Os títulos e a competência é que nos fazem mais fortes...


Ontem foi um dia de algumas pessoas extravasarem emoções e alegrias porque os nossos rivais neste defeso ficaram mais enfraquecidos porque venderam jogadores muito importantes na manobra das suas equipas e que não colmataram essas mesmas saídas com outros jogadores e que só na reabertura do mercado o podem fazer…
Mas o que me interessa a mim o que se passa nos outros clubes?
Vão ficar mais enfraquecidos?
Isso só virá a acontecer se o Sporting vier a ser mais forte dentro de campo!
Mas no fecho deste mercado quem ficou a ganhar?
Claramente os nossos rivais…encheram-se de dinheiro, teoricamente estão mais fracos…mas só teoricamente…vamos ver se na prática esse enfraquecimento se vem a confirmar…
Temos de olhar para a nossa equipa e torcer para que comecem a jogar ao nível desses mesmos rivais…só vamos ficar a ganhar neste defeso se o Sporting vier a materializar dentro de campo esse mesmo suposto “enfraquecimento” dos nossos rivais!
Agora uma verdade é que principalmente o FCPorto todos os anos ou quase todos os anos, faz vendas de grande nível…o negócio da venda de Álvaro Pereira pode não ter sido muito benéfico para os cofres do FCPorto e mesmo a venda de Hulk pode não ter sido como eles pretendiam…mas a diferença deles para nós é que fazem muito mais bons negócios quer em compras quer em vendas e depois ganham títulos…e nós zero!
Quanto aos Orcs de Carnide, é verdade que contratam “camiões” de jogadores e que muitos desses passam ao lado das expectativas dos adeptos deles…mas depois fazem vendas como as que fizeram neste defeso…e nós?
Até porque o encaixe financeiro feito pelos nossos rivais é de 67 milhões para os Orcs e para o FCPorto foi de 62 milhões, nós encaixámos à volta de 7,5 milhões, isto é que me preocupa, falta claro fazer as contas para se apurarem os lucros…teoricamente temos um meio-campo mais forte que os Orcs vamos ver na prática…mas o nosso ataque é mais fraco teoricamente e até penso que em termos de ataque estamos mais ou menos equivalentes ao FCPorto, apenas têm mais opções para ponta de lança mas isto é tudo teoria…vamos é preocupar-nos com os nossos e com as nossas contas e eles que se fodam!
Tirando o Rui Patrício temos algum jogador que possa vir a atingir os valores que os Orcos e os Andrades “facturaram” ontem?
Nem o Rui Patrício nos vai dar esses valores…ninguém compra um guarda-redes por esses valores…
Até porque os Orcs de Carnide não foram campeões assim há tanto tempo como nós…tomara nós termos como suplentes alguns dos jogadores da frente de ataque deles…Rodrigo, Lima e Nolito encaixavam no Sporting que nem uma luva!
Pronto já sei que vão aparecer pessoas a dizer que já estou a criticar mas a verdade é que não estou…a verdade é que nos devemos preocupar com o nosso clube e pensar que só teoricamente os nossos rivais podem ter ficado mais fracos dentro das quatro linhas…já os cofres deles ficaram mais “fortes”…para quando no Sporting uma venda desse calibre?
Até porque o que mais preocupa são as percentagens dos passes de alguns dos mais valiosos jogadores estarem “empenhados” a fundos…mas uma coisa é certa, este ano temos alguns jogadores que nos podem vir a dar algum encaixe financeiro no futuro mas o historial de “bons negociadores” em Alvalade não é famoso…
O Sporting para ter vendas do mesmo nível, tem de melhorar significativamente os seus resultados desportivos para depois poder tirar dividendos…mas como o mais importante é não exigir que o Sporting melhore esses resultados desportivos…temos de ter “amor próprio” e pensar em ganhar, não é com estas “pequenas” alegrias de enfraquecimentos teóricos dos nossos rivais que vamos ganhar ou ser mais fortes!
Vamos torcer para que esse teórico enfraquecimento nos traga “forças” para sermos mais fortes, até porque já no próximo jogo na Madeira vamos ter de ser fortes…porque se não o formos para que serviu estarmos contentes com as saídas dos jogadores dos outros?
Estou-me a cagar se o FCPorto ou o Benfica fazem maus ou bons negócios…temos é de nos preocupar connosco, até porque infelizmente em Alvalade há muito que não se negoceia com ninguém jogadores pelos valores negociados pelos nossos rivais e há 11 anos que não somos campeões…e o FCPorto continua a ganhar, o Benfica lá vai ganhando de vez em quando e nós só muito mas mesmo muito de vez em quando ganhamos campeonatos!
Apelo a que se preocupem connosco e olhem para o Sporting…muitos dizem, o FCPorto e o Benfica também fazem maus negócios e más contratações mas que temos nós a ver com isso, que temos nós a ver se o Olá custou o que custou e não presta para nada?
Foda-se o que me interessa é que comprámos o Pongolias e foi o que foi…caguei para eles!
Resumindo e baralhando, os títulos e a competência marcam a diferença entre os clubes!
Não podia deixar de não comentar o que vou expor em baixo, é a amostra que alguns adeptos do Sporting continuam na senda da não preocupação com o que se passa com o clube, leiam com atenção:
“Tanto se batalhou por causa de uma auditoria que já se sabia que colocaria as nossas contas a nu mas não traria responsabilidades criminais a ninguém, porque nunca se conseguirá provar que foi intencionalmente que se cometeu um erro de gestão (que só se consegue saber passado algum tempo)…”
Que só se consegue saber passado algum tempo?
Como?
Alguém se vai “chibar”?
E chamar “aquilo” de auditoria é o mesmo que chamar carro a uma bicicleta…posso ser eu que passo o tempo a criticar (isto dizem os cegos) mas isto é a prova de que o lambucismo está instalado gravemente na mente de algumas pessoas…mas a cada dia que passa essas mesmas pessoas estão cada vez mais “sozinhas”, parecem os defensores do Hitler, toda a gente via que estava a fazer mal ao mundo mas mesmo assim o defendiam e veneravam…só os loucos o defendiam…
Se existem “indícios” de erros de gestão têm que se apurar responsabilidades, tem que se apurar porque existiram esses mesmos erros…se essas pessoas não forem responsabilizadas vão continuar a pavonear-se pelas tribunas de Alvalade…e o Sporting continua a “perder” a sua força e nunca se vai conseguir levantar!
O mal dos portugueses é quererem tapar os olhos e não quererem ver as coisas que estão mal…até porque as coisas boas são cada vez menos ou coisas boas com pouca importância para mudar o rumo…e quem alerta para as coisas más é logo “apelidado” de inimigo!

