A voz do adepto leonino - "Os sportinguistas não são todos burros!"


“Caros sportinguistas, já várias vezes manifestei a minha opinião sobre o trabalho do Sá Pinto, por isso estou á vontade para escrever o que vou escrever.
Supondo que existe algum fundo de verdade nas notícias do jornal "A bola" e no "Record" é indecente o que estão a fazer ao treinador do Sporting.
Então vão esperar pelo jogo do Porto para tomar decisões, quando fica o campeonato hipotecado e se perdermos o jogo da liga europa o apuramento fica comprometido, é que se vão tomar decisões.
Penso que as notícias devem ser falsas, pois se fossem verdadeiras seria um ato de pura cobardia despedir o treinador no jogo que o Sporting tem menos obrigação de ganhar.
Penso que o Sá Pinto deve ser demitido, não por eventualmente perder o jogo com o FCP mas sim por tudo o que tem acontecido desde o final da época passada.
Até penso que mesmo ganhando o jogo o treinador deveria sair.
Mas também penso que deveria ter consequência ao nível da estrutura do futebol, porque o treinador é o menos responsável.
Não estou a pedir para mudar tudo porque deve ser mantido o que está bem.
Mas quem escolheu o e renovou o contrato com o treinador, sem lhe dar verdadeiramente condições para triunfar.
Sim porque o sucesso quase nunca é fruto do acaso.
Para mim o sucesso da equipa B era tão expectável como o insucesso da principal equipa. Para tal proponho um simples exercício.
A uma equipa a quem não se exige títulos, sem grande pressão, com jovens de qualidade a atuar no segundo escalão do futebol nacional, constitui-se uma equipa técnica com um ex-treinador da seleção nacional sub-21, com muito conhecimento do clube e da sua formação.
A este treinador junta-se um outro jovem treinador, com algum passado no clube, com alguma experiencia enquanto treinador de jovens e também de seniores no escalão principal e por fim como diretor dessa equipa um homem com um grande passado no clube, com vários títulos enquanto treinador desse escalão, centenas de jogos enquanto treinador do escalão principal. Convenhamos que as hipóteses de serem bem-sucedidos são pelo menos razoáveis.
Por oposição a uma equipa a que se exige títulos (será?), sempre debaixo de uma grande pressão devido aos maus resultados dos anos anteriores, coloca-se um treinador com grande conhecimento do clube, com alguma experiência no futebol júnior, curta experiência como adjunto no principal escalão, ao qual se junta um treinador jovem com algum conhecimento do clube, enquanto treinador tem experiência como olheiro de clubes ingleses e sem nenhuma vivência enquanto treinador do principal escalão.
Como diretor de tudo isto um homem que fez parte de uma estrutura que foi campeã nacional, mas que também contava com os senhores Manolo Vidal e Torcato Ferreira.
Na minha opinião torna-se fácil perceber os resultados de uma e de outra equipa.
Agora pode-se sempre fazer de conta que não se passa nada, é apenas azar e que ninguém tem responsabilidades e achar que o clube consegue sobreviver à custa de um passado glorioso e que se arranjam patrocinadores dispostos a investir idênticos montantes sendo indiferente uma equipa estar com frequência na liga dos campeões ou liga europa.
Podem achar o que quiserem, mas os sportinguistas não são todos burros.
Ricardo Dias”

14 comentários:

Anônimo disse...

Sou sócio do sporting desde que nasci e gostava de ver Lito Vidigal a Treinador. Lembro que VIDIGAL é um excelente treinador com qualidade comprovada em todas as equipas por onde passou. Abraços leoninos

Anônimo disse...

Toda a Gente fala do Sá pinto e os jogadores?

Não são eles que jogam, ou melhor que passam 60 minutos a dormir e depois querem resolver os jogos em 20/30 minutos!!!!!!

Será que jogadores como o Shaars e o Elias estão a render o que se espera deles,

o Xandão, o que se passa com ele não esta seguro como o ano passado,

o Insua , nem a 50% esta a jogar,

o Carrilo, pega na bola faz 3 cuecas toda a gente bate palmas, mas e o resto, jogar para equipa, colectvo, será que sabe o que é isso,

Capel, só joga quando apetece,

há uma serie de jogadores que não estão a render, e quero acreditar que não estão a fazer a cama ao Sá Pinto.

O treinador faz os jogadores, mas os jogadores também fazem o treinador,

Gosto muito do Sá Pinto e acho que fez um excelente trabalho na Equipa B, por isso não acredito que ele seja fraco,
Não digo os adeptos, mas os jogadores equipa tecnica direcção deviam remar todos mas mesmo todos para o mesmo lado que é o sucesso do Sporting,

Para mim tanto lá pode estar o Zé o Quim ou o Manel, quero é que o Sporting ganhe

PS . e já agora quando perderem que tenham vergonha e que entrem logo para o balneário, e que se deixem de pedir desculpas, pois disso ja estamos fartos. Joguem á bola

Deviam jogar em pelados 2 a 3 jogos e ganhar o que ganham nas distritais que eles eram mais profissionais,

Abraço, Niang

Anônimo disse...

