O que falta para sermos campeões?


A época passada foi como que uma viragem no futebol do Sporting e não podemos esquecer que na época passada fizemos uma excelente época mas não fizemos uma época brilhante, porque para brilhante teríamos de ter levantado troféus mas também todos sabemos que as conquistas na época passada não eram exigíveis por tudo o que sabemos aliado a um passado recente mas se assumimos uma candidatura ao titulo e se criamos expectativas na massa associativa, então temos de ter visão para cumprir essas mesmas expectativas, não estou com isto a dizer que Bruno de Carvalho não está a ser competente!
E começo por falar pelo timoneiro da equipa, estamos a menos de uma semana de se dar início às competições oficiais e os indicativos não são lá muito positivos!
A equipa do Sporting neste momento não nos apresenta uma intensidade de jogo que se coadune com o que se exige com um verdadeiro candidato ao titulo e nos últimos jogos isso tem sido mais que evidente, a equipa parece presa, a equipa parece amorfa e sem ideias, também sei que ainda estamos na pré-época, também sei que não temos poderio financeiro para podermos contratar jogadores que façam a diferença mas isso já é outra história e disso já falo mais à frente!
Ontem Marco Silva mostrou estar ainda a aprender mas mostrou uma outra faceta que não lhe conhecia, um enorme erro na leitura do jogo, fez na minha opinião com que o Sporting perde-se o jogo de ontem frente a uma equipa de menor expressão que a nossa, fez alterações radicais no meio-campo e na minha opinião fazer este tipo de alterações em jogo e já tão perto do inicio da temporada só demonstram que Marco Silva ainda tem muito que “palmilhar” para ser um grande treinador, Leonardo Jardim mesmo formatado aos menores recursos que tinha na época passada, não me recordo de alguma vez no ter brindado com tamanha fraca visão de leitura de jogo, Marco Silva ontem com as alterações que fez desequilibrou completamente a equipa no seu meio-campo e não estou a atacar Marco Silva, porque pessoalmente acredito que tem condições para fazer um bom trabalho mas que falta ainda um logo caminho para percorrer neste novo Sporting, lá isso falta, falta a esta equipa aptidão para pressionar os adversários, falta intensidade e falta claramente fio de jogo e falta claramente concentração em todos os momentos do jogo, o jogo só termina quando o arbitro apita pela ultima vez!
Agora deixando Marco Silva trabalhar e indo em direcção a outros assuntos que saltam à vista!
Como é que é possível o Sporting contratar pelo que se sabe e não é oficial e sobre isso falarei quando for oficial, contratar por 600 mil € um jogador como André Geraldes?
André Geraldes é fraco, não acrescenta nada e para se gastar dinheiro na sua contratação, não havia por exemplo um Ricardo Esgaio?
Se as necessidades eram, porque agora já está colmatada à partida a questão de uma opção a Jefferson com a entrada de mais um jovem(!!!???) para a posição de defesa esquerdo, para que foi a contratação de André Geraldes?
Adiante…
O Sporting neste momento tem, Maurício, Marcos Rojo, Rabia, Paulo Oliveira (este para mim é para emprestar) e Naby Sarr para a posição de central e não choro a saída de Eric porque não falo de gentalha de merda, o Sporting tem então cinco jogadores para a posição de central e temos entre mãos a possível saída de Marcos Rojo, a acontecer a sua saída ficamos sem duvida em “maus lençóis” nesse sector, porque apenas Mauricio nos dá algumas garantias e os restantes não passam de incógnitas, espero que Marcos Rojo não saia mas se não sair como vai ser gerida a questão destes cinco elementos para o centro da defesa?
E com a saída de Marcos Rojo podemos confiar nos que ficam?
Outro dos problemas que identifico nesta equipa é claramente a questão do Sporting não ter no seu plantel um jogador que seja ou possa ser um verdadeiro nº10, Adrien e André Martins dão garantias de qualidade mas todos sabemos que ambos não são nem têm características de nº10!
