Os amigos que mandam no Sporting!














“1 - AUGUSTO INÁCIO: 30 reforços contratados no espaço de 16 meses. Ainda ontem em Guimarães vimos a qualidade que Matias Pérez, Ramy Rabia, Naby Sarr, André Geraldes, Welder, Hugo Sousa, Maurício, Jonathan Silva, Ivan Piris, Seejou King e Sambinha vieram aportar ao sector defensivo do Sporting A.
Não sabemos onde anda Shikabala, Simeon Slavchev, Hadi Sacko, Everton Tiziu, Gerson Magrão, Héldon, Jorge "Gazela" Santos, Lewis Enoh, Salim Cissé, Ousmane Dramé, Ryan Gauld, Oriol Rosell, Tanaka nem Vítor Silva, mas quando descobrirmos a sua utilidade no Sporting A, seguramente iremos ao dicionário procurar a definição de "Gestão Danosa" e de "Risco Moral".
2 - VIRGÍLIO LOPES: 30 anos afastado do futebol, e pelo que me dizem os meus colegas de profissão, durante esses 30 anos nunca demonstrou grande interesse no Sporting até que em 2011 foi convidado a ingressar numa lista de uma candidatura. 30 anos ligados à hotelaria deram-lhe preciosos conhecimentos sobre a área da formação.
3 - FRANCISCO BARÃO: É aparentemente, o "novo Paulo Cardoso", já vai em 3 cargos em apenas 15 meses, 1) Treinador Adjunto do Sporting B, 2 ) Treinador Principal do Sporting B, 3) Outra vez Treinador Adjunto do Sporting B. Há uns que são despedidos, mas há outros que simplesmente mudam de cargos.
Há treinadores que quando têm as mãos no volante, não gostam de ter um "condutor no assento traseiro", não sei, talvez Abel não tenha gostado, só João de Deus saberá do que gosta.
4 - PEDRO VENÂNCIO: Sem treinar entre 2000 e 2012, em 2013 volta ao activo como adjunto na União de Leiria e desceram de divisão. Em 2013 começa a ser fotografado com um candidato a Presidente do Sporting e após as eleições deu uma entrevista à Rádio Renascença em que elogiava o novo Presidente, semanas depois entrava para o Sporting.
Em 16 meses que Venâncio leva de Sporting já liderou duas gerações fabulosas (1999 e 2000) de jogadores que conquistaram inúmeros títulos com outros treinadores antes de chegarem às mãos de Venâncio , no entanto, em 7 confrontos contra o Benfica (orientado pelo competente Luís Nascimento) nem uma única vez uma equipa de Venâncio venceu (apesar de o Sporting ter os melhores jogadores), conseguindo até à presente data amealhar uns míseros 3 pontinhos em 21 possíveis.
Eu NUNCA teria retirado Telmo Costa do comando dos Sub-15 para abrir espaço para a entrada de Venâncio, não só porque considero Telmo na globalidade melhor treinador que Venâncio, mas, igualmente porque para mim Telmo Costa é mais treinador para Iniciados do que para Juvenis.
O Sporting após a Assembleia Geral de Sócios de 30 de Junho de 2013 anunciou:
"A adopção de uma política de Recursos Humanos assente na meritocracia, com definição de objectivos e avaliação em conformidade"
De acordo com o dicionário, a MERITOCRACIA "é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo."
Como é que se explica que um treinador com 15 meses de experiência prática (e que não foi campeão de Juniores com um grande plantel) lhe seja confiado o Sporting B como fizeram com Abel em 2013?
Como é que se explica que um Clube que tinha nos seus quadros treinadores competentes e experientes como Pedro Gonçalves, Tiago Capaz, Bruno Freitas, Nuno Lourenço, Pedro Pontes, etc tenha confiado os Iniciados A a Pedro Venâncio? Já para não falar nas opções que existiam no mercado como Luís Gonçalves, João Couto, etc.