Óbvio que Manel Fernandes assegurará em prol do SCP como sempre o futebol do SCP. Será o treinador sem qualquer problema e pior não fará certamente, pelo contrário!
Viva o SCP!
Rictemple

Anônimo disse...

Eu também gosto de lito vidigal, também concordo que ele é um exclente treinador e que as equipas dele jogam muito bem à bola

Anônimo disse...

A discussão triste e ignóbil sobre o futuro do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não o melhor clube de futebol de portugal mas o MELHOR CLUBE DESPORTIVO DE PORTUGAL. o melhor jogador de hoquei de sempre, a formação do futebol com os nossos bolas de ouro. O melhor ciclista portugues. e o marotonista??? recordes atrás de recordes para este clube do qual sou socio há 25 anos (desde que nasci), com gamebox e presença na ultima assembleia!! não sou mais nem menos que o adepto de 5 anos que grita golo ao lado pai e que porventura não sou socio. Esta foi a minha (mas também influenciada pelo pai) opção de vida, o meu caminho. Só quero a sobrevivencia do sporting primeiro que tudo (por cada leão que caia, outro se levantará), depois sim, quero ganhar! tanto quanto possivel.
Custa me ver os outros ganharem e nós à luta e insultos uns com os outros. NÓS ERAMOS UM CLUBE DIFERENTE. Custa me ver as modalidades do sporting a definharem à semelhança do futebol triste e pálido do sporting... e pior? não sei em quem confiar... é nos mesmos que criaram o monstro do passivo e continua se a aprovar contas negativas? é noutros que só criticam e aparecem quando o nosso sporting está de gatas?
... mas no proximo jogo lá estarei a ver o nosso sporting.

Carlos Novo

Anônimo disse...

O Manuel Fernandes? Está tudo doido lolol já não se lembram dele quando veio substituir o inácio? Péssimo treinador... Para isso prefiro o Pedro Martins, mas esse está bem lá na madeira...

Anônimo disse...

Vidigal???????
Meu Deus isto vai de mal a pior....
E que tal despedir o Sá Pinto e promover o Abel??????

Anônimo disse...

Mais uma vez pergunto... onde anda a JUVE€LEO? Ouvi dizer que no sábado quem fala-se mal do Sá Pinto e da direção estava fodido no curva sul... é uma vergonha... falam dos corruptos dos politicios e dos corruptos e vendidos da JUVE€LEO não falam? Estamos vivos caralho e se eles não jogam um caralho só temos de criticar!!!

Anônimo disse...

Qual clube diferente, qual merda, diferentes são os paneleiros. A razão de ser do Sporting é o futebol, sem o qual tudo o resto definhará.Eu quero é ver uma equipa com alma, a comer a relva em todos os jogos. Eu quero é ganhar campeonatos e ir todos os anos celebrar debaixo do leão do marquês. Não sei que merda de depressão é esta, joguem á bola, caralho.

Anônimo disse...

O Manel Fernandes é do SCP!!! DEsde SEMPRE! Até de borla treinaria o SCP se tal fosse preciso! É um ídolo com mérito! Tem uma filosofia de ataque e de vitória e sabe mais de futebol do que muitos que por lá andaram e ainda andam! Só precisa que lhe dêem a mesma confiança e o mesmo apoio que têm dado ao S. Pinto, nada mais! São dois percursos diferentes e sem qualquer comparação! Quer enquanto jogadores, quer enquanto treinadores! Se o Manel lá estivesse desde a pré época estaríamos em muito melhor posição, seguramente, até porque não teria desperdiçado certamente a ajuda de outro grande jogador e sportinguista, Liedson de seu nome que continua a marcar além Atlântico.
Manel Fernandes é muito mais do que um nome, é uma referência ímpar num clube tão depauperado de exemplos.
Viva o SCP!
Rictemple

Sportinguista disse...

Anónimo das 10.33 eu penso que não vale a pena falar mais da Juve Leo, já toda a gente percebeu a posição deles...

Anônimo disse...

manuel fernandes é um horror de treinador, os jogadores nao gostam dele e já está emaranhado com os interesses instalados no sporting. Um bom nome que se falou aqui é o de LITO VIDIGAL esse parece-me ser um treinador que ainda pode fazer coisas interessantes pelo nosso clube.

Anônimo disse...

Horror de treinador? Já agora porque não horror de pessoa? E até eventualmente, porque não, horror de sportinguista?
Haja decoro e respeito pelos símbolos vivos do SCP e já são tão poucos...
Rictemple

Anônimo disse...

Manuel Fernandes ê muito fracoooooooooo. Espero q o conselho leonino reprove isso imediatamente. Homem sem estilo pro Sporting .