Outro facto bastante preocupante prende-se com a mais que eminente saída de William Carvalho, é verdade que Rosell é um jogador de enorme qualidade mas não dá à equipa aquilo que William Carvalho pode dar, não dá o espanhol o equilíbrio defensivo que dá o William, não dá também a qualidade de passe e não dá também equilíbrio nos tempos de jogo e não dá também a mesma qualidade e segurança nas saída de bola!
Depois outro problema mais que identificado neste Sporting é claramente a questão de Montero, o colombiano não dá garantias como ponta de lança, não está a marcar golos e já nem me recordo de quantos jogos passaram desde que marcou o ultimo golo, penso serem 27 jogos sem marcar, temos Tanaka mas este também não é um ponta de lança de área e então sobra-nos Islam Slimani!
Estamos também na eminência de perder o argelino e meus amigos se o Slimani sai do Sporting vamos ter claramente grandes dificuldades na questão de sermos eficazes na concretização, é neste momento o único avançado que nos dá garantias de golos e não só isso, é um jogador com características que muito dificilmente se encontram, vejam o caso dos corruptos do Norte, têm Jackson e mantiveram o jogador, estão claramente a apostar na conquista do titulo e o colombiano é garantia de golos, então temos de fazer o mesmo!
Todos sabemos que o Sporting precisa de encaixar dinheiro, todos sabemos que a entrada de dinheiro das vendas de jogadores vão ser benéficas para os cofres do clube mas até que ponto não vão essas mesmas saída enfraquecer o Sporting em termos de estatuto como candidato ao titulo?
A saída de Rojo, enfraquece o Sporting claramente no centro da defesa, a saída de William Carvalho deixa o Sporting sem o seu pêndulo de meio-campo e claramente deixa o Sporting em grandes dificuldades e não tenho dúvidas que toda a equipa se irá ressentir da sua saída e a saída de Slimani é aquilo que já referi mais acima!
Mas os problemas deste actual plantel não terminam aqui…
Uma equipa que se quer como candidata ao título não pode pensar como tal quando temos nas nossas fileiras extremos que dão tudo menos garantias como os actuais elementos que fazem parte do plantel!
Diego Capel, é esforçado, envia uns beijos para a bancada, é caro em termos de ordenado e até faz uns cruzamentos mas é pouco mais…não chega!
Heldon, bem este chegou com a época passada a decorrer mas não tem qualidade para assumir a titularidade num clube como o Sporting mas uma boa opção para o banco!
André Carrillo, o peruano esta época parece um jogador diferente, mais empenhado, mais jogador de equipa mas pelo seu historial de inconstância, deixa-me algo apreensivo se será esta a época em que finalmente o peruano irá explodir, neste momento é titular de caras…
Shikabala, o egípcio tem velocidade, é um primor de técnica mas falta-lhe sem duvida o mais importante, o cérebro, tem tudo e se só pensar em jogar futebol para ser um jogador para nos dar muitas alegrias mas é uma incógnita!
Carlos Mané, o jovem que apareceu na época passada, tem qualidade e é evidente que a tem mas falta ainda muito para ser um titular de um candidato ao título, claramente jogador para ser opção para o banco!
E é isto os extremos que temos, não acho que seja com estes que temos condições para ser candidatos ao título!
Deixo para o fim uma mensagem para a toda a família leonina:
- Deixem de acreditar no que diz a imprensa, a questão Ryan Gauld já foi clarificada pelo nosso presidente, eu acredito no que ele diz e vou esperar pelos valores que irão sair no jornal do Sporting e o mesmo se aplica ao valor da aquisição de André Geraldes!
Apenas estou preocupado com o tempo a passar e o Sporting sem conquistar títulos…
E sinceramente se não resolvermos algumas questões com o plantel não vamos ser campeões, as questões que aqui falo são as que identifiquei…cabe a cada um avaliar!

2 comentários:

Anônimo disse...

O que nos falta para sermos campeões? É muito simples: Luís Duque e Carlos Freitas.

Anônimo disse...

Pela primeira vez li um post de opinião teu e só tenho a dizer que escreves muito mal, dás erros ortográficos e repetes demasiado as mesmas palavras. É impossível levar a sério alguém que escreva assim...