Que saudades da Porta 10-A!


Quando eu olho para trás e me recordo de ir a Alvalade com os meus 5, 6 anos, andávamos nós a viver nos anos de 1978, 1979 e logo nessa altura percebi que o meu pai me estava a levar para fazer parte de uma grande família, eu que de cada vez que ouvia em casa o meu pai dizer “vamos à bola” até os meus olhos brilhavam e meus amigos íamos logo de manhã para Alvalade e via-se futebol jovem no antigo campo pelado ao lado das bilheteiras, depois passeava-se por ai à volta do estádio, gostava muito de ir junto do “velhinho peão” de onde se conseguia ver o estádio por dentro e logo ali o meu coração começava aos saltos…e ansiosamente contava os minutos para entrar dentro do estádio e na “velhinha” Superior Sul!
Entrava-se dentro do estádio e não me recordo de nenhum jogo em que o nosso estádio não estivesse quase sempre cheio ou lá perto e meus amigos era lindo…tudo verde e branco!
Eu que orgulhosamente posso dizer que fui sócio do Sporting desde 1972 (ano em que nasci) até ao dia que Soares Franco entrou dentro do Sporting…por estes anos todos de sócio sinto que tenho a obrigação de nunca me calar sobre a actualidade do clube e só volto a ser sócio quando sentir que temos um presidente “à Sporting”…e não me venham com “historietas” de ser sócio porque não são os meus possíveis votos que vão mudar o rumo do clube mas disso falo mais à frente…
Não me recordo de nessa altura em que eu era “menino” se verem sportinguistas a “degladiarem-se” uns contra os outros por causa de opiniões divergentes, porque nessa altura todos mas mesmos todos os sportinguistas só pensavam no Sporting, havia a mítica Porta 10-A, local esse que nesses anos era o ponto de reunião de toda ou quase toda a massa associativa do nosso clube e muitas “decisões” os sportinguistas obrigaram quem dirigia o clube a tomar…hoje isso perdeu-se!
Será que aqueles que hoje são da minha idade e mais velhos não se recordam disso?
Será que não se recordam de como toda a família sportinguista era unida?
Será que este Sporting é o mesmo Sporting que durante 17 anos não venceu um campeonato?
Não esse Sporting que esteve 17 anos sem vencer um campeonato deixava-nos orgulhosos e não nos fazia deixar perder a esperança de um dia voltar a vencer e porquê?
Porque eramos nós sócios e adeptos que decidíamos o caminho que queríamos para o clube e se algo estava mal, logo nos apressávamos a unir esforços e a reunir as “tropas” para rapidamente resolvermos o que de mal estava no clube e muita vezes a Porta 10-A foi importante e hoje nem um local temos para nos manifestarmos e porquê?
Porque nós hoje já não somos uma família unida, muitos de nós que se dizem sportinguistas já não olham para o clube como o fazíamos há 20 ou 30 anos atrás!
Meus caros “irmãos” que ainda amam este clube que todos seguimos quase desde que nascemos, só nós temos capacidade para salvar o nosso clube, falta-nos exigência, falta-nos sermos de novo sportinguistas como já fomos noutros tempos, sim porque antes queria agora o meu Sporting que esteve 17 anos sem ganhar um campeonato e onde era um clube respeitado e temido do que este Sporting que hoje não passa de mais um clube que disputa as provas onde está inserido, nessa altura dos 17 anos de jejum sempre fomos candidatos a títulos, não os vencíamos é verdade mas hoje o que somos?
Nunca nessa altura o Sporting esteve a lutar pela manutenção, nunca nessa altura o Sporting há 13ªjornada esteve praticamente afastado do acesso às competições europeias mas acredito se nesse tempo em que eu era “menino” o Sporting estivesse como está agora, logo de imediato a família leonina se reuniria à frente da Porta 10-A para que a nossa voz fosse ouvida e “eles” não saiam “lá de dentro”, o que nos faz falta é uma Porta 10-A e uma manifestação em grande escala em frente ao Alvalade XXI…
Isto só lá vai quando todos nós olharmos para o clube todos da mesma forma e pararmos e pensarmos que somos nós sportinguistas que temos a “força” para decidir o que queremos para o clube, somos nós que somos a razão da existência do clube, o Sporting somos nós e o Sporting sem nós não tem razão de existir!
E se nós todos juntos não tivermos de decência de apontar o dedo aos verdadeiros responsáveis desta hecatombe, então meus amigos o que andamos aqui a fazer?
Se os responsáveis estão dentro do clube é por nossa culpa, fomos nós que os colocámos lá dentro, então somos nós que temos a força para os tirar de lá!
Se estão a fazer mal ao clube é porque nós queremos, é porque nós somos “uns adeptos e sócios mansos”, assobiamos no estádio, chamamos nomes ao presidente, mostramos lenços brancos, fazemos esperas ao autocarro mas depois vamos todos para casa e acaba-se tudo e no dia seguinte vamos todos trabalhar ou para a escola e lá estamos de novo a ouvir os lampiões e os andrades a gozarem connosco…e os mais resignados pouco ou nada se importam, porque chegando ao final do dia vão para casa e tudo passa mas meus amigos não é assim!
Hoje a mentalidade de muitos sportinguistas é tão medíocre que ficam mais contentes com as derrotas dos outros do que com as nossas vitórias mas nem já isso serve de consolo, porque mesmo que eles percam, nós perdemos muito mais vezes!
Hoje ainda estou atónito e estonteado com a derrota frente ao Paços de Ferreira e ouviram-se assobios e apupos e depois o que aconteceu?
Nada, foi tudo para casa e pronto mais um dia e Godinho Lopes lá terá mais um dia de descanso e pode dormir descansado porque amanhã ainda é presidente do Sporting e o “sportinguizinho” que ele construi-o está a um ponto da linha de água, será que não acham a situação grave?
O Sporting está a mais de meio do campeonato e está a lutar para se manter na 1ªLiga?
Foda-se não é grave?
Foda-se mas quem é o responsável por esta situação?
Somos nós “irmãos”, sim somos nós, porque muitos já se esqueceram do que é o Sporting mas se vocês se recordarem da Porta 10-A, então parem e pensem que somos nós que estamos a deixar esta corja destruir o clube!
Eu já estou muito agastado com tudo isto e já nem consigo por vezes dormir só a pensar no que o meu Sporting já foi e o que hoje a realidade me apresenta…
Amigos, viva o Sporting!
Amigos, o que nós precisamos é dos antigos sportinguistas da Porta 10-A!
Agora para terminar deixo-vos uma pérola de um bem conhecido defensor da destruição do nosso clube!
Enquanto tivermos gente desta que se diz sportinguista e diz coisas destas o Sporting nunca irá ser salvo, só nós os verdadeiros amantes deste clube temos o poder de acabar com isto...

