A voz do adepto leonino - "Um desastre anunciado"


“Caros sportinguistas, hoje vou fazer a cronica de um desastre anunciado.
Esta época só por sorte poderíamos discutir o título da primeira liga, no entanto, nunca nos últimos anos tivemos  tantas possibilidades como este ano.
As razões prendem-se com o enfraquecimento dos outros 3 candidatos e com a qualidade do nosso plantel que considero estar ao nível da concorrência (FCP e SLB) e melhor que o Braga.
Em termos de plantel reconheça-se justamente, o trabalho positivo da atual direção.
Mas este investimento ameaça tornar-se um desastre para o clube se não conseguirmos pelo menos a presença na liga dos campeões.
Mas criou esta direção verdadeiramente as condições para discutirmos o título?
Na minha opinião claramente não mas ainda pode faze-lo, se contratar um treinador credenciado.
Já sei que os visionários vão dizer que só se diz mal do Sporting blá...blá...
Vamos então aos factos:
- O Domingos falhou no Sporting porque ninguém o orientou em termos de discurso para dentro do balneário.
Depois quando se pretendeu substituí-lo foi-se buscar um treinador inexperiente, sem provas dadas na função.
Para aqueles que dizem que o Paulo Bento veio nas mesmas condições e teve sucesso, devo dizer que não existem Paúlos Bentos aos pontapés e também não se acerta muitas vezes na lotaria.
Acresce ainda que o Paulo Bento tinha um adjunto com muita experiência e conhecimento de futebol (Carlos Pereira).
O Sá Pinto tem o Porfírio, igualmente inexperiente, só por milagre poderia ter sucesso.
Se por um lado se poderia com boa vontade aceitar o Sá pinto para o que restava da época, já o renovar-lhe o contrato foi um perfeito disparate se o objetivo era verdadeiramente discutir o título.
Para aqueles que ficam muito perturbados por se criticar as coisas que estão mal no Sporting, devo dizer que o Sá Pinto fez um excelente trabalho na recuperação psicológica da equipa na época passada mas isso basta para ter sucesso à frente de uma equipa como o Sporting?
Claramente não.
Não ponho em causa o sportinguismo do Sá Pinto, nem sequer o seu potencial como treinador mas ainda não está preparado para o Sporting.
Mais uma vez vamos aos factos.
Falhámos na final da taça de Portugal, o que não poderíamos ter feito, pois o jogo foi muito mal preparado.
Nesta época deixámos sair o Matias sem estar seguros de uma alternativa credível.
Não sei as qualidades do Viola porque não o vi jogar pelo que para já abstenho-me de comentar as alternativas para o ponta de lança mas a jogar como estamos nem o Falcão.
Analisando o discurso  que é monocórdico, com muito pouco de novo a não ser as desculpas ridículas com o relvado e o clima da Madeira.
Agora pergunto se os jogadores foram exemplares e inexcedíveis porque é que em 5 jogos oficiais de baixa, média dificuldade apenas ganhámos um contra uma equipa que teria dificuldades na nossa 2ªB?
Por outro lado “meu caro” Sá Pinto não basta ter um grupo motivado e unido  para os resultados aparecerem.
É preciso trabalhar bem a técnica, a tática e fisicamente bem.
Fisicamente não me pareceu que a equipa estivesse muito bem na Madeira, pois os últimos minutos foram dolorosos, taticamente os resultados falam por si, pois parece ser a única pessoa em Portugal que insiste que se pode jogar sem um nº 10 em 4-3-3 e assumir e ganhar os jogos.
Na minha modesta opinião de treinador de nível 2 se quer jogar sem nº 10 se calhar deve pensar num 4-4-2.
Por outro lado também não tem sido muito feliz nas substituições, tendo ontem sido “goleado” pelo seu colega.
Espero que todos os visionários do Sporting tenham razão e seja eu que esteja enganado.
Por fim para aqueles que se preocupam, que utilizo o Sporting para fazer a catarse das minhas frustrações podem ficar tranquilos pois tenho uma vida preenchida. 
Ricardo Dias”

* Podes contribuir com crónicas para o blog enviando as mesmas para o email: scpatemorrer@gmail.com

10 comentários:

Onurb27 disse...

Bem Colocado!
Até agora tenho conseguido assistir os Jogos do Sporting, E falta algo. Flata aquele passe a rasgar aquela ida a linha de fundo e aquele cruzamento atrasado, Falta os 20 Metros à Equipe. Pelo que Observei temos uma defesa muito sólida um grande meio campo (penso que ainda mal escalado) e boas opções nas alas na frente! Mas é como disse na Frente falta aqueles 20 metros à equipe e isso reflete-se na capacidade de marcar Golos.
Visitem http://adfoc.us/722758840602

Anônimo disse...

Continuem iludidos pela 'enorme' qualidade do vosso plantel e/ou pela 'recusa' da venda lucrativa de 5 jogadores.

Acham que o Wolfscoiso não tinha ido se os russos tivessem oferecido os tais 18 milhões?

Vós tendes um jogador, um único, com real categoria, 5 ou 6 bons jogadores, o resto são, todos eles, jogadores medianos.

O tão idolatrado Capel incluído.

Anônimo disse...

Estou convencido que vão vender Insúa (provavelmente até barato).
Estão a gostar mais de Pranjic, quase um anão com praticamente 31 anos.
Insúa já não tem lugar nem no banco?