*O blog tem neste momento 307 seguidores, obrigado a todos os leitores pela vossa preferência, o objectivo para este ano de 2012 já foi cumprido, até ao final do ano seria excelente conseguir chegar aos 320 seguidores.
* No Twitter(cliquem), o blog tem 131 seguidores e no Facebook(cliquem) a recente página do blog tem já 326 seguidores.

37 comentários:

Anônimo disse...

sabendo que os 80% do hulk custou 20milhoes e que agora foram vendidos por 40 milhoes..parece-me que o witsel foi mt melhor vendido, ate porque é um jogador nao tão excepcional qt o hulk...mais o hulk em salarios premios so no ultimo ano custou cerca de 5 milhoes...
o tosco do janko deu prejuizo, o sapunaru custou 5 milhoes e foi dispensado a custo zero, o beluchi deu prejuzo de 3 milhoes.... mas qd te dizemos isso dizes que te estas a cagar para os outros....

Sportinguista disse...

É importante saber dos outros ou de nós?

Anônimo disse...

tu so ligas aos outros naquilo que te convem....

Anônimo disse...

O teu post é que fala dos outros.
O nosso plantel está a equlibrar-se. Não é de um dia para o outro que se consegue. Acredito que vamos melhorar e vender melhor. Agora sejamos sinceros, quais dos nossos jogadores teriam entrada directa no onze dos outros candidatos ao título?
O Rui(em ambos), o Insua/Rojo e o Elias(nos de carnide), o Carrillo (nos andrades) seriam talvez as únicas opções. Agora se os outros jogadores crescerem (Zacarias, Adrien, Cedric, Viola, etc) vamos dar luta e ficar mais próximos e numa conjectura favorável, ganhar! Não é conversa de para o ano é que é! Pode ser este ano, não estamos ainda é ao nível dos rivais ( e aí o PPC faz muita, muita falta)

Anônimo disse...