Como é que explica que se substitua um treinador com 15 anos de experiência (e 4 títulos nacionais em Sub-19) como JOSÉ LIMA por um treinador (Luís Boa Morte) que tem 1 ano de experiência a treinar os Infantis do Fulham?
Neste momento o Sporting negoceia com Lima para ser Coordenador Técnico da Formação, claro, negoceia com ele pelo seu Sportinguismo (quase 30 anos de sócio) e pela sua inequívoca competência, MAS, só desejam a sua permanência caso ele.... aceite reduzir o salário. Aparentemente, então "Meritocracia" neste novo Sporting é julgada pelo valor do ordenado que as pessoas recebem. Quanto menos o(a) funcionário(a) receber, mais mérito tem para ficar. Eu no lugar do Lima encarava a proposta do Sporting como uma falta de respeito pela sua dignidade profissional, e ele que não se preocupe, não é o único nome que está na berlinda para o cargo.
O Sporting B já vai em 3 treinadores (mas com Barão omnipresente) no espaço de 4 meses, e hoje foi goleado por 5-0 pelo Atlético onde militam 3 ex-jogadores nossos, o Leandro Albano, o Tiago Duque (campeão de Juvenis B pelo Sporting em 09/10) e o Luís Cortez (campeão pelo Sporting de Juvenis B em 09/10 e de Juniores em 11/12).
Os JUNIORES estão a 9 pontos da liderança com uma geração de 1996 que estagnou (e em alguns casos regrediu) nos passados 18 meses.
Os JUVENIS A estão em 3º lugar a lutar pelo acesso à 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juvenis, todo este "sofrimento" apesar de terem uma geração de jogadores acima da média (embora o plantel já tenha sido parcialmente desmantelado nos últimos 18 meses) e que há 2 anos eram a melhor equipa da Academia.
Os INICIADOS A de Pedro Venâncio perderam hoje contra o Sacavenense. Lembro que esta geração de 2000 é a campeã em título em Sub-14A, ou seja, na época transacta foram campeões com 11 pontos de avanço sob a liderança de Tiago Fernandes (filho do tal que talvez seja o "pior funcionário da história do Sporting"...), mas agora, nos Sub-15A, à imagem da geração de 1999 em 13/14, também os de 2000 rendem menos, é de facto estranho.
Já todos percebemos que hoje em dia, a propaganda manipulou a "Vox Populi" de modo a encarar o Manuel Fernandes, o Beto e o Vidigal como sendo todos uma autêntica "merda" que andaram a "branquear" isto e aquilo. Só ainda não percebi uma coisa, se as "Velhas Glórias" da administração anterior eram todos uma "merda", então o que são o Virgílio, o Inácio, o Barão e o Venâncio?
No final da época vão sair mais colaboradores da Formação do Sporting, vários deles por vontade própria, pois estão desiludidos com o declínio a que têm assistido ao longo dos últimos 9 anos e que se agravou nos passados 18 meses.
Recordo-me de uma reunião que tive com o Presidente do Sporting em Alvalade em Novembro de 2013 e em que lhe dei conta de várias situações que se estavam a passar na formação. A reacção dele foi uma de espanto, começou a olhar para o chão, a abrir os braços, e não conseguiu explicar a razão por detrás do que lhe relatei.
Quase um ano depois, o que lhe relatei em privado está agora a tornar-se visível ao mais casual dos observadores e já nos custou um Coordenador Técnico, bem como outros "erros" evitáveis. As coisas podiam ter sido bem diferentes se me tivesse dado ouvidos há um ano, mas a casmurrice, a insegurança e a necessidade de se rodear dos "Yes, Yes, Yes" em vez de lidar com as verdades cruas e duras olhos nos olhos, sempre foram mais do agrado de quem nos Preside.
Na pior das hipóteses, tem a quem comprar uns electrodomésticos e com quem partilhar um maço de cigarros.