28 comentários:

Anônimo disse...

O Sporting antes não era campeão, mas jogava à bola, dava gosto ir ver os bons jogos que realizavam e aquelas bancadas sempre cheias, apesar dos 18 anos sem o título. Agora não ganha nada e não joga nada, é deprimente ver estes jogos do Sporting, enfim, perdeu-se tudo.

Anônimo disse...

Os inocentes

Paulo Pereira Cristóvão, actualmente ex-vice presidente do Sporting, foi acusado de sete crimes pelo Ministério Público. De entre os crimes, estão o branqueamento de capitais e a burla qualificada. Decorrente desta investigação, há a convicção, por parte do Ministério Público, de que, enquanto esse cidadão desempenhava funções directivas no Sporting, teria espionado futebolistas, árbitros e dirigentes, fomentando ainda uma tentativa de espionagem do complexo desportivo do Benfica, no Seixal. Tudo isto complementado com uma canhestra atitude de patrocinar o depósito de dinheiro na conta de um fiscal de linha nomeado para um jogo do Sporting.



Com base na presunção da inocência, todos nós somos inocentes até prova em contrário e, como tal, todos olhamos inocentemente para este cândido cenário. Assim, inocentemente, acreditamos que este rol de acusações é uma cabala ou um mal-entendido para com o cidadão que veio ao Estádio da Luz chamar pré-históricos aos dirigentes do Benfica. Possivelmente, por estes se recusarem a usar os métodos de dirigismo pós-moderno do referido cidadão. Do mesmo modo, acreditamos todos que estes métodos alegadamente “pereirianos” nada tinham que ver com a viciação das competições em que o clube de que era vice-presidente estava envolvido. Obviamente, como todos somos inocentes, isto de andar a espiar árbitros, adversários e a depositar dinheiro em contas de membros de equipas de arbitragem é, certamente, um acto individual, para servir interesses que não nos dizem respeito, e só por má-fé se pode concluir que, a ser alguma coisa, fosse mais do que isso.