Muda o disco papagaio,que o teu há muito tá riscado,aproveita e tens tanto gosto sem saber sobre a auditoria,experimenta em aparecer numa assembleia geral......ahhhh é verdade,não fumas disto certo???

Anônimo disse...

No post dizes que não nos devemos preocupar com os outros, e depois começas a dizer que têm lucrado mais que nós e que os jogadores deles cabiam no Sporting. És esquizofrénico (dupla personalidade)? SL

Anônimo disse...

achas que o Hulk foi bem vendido? hulk custou 22,5 milhoes, teve uns 14 milhoes de salario ao longo dos 4 anos, que da 36,5 milhoes, ou seja gastaram 36,5 milhoes(sem contar com premio de assinatura e outros premios senao passa de certeza os 40 milhoes) e receberam agora 40 milhoes... foi bom em termos desportivos pq em termos financeitos foi pessimo. o Witsel a mesma coisa, se fores ver o que o benfas gastou e agora recebeu, da um lucro de cerca de 10 milhoes.

Anônimo disse...

Grande post Sportinguista finalmente alguem com cabeça para pensar. Ontem ouvi e li Sportinguistas euforicos, vejam bem ao que chegamos por os outros 2 terem feitos grandes negocios mas ficarem muito mais fracos. Agora vamos ganhar-lhes facilmente não?
Sabem eu como sportinguista gostava de ter tido as Tristezas dos Corruptos e Orcs tiveram ontem, gostava sinceramente era sinal que tinhamos jogadores que valiam 40 ou mais milhões. Mas não temos 1 sequer que vale 20 (Patricio é GR logo mais barato) e para os ter e valorizar temos de estar sempre na Champions e nós há 4 anos que não pomos lá os pés.
Depois essa de ficarem mais fracos deve ser para os anjinhos não? Acham que para ganhar aos Rios Aves, Olhanenses, Nacionais que são 90% dos jogos do nosso campeonato é preciso sempre o Boneco Verde, ou o Belga? Na Champions e jogos mais dificis sim o rombo é grande mas para o nosso campeonato chega e sobra. Os titulos ganham-se nesses jogos e nós que não ganhamos ao mais fraco Guimarães que tenho memória e ao Rio Aves em casa vamos ganhar facilmente porque os outros estão mais fracos?
Como disseste temos é que olhar para nós e a miseria de jogo que vemos não me faz festejar nada, mesmo nada, aliás é nós é que deviamos estar preocupados pois á 3ª jornada temos 1 jogo essencial para sequer lutar pelo titulo, isto á 3ª jornada podemos ficar a 6 pontos do 1º, isto sim é muito preocupante.

Pedro F

Sportinguista disse...

Anonimo das 17.50, não sei se foi bem vendido ou não mas se somares os titulos que ele ajudou o Porto a ganhar e a influencia que tinha na equipa do Porto e o preço que custou...mas claro isso já é mais dificil não é????
Sabes que nos ultimos 11 anos não tivemos um jogador desses?
Pois não ganhámos campeonatos!!!

Sportinguista disse...

Anonimo das 17.29 dá-me a impressão que não sabes ler...onde viste eu dizer qye estava preocupado com os outros?
Disse sim que estava preocupado e se calhar tb devias estar porque o Sporting não é a mesma "fábrica" de fazer dinheiro e principalmente titulos!!!
Pensa nisso!

Sportinguista disse...

Anonimo das 16.27 não percebi!!!!???
Tens outro argumento???
Elucida-me!!!

Anônimo disse...

Sportinguista esqueceste-te de dizer a quem te ataca e anda cego que até o Braga só esta época já fez mais dinheiro que o Sporting, entrada na Champions e a venda de Lima e o Sporting com as vendas e compras neste defeso ficou com saldo negativo

Anônimo disse...

Em todos os grandes negócios do futebol mundial, existe um rosto associado, Jorge Mendes e a gestifute, alguém que à muito pouco tempo foi bastante criticado por alguns adeptos leoninos.
O SC Braga em muito deve a esse super empresário.

Ricardo Lopes

Anônimo disse...

