os mais pessimistas muito apreensivos!
Sairam João Mário, Naldo e Islam Slimani isto falando de jogadores mais importantes na época passada e o Sporting reforçou-se com nomes como Bas Dost, Joel Campbell, Markovic, Elias, Douglas, Castaignos, André, Beto, Alan Ruiz, Petrovic (flop garantido), Spalvis, Meli e Bruno Paulista que no fundo acaba por também uma “contratação” e uma aposta de Jorge Jesus!
O Sporting fez um bom encaixe financeiro, “livrou-se” também do peso do ordenado de Teo Gutierrez e Labyad, isto falando assim de casos mais evidentes, porque ainda temos de somar a estas saídas os empréstimos!
Mas o que terá mudado no plantel?
Será o Sporting um claro candidato à conquista de todos os trofeus internos esta época?
Poderá o Sporting fazer uma carreira positiva na Champions?
Fazer uma carreira positiva seria claramente passar a fase de grupos dessa mesma competição, o Sporting tem este ano um plantel com mais opções para podermos enfrentar com ambição e confiança que esta época 2016-2017?
O Sporting tem uma tarefa muito complicada pela frente na fase de grupos da Champions, visto que tem pela frente dois adversários muito complicados e muito fortes e muito habituados a essas mesmas andanças da Champions, o Real Madrid que defrontamos já na próxima semana e sobre isso falamos mais à frente, o Borussia de Dortmund é na nossa opinião o directo adversário do Sporting na passagem à fase seguinte da competição mas sinceramente pensamos que o não terá qualquer hipótese de se apurar para a fase seguinte, isto realisticamente falando mas podemos em casa “bater o pé” a esses dois colossos, mesmo o Real Madrid em Alvalade sentirá dificuldades para “passar”, quanto ao Légia é um adversário que o Sporting tem todas as condições de ultrapassar em ambos os jogos, até porque tem o Sporting “obrigação” de pelo menos conseguir o apuramento para a Liga Europa, o investimento feito esta época a isso obriga!
Quanto ao jogo com o Real Madrid antevemos imensas dificuldades e antevemos mesmo uma derrota em Madrid mas no entanto Jorge Jesus é inteligente e conhece bem o futebol e o que espera em Madrid e até nos pode surpreender e surpreender os “blancos” no Santiago Barnabéu, sinceramente não acreditamos!
Mas voltemos às expectativas dos sportinguistas…
O Sporting depois de uma pré-época atribulada e negativa em termos de resultados e que logo criaram alarme em muitos adeptos, eis que se chega à 4ªjornada da Liga e o Sporting segue líder com 4 jogos e 4 vitórias e apenas um golo sofrido, nesses mesmos 4 jogos tem duas vitórias contra dois adversários complicados, vence em Paços de Ferreira e vence o FCPorto em casa com uma grande exibição perante os dragões, depois duas vitórias naturais e convincentes mas onde as exibições não foram de encher o olho!
O que se coloca aqui é a seguinte questão:
- Neste momento quais são as expectativas dos sportinguistas para este início de época e para o que resta da época?
- Tem o Sporting um plantel capaz de às ordens de Jorge Jesus fazer uma belíssima época e conquistar títulos?
- Faltará algo a esta equipa como por exemplo uma outra opção para lateral esquerdo ou mesmo para lateral direito?
* Já que tanto "reclamam" assuntos sobre o Sporting, ficamos então a aguardar pelo debate e agradecemos desde já a vossa participação nas ultimas publicações!

5 comentários:

Anônimo disse...

A minha previsão é que iremos atravessar um período de construção durante as competições que decorrem. Isso aumenta os riscos de um resultado negativo aqui e acolá. Porém, JJ saberá gerir o processo e devemos estar em pleno dentro de 30 a 45 dias. Até lá, se não tivermos nenhum resultado humilhante na Champions e se não vacilarmos para além de um empate na liga, estaremos fortes mentalmente, fisicamente e do ponto de vista táctico. Assim o espero.

Anônimo disse...

O Sporting na última época foi a melhor equipa do campeonato jogou bonitinho mas ganhou bola; este ano parece mais realista, com mais engodo pela baliza dos adversários; não quero saber se 1 jogador esteve em jogo 90 minutos, o importante é :esteve a dormir, acordou e meteu a bola lá dentro. OS jogos ganham-se com golos não é com domínio do jogo. O tempo dos "armandinhos" já lá vai.

Anônimo disse...

Será que este tótó ainda não percebeu, que quem manda em scPortugal é sLISBOAbenfica. Por muito que queiram descentralizar o centro das decisões em Portugal, ainda não conseguiram e é por isso que quem comanda o scPortugal, fcPorto é sLISBOAbenfica. Os tótós são serão sempre tótós.

Anônimo disse...

Totós??? Mesmo que assim fosse nada é eterno e possivelmente já se aperceberam que o homem está cá ara alterar as regras estabelecidas. Até á 6 anos atrás não valiam um chavo e ganhavam cheta.

Mario Silva disse...

Pois!

Mas se não tiveres o domínio do jogo, torna-se incrivelmente mais difícil mete-la lá dentro.

As cagas leitorosas surreais que os encornados tiveram o ano passado nunca se repetem

Ou dominas o jogo... ou aprendes a dominar o jogo não importa o adversário... ou já fostes! (na esmagadora maioria dos embates)

Os verdadeiros campeões fazem as duas coisas (diferente dos encornados em Alvalade q parecia o Tondela)... dominam o jogo e metem-na lá dentro repetidamente.