É dentro deste clima de inocência total que se percebe o alheamento da justiça desportiva relativamente a isto tudo e, como inocentes que somos, nem sequer comentamos a decisão do Sporting não se constituir como assistente em todo o processo… Qualquer inocente conclui que o tal clube “diferente” nada tem que ver com isto.

Anônimo disse...

Mais um post cheio de demagogia barata... Ah e tal, naquele tempo ninguém discutia e tal... E neste momento discute-se e tu és um dos maiores provocadores da blogosfera leonina... És um palhaço que para aqui anda, frustrado e mal educado, além de incoerente e troca tintas... Tens complexos obsessivo-compulsivos e aconselho-te seriamente a visitares um psicólogo ou até um psiquiatra...

Anônimo disse...

Fodasse tu mais o revisor caralho... Tu deves ter sido enrabado por ele só pode, daí tanto ódio... E diz-me lá se é mentira o que ele disse? Será que se o teu querido brunecco fosse presidente tínhamos ganho hoje? Badameco de meia tigela...

Sportinguista disse...

Oh bandalho e o que eu digo é mentira?
Diz-me...
Sou provocador e então o que se está a passar no Sporting é o quê?
Solução é deixar andar não é?
Já vi pelo que disseste nem devias ser nascido nesse tempo de certeza!

Sportinguista disse...

Oh bandalho das 00.47 enrrabado não fui mas ele está a defender quem nos está a enrrabar a todos...
Acorda!
Não se calhar não ganhávamos mas o que temos ganho desde que este bandalho é presidente e que soluçoes apresentou ele?
Acorda!

Anônimo disse...

O Sporting Clube do Godinho está a fazer uma aliança com o FC Pinto da Costa, portanto não tenho pena nenhuma de ver o Sporting a lutar pela segunda divisão.

CarlosSCP disse...

Anônimo das 01:04,

Ouve lá ó cabrão, tens dor de coto? Queres tu uma aliança com o Sporting? Que se passa, o Benfas não ganha sem o Lucilio? Vai pentear a tua mãe cão do caralho.

Anônimo disse...

és tão hipocrita e básico que escolhes essa citação em vez desta:

"A culpa será sempre do GL pelos resultados desportivos obtidos, o SCP está a 1 ponto da linha de agua e falhará redondamente os objectivos traçados e será por isso que deverá sair, não pela derrota de hoje."

Está no mesmo post... és mentiroso e manipulador compulsivo. tentas passar a imagem que o Revisor defende o GL... quando há semanas que anda a clamar pela sua demissão.


eu sei que a tua educação não funcionou, mas tenta ser sério.

Anônimo disse...

Gostei imenso deste comentário.
Se venho aqui é porque me dá gozo ler os disparates do amante do Bruno de Carvalho.

Anônimo disse...

Só de pensar no Van Basten a treinar o Sporting até me dá calafrios. E aqueles gajos todos a entoar canticos de vitória na apresentação, primeiro pensei que tinham conseguido o Mourinho, depois vi o Van basten e pensei,"voltou a jogar???", quando percebi que era para treinador. O gajo nunca ganhou nada de nada, desempregado. O Godinho não vale nadinha mas o Bruno com o treinador que escolheu, queimou muita confiança. Será que podemos contratar alguém com juizo, coerente, sério, com pulso "principalmente para controlar a histeria dos sócios e adeptos e proteger a equipa". Aí sim era dinheiro bem investido.

Anônimo disse...

epa sportinguista tens que começar a bloquear os comentários destes fdp destes lampioes que aqui vêm sempre (00:46 e 00:47). Porque é mais que obvio que o são ! Estes merdas estão aqui com o unico proposito de criar descórdia dentro do clube.. não merecem o ar que respiram caralho.

Sportinguista disse...

Anonimo das 03.01, tenho um complexo com o Revisor sim, é o complexo de arrasar toda a gente como ele que apoia esta corja e tu deves ser outro!

Anônimo disse...

"
Não pode haver apenas uma vítima. A vítima é o próprio clube. Eu sou parte do clube e ajudo o clube. Todos sentimos o mesmo "

Novidade do Car#$%º

Sempre os mesmos cliches.

Ha que levantar a cabeça, e continuar a trabalhar nao é ?

PQP a todos! voces sao todos do

clube £uros clube de portugal!

Anônimo disse...