Anónimo das 17:50, por essa tua logica, basicamente nenhum jogador iria/irá dar lucro. Os jogadores teem salários e prémios altos e para pagares os salários dos anos que eles estão no clube e quanto eles custaram é perciso teres comprado os jogadores baratos e venderes caro. Tens que os venderes por uma diferenca grande. Para ver se foi um bom ou mau negocio tens que ver a diferenca apenas entre o preco que compraste e por quanto vendeste. O dinheiro que recebes dos bilhetes que vendes, game boxs, premios, competiçoes europeias, patrocinios, etc é que são para pagar salários. Obvio que esse dinheiro que recebes convem que seja mais do que os salarios que pagas se não o clube fica sem dinheiro, não tem dinheiro para contratações e se isso acontecer muitas anos pode ir à falência. Por a tua lógica basicamente nenhum jogador vendido por um clube grande da europa dá lucro a menos que seja formado nesse clube ou que o tenhas comprado barato e o vendas por um preco muito alto, visto que tens que pagar para o contratar e normalmente nunca é muito pouco e depois com os salários que recebem nesses clubes que são sempre muito elevados, mais os prémios, nunca vai ser inferior ao dinheiro pelo qual o vais vender. Isso que disseste não tem logica.

Hulk se custou 22.5 e receberam 40 tem um lucro de 17.5. Os salarios e prémios que os jogadores pagam, supostamente são pagos com a sua prestacao desportiva

Anônimo disse...

O problema e que o jorge mendes nao gosta do Sporting :D

Anônimo disse...

Estás te constantemente a contradizer.. agora vens com um discurso que o Sporting tem de olhar pra si, e esquecer os outros clubes, quando há semanas atrás referias que os "outros" faziam mais contratações, coçavam mais vezes os tomates etc etc..

leao revisor disse...

Começo a sentir pena de ti, quer dizer muita pena.

Falo em responsabilidades criminais, presumo eu que tu e e os teus amigos querem os antigos dirigentes presos.

Eu quero que me proves que os actos de gestão visaram unicamente lesar o clube. É apenas isto que eu quero que tu me proves.

E gostava que o fizesses com factos.

E lanço-te este desafio este ano pega em todos actos de gestão do SCP e diz-me os que lesaram o clube e os que não lesaram.

Espero que não deseja um exercício demasiado exigente para o teu QI

Sportinguista disse...

Camarada estas a comparar coisas incomparáveis, falava de contratar um ponta de lança ou será que não lês o blog ou será que não é mesmo preciso o tal ponta de lança, ou seja estás a dizer que falar de contratações e vendas é a mesma coisa...lindo!

Sportinguista disse...

Meu caro ASNO Revisor, um acto de gestão que tenha lesado o Sporting?
Simples, até tu que tens o cerebro de um rato me vais dar razão:
- A compra de Pongolle...a derrapagem na construção do estádio...chegam???
Agora se os quero presos?
Diz-me tu...até porque tu meu ASNO não defendes a responsabilização no Sporting!!!!
Escusas de vir para aqui com conversa de lambuças porque não vale a pena...e já que sabes tanto "vomita" aí o que sabes!!!

P.S - Já agora diz-me quando vem o PL "dos grandes" que "vomitaste" por ai noutro blog!!!

Anônimo disse...

Jorge Mendes foi quem trouxe o Mário Jardel, por exemplo. Os melhores negócios feitos pelo Sporting tem o dedo de jorge Mendes. Que eu saiba Nani quando saiu do nosso clube foi por 25 milhões de euros, 5 milhões a cima da clausula de rescisão.
Os blogs afectos ao nosso clube é que fizeram uma campanha contra a gestifute, apelidando que estavamos dependentes dele.
Ainda agora estamos a ter lucros de vendas de jogadores representados por ele, Miguel Veloso, por exemplo.


Ricardo Lopes

leao revisor disse...

Sportinguista

Bem sei que és ignorante mas entregares-te à morte na frente dos teus amigos é revelador do teu grau de inteligência.

Actos de má gestão existem em todo o lado em todos os clubes, em todas em empresas, na minha casa, na tua, em todo o lado.

Esses não levam a cadeia!

Agora actos que deliberadamente lesaram o clube esses sim dão cadeia e são desses que falo quando escrevi!

O pongolle foi um acto de má gestão a menos que me proves que foi um acto de má gestão deliberado!
A derrapagem no preço do estádio idem!