DUARTE

Anônimo disse...

recusar-me ei a aceitar sempre que um clube como o nosso,que deu a portugal o 1º campeão olímpico,carlos Lopes,um ciclista capaz de ombrear com os melhores do mundo,joaquim agostinho,um génio do hóquei em patins que fez do sporting campeão europeu na modalidade,e que é o único clube do mundo que tenha formado 2 jogadores considerados em anos diferentes os melhores do mundo em futebol,Figo e Ronaldo,recuso-me a aceitar que tudo isto,toda esta foraça,tenha desaparecido.

iorda9 disse...

Este post é uma critica bastante construtiva ao actual momento do Sporting, sem recorrer a insultos e faltas de educação.

Só não concordo que a continuação de Matias tivesse alguma relevancia - acho que temos jogadores de qualidade mais que suficiente para construir um meio campo dominador, mandão e controlador do jogos.

Não tenho duvida que temos o melhor meio campo do campeonato e isso devia ser uma imagem de marca deste Sporting.

Depois temos um avançado bom que não é um prodigio, mas que cumpre e não tenho duvida que com o dobro das oportunidades, marcaria o dobro dos golos.

Em relação a Sá Pinto penso o mesmo - foi bastante importante para a equipa levantar a moral na epoca passada, mas isso não é tudo e acho que neste momento é claramente o elo mais fraco. E já nem falo do discurso que é confrangedor.

Agora a questão é quando é que a direcção o vai substituir ? Quando tivermos a 10 pontos ? a 20 ?

MaximinoMartins disse...

Até pode ter alguma razão no comentário...mas agora é hora de nós fazermos o nosso papel...

Apoiando...!

Aamanhã se Deus quiser lá estarei...aos que costumam sacar do assobio fácil...

Por favor...vejam descansadinhos no sofá OK...??

Anônimo disse...

Os factos que apresenta não são mais do que apreciações suas e pessoais, logo subjectivas e sujeitas a interpretações várias. De factos vejo muito pouco ou mesmo nada. O meu caro adepto é que sabe porque o Domingos falhou? Que o Sá Pinto não é o Paulo Bento? Que o sucesso do Paulo Bento deve-se ao adjunto? Que o jogo da Taça foi mal preparado? Que a táctica a utilizar é x e não y? O meu caro adepto é um génio, pá! Nem tem a humildade de falar em nome pessoal e apresenta-nos com os "seus" factos! Genial! Você é cá uma cabeça pensadoira...

Sócio 7149
SL

LFT disse...

Bom dia, esta é a primeira vez que estou a comentar, porque agora tenho uma ideia formada do actual SCP, este Sporting talvez tenha o plantel mais equilibrado dos últimos anos, e tinha a ideia que o Sá Pinto iria fazer um bom trabalho, mas tive a oportunidade de ir ver ao vivo SCP - Rio Ave (pois sou de muito longe e aos anos que não me deslocava a Alvalade) e tirei todas as ilações possíveis e aquilo que vi me alarmou bastante, vendo pela TV não se tem ideia das deficiências tácticas do actual deste Sporting. Abordaram o estado físico pois fisicamente tudo depende do trabalho programado, pois podem não estar a 100% mas é possível que em breve sim pois o calendário permitia que se atingi-se o pico mais tarde e dava perfeitamente, para tacticamente colmatar essa intenção, e se fossemos ganhando o índices anímicos aumentavam e ajudava, o que faria com que ninguém se apercebe-se e fala-se da programação escolhida do preparador físico, só que peço desculpa somos muito fracos tacticamente, tanto ofensiva como defensivamente, o que se mais nota é principalmente nas transições (não é preciso grandes "corredores" mas sim uma boa leitura e ocupação dos espaços), em especial na transição defensiva, também temos um défice muito grande de táctica colectiva ofensiva, e se assim continuamos não passamos do meio da tabela. Não digo que o Sá Pinto não tenha conhecimento, deve os ter muito mais que eu, o que acho é que tem muito pouca experiência em alta competição, pois não esta a conseguir colocar em campo os conhecimentos que são obrigatórios em todos os técnicos, o Sporting não pode ser um clube que se permita a que o seu treinador vá aprendendo com os erros. Não tenho duvida que Sá Pinto tenha todos os atributos para ser um grande treinador, mas esse é politica do clube colocar os seus jovens jogadores a rodar, a ganharem experiência durante uns anos até voltarem ao clube também os dirigentes deveriam essa percepção em relação a Sá pinto. Mas e agora despedir? pagar a dois treinadores que não treinam o SCP? vir outro e pagar a um terceiro, estão metidos numa grande alhada.

Anônimo disse...

parabens muito bem analisado.No jogo da madeira pareceu-me qu o xandão andou contrariado-

Anônimo disse...

Quero discordar de um ponto, Paulo Bento delapidou e muito o nosso Sporting CP. Que eu saiba foi ele quem não quis Silvestre Varela, Carlos Martins, Beto, Custódio, entre outros. Para as equipas que ele orientou no nosso Sporting este jogadores não serviam, mas para o Paulo Bento selecionador, sem Carlos Pereira, todos os que ele não quis em Alvalade, são assiduos em quase todas as convocatórias da seleção.

Ricardo Lopes