UMA FOLGA PARA ESQUEÇER A DERROTA
PLANTEL NÃO TRABALHA HOJE 6/1 as 9h

nem um centimo merecem, quanto mais 20.000 a dar apoio, sinto-me revoltado com isto tudo, isto só acontece com este clube AMADOR de MENTALIDADE Inferior.

nao respeitam ninguem! chulo$!



Anônimo disse...

clube sem Definiçao, sem Competencia.

Anônimo disse...

Mas como é que é possivel ainda andarem com merdas de discussoes sobre brunos de carvalho etc. fdx mas será que ninguem consegue admitir que godinho lopes foi pura e simplesmente uma muito má escolha? A unica certeza que temos(no meu caso desde o inicio), é que godinho só fez merda! Os outros candidatos não sabemos se o fariam pior ou melhor! Mas Godinho só fez merda! Simples! E agora? É este o problema que temos em mão! Temos de o resolver! Parem de mandar galhardetes uns aos outros sobre o candidato que preferem ou defendem! Só há uma certeza! Este Presidente, de nome Godinho Lopes, não pode continuar!

Anônimo disse...

E se falássemos do que se passou em campo?!... O Vercauteren gostou da equipa, eu apenas vi um grupo de jogadores sem categoria, sem raça, sem alma, sem vontade de vencer... Rui Patrício, não estou a falar para ti, tens sido a excepção, senão estávamos em último lugar!!! Jogadores sem um mínimo de classe para jogar no Sporting (Xandão ou Wolfswinkel, por exemplo...), gajos 90 minutos em ritmo de treino, nas calmas como quem vai ali passar um bocado na desportiva (Rojo, Cédric...), que merda de jogadores que ganham milhões e não valem um chavo... jogadores que, a perder, perdem tempo com merdices com adversários que só beneficiam esses adversários (Carrillo, Pranij...)e um treinador que a perder em casa faz uma substituição a minuto e meio dos 90 minutos...
E se falássemos antes e principalmente destes gajos e deixássemos os muitos erros do senhor Godinho para fora do campo?!...

Anônimo disse...

O revisor já disse q o Godinho e para sair e tu dizes que ele defende esta corja....... Ta bem....

Anônimo disse...

"Os jogadores têm de dignificar mais a camisola" - Tonel

acima de tudo um Grande Homem, saudades de pessoas assim.

Anônimo disse...

"Hoje ainda estou atónito e estonteado com a derrota frente ao Paços de Ferreira e ouviram-se assobios e apupos e depois o que aconteceu?"


Mas tu lês o que escreves? Ouviram-se cânticos e assobios durante todo o jogo. Mas qual é o teu problema, és bipolar? Acho que tu nem os jogos vês, aliás isso percebe-se pelas tuas crónicas de merda dos jogos. Deves ir fazendo zapping para ver as novelas.

Anônimo disse...

Tenho pena da actual situação do sporting, confesso que tenho saudades dos clássicos FCP vs SCP. Temos de nós unir contra os lampiões carago, nós vamos ajudar os nossos amigos carago, penso eu de que...

Anônimo disse...

Blog sobre o Sporting, com cerca de 3 anos de idade.

98% posts contra GL
1% crónicas de jogos. Estou a ser simpático com a palavra crónicas.
1% Outros assuntos.

Só assim se percebe a razão pela qual nãos e vê posts sobre o futsal, sobre o andebol, sobre o óquei e demias noticias sobr eo Sporting. És uma anedota mesmo dentro do movimento de oposição, que felizmente tem QI para angariar seguidores.

Anônimo disse...

Posso concordar ou discordar das opiniões... mas o Revisor é mais Sportinguista do que tu. Disso não há dúvidas.

tu és apenas um velho do restelo que ladra à distância.

Sportinguista disse...

Eu sou velho do Restelo e ele andou a defender o lambuças todos estes meses...realmente!

Anônimo disse...

Eu já começo é a ter vergonha de ser coadepto desta cambada de cornos mansos que assistem impávidos e serenos á destruição do Clube. Comentários das 20:09 e 21:13, mais comentários de lampiões a meterem areia na engrenagem.

Anônimo disse...

As 10-A vão desaparecendo, não só do Sporting. Com elas o nosso futebol.

Anônimo disse...

"Izmailov passou nos exames médicos"

so falta JOGAR e MARCAR contra o slb, e depois nao querem que este o s.c.p seja a chacota nacional.