Por isso é que te peço hoje, para classificares todos os actos de gestão do clube! Porque até eu sou o melhor comprador de jogadores se tiver 2 anos para ver o seu rendimento no SCP e depois decidir se compro ou não!

Quem fala de jogadores fala de tudo o resto.

Mais uma vez não és capaz de responder ao desafio.

Sportinguista disse...

Looooooooooooooooooooooool
Looooooooooooooooooooooool
Este Asno é mesmo um palhaço...então e a derrapagem na construção do estádio?
Na minha casa, na tua casa...Looooooooooooooool
és brilhante...pronto fico-me por aqui...disseste tudo!!!
Adeus, és o elo mais fraco!!!
Ahhh e actos de gestão...depois da saida de Sousa Cintra vê o crescimento do passivo e pensa, claro se a tua cabeça de ASNO te deixar!!!!!
Se foram ou não deliberados penso que não, alias digo que não mas responsabilizem-nos e corram com eles das tribunas!!!!

Sportinguista disse...

Ahhh e oh ASNO onde anda o PL dos grandes????

leao revisor disse...

Para começarmos a discutir em pé de igualmente vai ao google procurar "gestão dolosa" e depois voltamos a conversar.

Sportinguista disse...

Ahahahahahahahah...ora aí está um comentário que significa:
- "Oh pá desculpem mas tenho de sair pela porta dos fundos"

- Lanço-te um desafio, visto que gostas de desafios, escreve um texto para este blog sobre a gestão do clube desde 1995 e sobre o que pensas dessa mesma gestão até aos dias de hoje(mas tens de colocar numeros de passivo nessa altura e os numeros do momento) e vamos ver as reacções dos leitores...

leao revisor disse...

Já o fiz... Procura!

Sportinguista disse...

Quanto ao resto do post, és capaz de comentar????
"Bota aí faladura"...

IZMAILOV10VL disse...

Será que os cofres deles ficaram mais cheios?Ou foram vendas só para cobrir despesas?Não é só o Sporting que tem dívidas como os paineleiros tentam passar cá para fora os outros tambem, nomeadamente com orçamentos com o dobro ou triplo do SCP.
Não te critico pois acho que todos teem direito a opiniao.Mas lanço-te um desafio faz um post com algo de positivo para o SCP.Obriado Mário Silva Sócio nº 36251

Anônimo disse...

Caro quer fazer algum comentario as palavras do Benedito ontem?

Anônimo disse...

Acho piada chamares ORCS ao Benfica e ao Porto não lhes chamares nada.
Depois ainda defendes-los, acho que n enganas ninguem, ja na epoca passada tavas a festejar o campeonato dele.

Onurb27 disse...

Bem Explanado e como sempre quem não concorda argumenta com a estória do costume. Veremos até quando e até onde isto vai!
http://adfoc.us/722751

T1 disse...

como todos os estadios em (portugal e nao só, ver tb wembley e nacional de varsovia, etc) derraparam será que havia prisao para tanta gente?

como todos os grandes clubes (nacionais e nao só) ja falharam contratações avultadas será que havia prisao para tanta gente?

é isso que é gestao danosa, queres prender toda a gente que falhe? se falhares no teu trabalho és preso?

Anônimo disse...

«Estou a ver o dia seguinte e estou incrédulo sobre a exposição mediática que fazem do nosso Clube. Para mais, como se não bastassem os ataques dos inimigos, esta vem de quem tem por dever proteger. Enquanto os outros se unem em torno de um ideal, de um clube, ou, se quiserem, do tão apregoado amor, os nossos ex-dirigentes, ex-capitães, ex-jogadores, ex-qualquer coisa, decidem-se sempre pela via da qual advém mais protagonismo...a crítica negativa. Tenham juízo e se o quiserem dizer aproveitem os minutos nas assembleias. Juntos somos mais e melhores. Se não querem ajudar a construir, pelo menos não destruam!!!»
joao benedito dixit

Anônimo disse...

Justiceiro

“Mas o que me interessa a mim o que se passa nos outros clubes?”