9 comentários:

Anônimo disse...

há que dize lo com frontalidade.nesta altura há muitas questões pertinentes que devem ser esclarecidas pela direção do sporting.e relação há formação,neste momento parece me claro que estão a ser escolhidas pessoas não pela competência mas por outro fator qualquer.o presidente do sporting devia quanto antes vir a publico explicar a "profunda e estranha"revolução tecnica na formação.em relação á equipa A,se os reforços que foram contratados não jogam,é pk não devem ser reforços.não sendo reforços,será que não teria valido mais colocar 8 ou 9 jovens da B no plantel da A?faço apenas a pergunta...tendo noção de que quando se trazem jogadores novos,pode haver um tempo de adaptação e evolução a cumprir...mas de todos os reforços que vieram,só jogar o Nani,o slimani e o jonatham,faz me colocar a questão..será que não teria sido preferivel ter promovido mais jovens da B em vez de terem vindo tantos jogadores novos?penso que inácio ou BDC deveriam vir a publico esclarecer estas questões sobretudo para que não haja mal entendidos dentro da familia sportinguista.
Anibal1906

Carlos Santos disse...

O que se está a passar na formação é de bradar aos céus. E falar duma equipa B reforçada com uns 9 milhões em jogadores... e que vai buscar um dos piores treinadores no mercado...

Ainda assim é justo relembrar-te blogger, que algumas destas coisas foram sendo ditas aqui nos ultimos meses, e que muitas vezes disparavas insultos.

É preciso apoiar o que for bem feito, e criticar o que é mal feito. Isto é o correcto.

Ps: O teu ex-amigo Merdalhona continua a disparar ódio contra este blog e quem visita o chat. Isto mostra bem a personalidade hipocrita dele. É um dos que devia ser proibido de se chamar adepto do sporting. Todos os que não têm a visão dele são ralé. Pois então... que vá pra grande puta que o pariu!

Anônimo disse...

Nesta merda de blog vê-se um artista de circo que não é mais que um palhaço ao ritmo de marionetes.
Tanto está virado para um lado como para outro é como o vento quando muda de direcção.
Não tem opção certa naquilo que posta e escreve pois é uma tristeza saber que existe gente assim desta estirpe.
O Sporting perdeu em Guimarães e este palhaço do caralho logo postou uma vergonha de coisas dizendo mal de tudo e todos que fazem parte do Grande Sporting.
É caso para perguntar: Afinal que género de pessoa é esta?
Qual a sua identidade futebolistica? Onde está o orgulho de ser Sportinguista quer na vitória empate ou derrota?
Que mentalidade tem este tipo de pessoa para agir desta forma naquilo que escreve?
Será que este gajo é um MENTECAPTO?
Só pode, pois está á vista de quem aqui vem ler aquilo que este tipo de pessoa publica.
Uma vergonha tudo isto porque, gente como a deste tipo não merece ser intitulada de ser um Sportinguista tal como ele se afirma mas sim, um vira latas da porra que não tem honra nem dignidade nenhuma perante uma instituição como é o Sporting.
Esta pessoa não é digna de ser intitulada coisa alguma com ligação ao clube que ele aqui cita ser porque degrada tudo aquilo que o Sporting representa.
Este blog é uma vergonha assim como MAIOR VERGONHA É O SEU ADMINISTRADOR.
Publicar posts como este e como este título V.Guimarães 3 - Sporting 0...Marco Silva, Bruno de Carvalho e Inácio vão para o caralho! é no mínimo uma atitude de um cobarde tipo PAU DE ACBELEIRA.
ACABA COM ESTA FARSA VERGONHOSA DE BLOG PORQUE A CADA POSTE QUE PUBLICAS MAIS TE ENTERRAS NAQUILO QUE É A TUA VERDADEIRA IDENTIDADE.
LAMPIÃO SIMULADO USANDO O NOME DO GRANDE SPORTING PARA QUE NA SOMBRA AGES COMO AQUI SE VÊ CONTANTEMENTE.
UM NOJO DE BLOGUEIRO AO SERVIÇO DA MÁFIA ANTI SPORTING.

PUBLICA ISTO PARA TODOS OS QUE AQUI VEM SABER AQUILO QUE NA REALIDADE ÉS.

Rei Leão disse...

Andaste séculos a louvar o Bruno de Carvalho, mesmo antes de ser presidente, agora por um resultado mau fazes 3 posts de uma assentada a disparar para todos os lados...
No ano passado defendias o Maurício com unhas e dentes, e dizias que o Inácio era competente e não ganhava comissões... Quem te viu e quem te vê.
Diz-me lá, és bipolar, mente capto ou tens dupla personalidade?
O Sporting não precisa de adeptos como tu...

Nando disse...

O merdalhona e teu irmao biologico :)

Sportinguista disse...

É o caralho te foda seu Mernando!

Nando disse...

Aqui se ve o espirito da lagartagem....rascalhada de primeira classe, e conteudo futebolistico 0.
Nota 10 pa rascalhice.
Voces sao uns tipos intelectuais e unidos:)

Anônimo disse...

Enfim, tá visto como tudo isto vai acabar; é mais do mesmo, mesmo, mesmo de sempre, vais uma aposta quantos pontinhos de diferença vão ficar? e quantas demissões/substituições..? E quantas disparates o BdC vai dizer? amigos que mandam? desculpem, quem lá os colocou? tenham tatinho.

Anônimo disse...

Só os fracos nunca mudam de opinião....