Depois disto passas o post a elogiar a gestão dos tripeiros e dos lampiões e a mandar abaixo a nossa. A incoerência a que estamos habituados, vindo de ti já não espanta. Eu nem gosto de falar nos outros, mas parece que só tens memória curta para eles, fartas-te de falar no Pongolle, Bojinov, etc, porque não falas do Sidnei (7,5M), Balboa (4M), Makukula (5M), Eder Luís, Keirisson, Emerson, Franco Jara, Schaffer, acho que já chega. No Porto vou só falar de defesas, nem vou mais longe: Stepanov, Sonkaya, João Paulo, Mareque, Nelson Benitez, só estrelas. Ah já sei, os outros não te interessam, mas quando fazem um bom negócio vens logo com a treta da “mediocridade” e da incompetência da nossa direcção em fazer bons negócios como eles.

Outra coisa, que para mim é o ponto alto deste post, Nolito encaixava que nem uma luva no Sporting? És mesmo um entendido da bola, um Luís Freitas Lobo dos blogs. Então oh meu burro, quem é que ias tirar da equipa para pôr esse coxo a jogar? Sportinguista diz: Fácil responder a essa pergunta, Capel é uma merda que só joga com os olhos no chão, o Jeffren é flop como era o Wolswinkel e o Matias, o Labyad é para jogar a 10 (via-se quando tava na Holanda que rendia mais era a extremo, mas isso sabes lá tu…), o Izmailov pode fazer a posição mas tá sempre no estaleiro, por isso jogávamos com o Carrilo na direito e o Nolito na esquerda. As coisas que um gajo tem que ler, mas eu até gosto de aqui vir, dá para entreter uma beca, é como o 9GAG.

E olha, fala da má gestão dos “Lambuças”, como gostas de lhes chamar, mas deixa trabalhar estes, nunca tiveste tão bom plantel nos últimos 10 anos, tens agora a equipa recheada de internacionais e bons. A propósito de “Lambuças”, quem é que foi ao Jamor a época passada ver o jogo à pala? Não me recordo agora, mas olha que fiz anos e como sou sócio deram-me um convite para ver um jogo da Liga. Queres ir?

Um forte abraço aqui do Justiceiro

Anônimo disse...

Como Adepto Sportinguista há mais de trinta anos, vejo os ultimos acontecimentos ao nível do mercado de transferências, com bastante preocupação em relação ao futuro desportivo do Sporting. Estas vendas de jogadores que os nossos clubes rivais anteontem realizaram podem ter consequências nefastas no acentuar do desequilibrio que se verifica actualmente no futebol português. A tendência para haver somente 2 candidatos ao titulo, pode ter-se acentuado com as transferências megalómanas de Hulk e Witsel. Para o ano vamos certamente ver o orçamento do SLB subir em flecha e o do FCP manter-se alto como tem sido nos últimos anos. Se as coisas já estavam dificeis para o Sporting no momento actual, mais dificeis vão ficar no futuro. Espero que as surpresas que o Dr. Daniel Sampaio falou que ia haver agora neste mês de Setembro possam-me dar alguma esperança em relação ao futuro desportivo e financeiro do Sporting Clube de Portugal.

Carlos B. disse...

O Mário Jardel não foi trazido pelo Jorge Mendes, mas sim pelo Veiga, que depois lhe fez a cabeça para ir para o Benfica e criou um novela Mexicana que meteu o Jardel a fazer figuras tristes a dar conferencias de imprensa no sindicato de jogadores, completamente drogado até às orelhas.
O nivel de discussão neste Blog é de um nivel tão baixo que não honra o Sporting e envergonharia os seus fundadores. As ofensas, os adjectivos e os argumentos utilizados estão ao nivel de gaiatos de 12 anos, mal criados.
Também eu, como sócio, por vezes tenho vontade de responsabilizar criminalmente alguns actos de gestão.... Mas e matéria para isso? Gerir mal e com incompetencia é uma coisa, gerir de forma dolosa é outra. Deram como exemplo a contratação do Pongole, alguém consegue provar algum ilicito na contratação do mesmo? Até digo mais, apesar de achar o Bettencourt o pior presidente da história do Sporting, que destruiu uma equipa e montou um plantel sem qualquer qualidade e sem qualquer estratégia desportiva, não coloco em causa nem tenho a menor dúvida acerca do seu Sportinguismo. O Problema dele é que foi incompetente, e aínda hoje o clube paga essa factura, mas quem o meteu lá foram 90% dos votos, nao foram meia duzia de gatos pingados.

Anônimo disse...

E depois admiram-se do estado a que chegámos! Gostava era de ver essa vossa força/raiva contra os clubes adversários