V.Guimarães 0 - Sporting 0...As carências são bem visiveis




SPORTING: Rui Patrício, Cédric; Boulahrouz, Marcos Rojo, Insúa; Gelson Fernandes, Elias, Adrien Silva, Carrillo, Diego Capel e Wolfswinkel
AO INTERVALO: 0-0

Um início de jogo muito prometedor, o Sporting entrou bem e muito pelas acções de Gelson que a defender foi um gigante e Elias que a apoiar Gelson e a sair com a bola foram dois “gigantes”…Adrien hoje muito “escondido” do jogo!
O jogo foi caindo de ritmo, o Sporting teve mais bola, teve até a melhor oportunidade de golo e única da primeira parte…mas falta ao Sporting aquilo que há algum tempo tenho vindo a referir…objetividade e imaginação ofensiva.
De resto tudo perfeito…os centrais do Sporting “transpiram” segurança e qualidade, Cédric a mostrar o porquê de eu e muita gente termos dito que seria sem dúvida o lateral direito titular desta equipa, Rui Patricio a ser chamado pouco ao jogo, duas intervenções muito seguras, uma defesa a um remate de Barrientos e uma saída a soco muito segura!
Capel e Carrillo mais apagados mas é dos pés de Carrillo a grande oportunidade de golo do Sporting e única na 1ªparte como já referi…este “apagamento” dos alas deve-se talvez às constantes trocas de flanco entre ambos segundo ordens de Sá Pinto!
Um início de Liga positivo do Sporting, uma boa 1ªparte mas a faltar claramente ideias para construir oportunidades de golo…Wolfswinkel nem se viu…a bola não lhe chega e assim sendo o avançado do Sporting é obrigado a sair muitas vezes da sua área de acção!
O “calcanhar de Aquiles” da equipa do Sporting é sem dúvida a construção ofensiva…de resto tudo muito bem!

Uma 2ªparte que iniciou com o Sporting a entrar fortíssimo e a dominar claramente as operações, o Sporting muito forte defensivamente, com o meio-campo defensivo claramente a não dar qualquer hipótese ao Guimarães de criar qualquer lance de real perigo para a baliza de Rui Patricio, só mesmo a espaços ou em lances de bola parada conseguiam incomodar a defesa do Sporting…
O Sporting dominou claramente o jogo, a percentagem de posse de bola fala por si…pois mas vitórias morais não ganham jogos!
O Sporting foi a melhor equipa mas contam-se pelos dedos de uma mão as oportunidades de golo criadas pelo Sporting durante os 90 minutos…só me lembro da oportunidade já referida na 1ªparte e depois um cruzamento de Elias e onde Wolfswinkel chega atrasado…
Este jogo volta a evidenciar claramente que o Sporting é uma equipa muito mais forte defensivamente mas é uma equipa (plantel) que tem uma enorme carência de eficácia ofensiva…
O Sporting não tem um jogador que “pegue” na bola e seja o “patrão” das manobras ofensivas e depois olha-se para o banco e não temos outro ponta de lança que possa ser opção ou mesmo para jogar ao lado de Wolfswinkel…
Ser uma boa equipa defensivamente não ganha jogos nem campeonatos!
Foi boa a exibição da equipa, a equipa tentou pela esquerda, tentou pela direita mas a bola não chega à baliza dos adversários…depois do que se viu hoje, penso que perdemos uma grande oportunidade de poder sair de Guimarães com o que se pode chamar de uma vitória “robusta”…depois deste jogo espero que Carlos Freitas e Sá Pinto “abram o olho” e vejam aquilo que muitos de nós já vimos…falta um avançado e alguém que “pegue” no jogo do Sporting…porque o resto está bem feito!
Wolfswinkel a continuar este tipo de futebol corre o risco de passar a ser um ponta de lança que marca mais golos de grande penalidade do que em jogo corrido!

Podes ver aqui(cliquem) como adquirir a t-shirt SportingAtéMorrer!

26 comentários:

Anônimo disse...

nada de novo, como sempre, tudo na mesma!

Anônimo disse...

Illuminator
Faltou mais pressão no início e um pressing final(mais um pl no fim) muito anti-jogo do guimarães. O adrien quase não se viu o wolfswinkel também não mas não teve muita culpa

Anônimo disse...

Decepcionante arranque de campeonato. Perante um Guimarães com muitas limitações o Sporting exibiu muita segurança e uma alarmante falta de criatividade e de dinâmica ofensiva. O problema deste modelo de jogo de Sá Pinto é que ele visa assegurar segurança defensiva acima de tudo mas não garante um equilibrado balanceamento ofensivo. Esta segurança traduz-se na opção por dois jogadores mais defensivos no meio-campo uma espécie de 4x2x3x1 que é uma opção sobredimensionada para as necessidades da generalidade dos jogos fora. Assim perderemos muitos pontos como estes... inutilmente. A posse de bola do Sporting foi elevadíssima mas os remates à baliza e as oportunidades não foram proporcionais.
A substituição de Adrien ao intervalo foi um erro já que a opção teria que ser a retirada do Gelson que, sendo bom a defender, em noventa por cento das vezes que tocou na bola tocou-a para trás retirando dinâmica à equipa e impondo uma transição defesa-ataque marcada pela lentidão. As substituições fizeram-se tarde e a más horas. Capell e Carrilho mereciam ter ido tomar banho muoito mais cedo e Adrien deveria ter permanecido em simultâneo com André Martins baixando o Adrien para fornar dupla com Elias.
vamos a ver como isto corre mas imagino muitos resultados assim com empates em jogos em que os adversários são muito inferiores ao Sporting.
Há um aspecto que me intriga: sabendo que o Porto e o Benfica tinham empatado Sá Pinto foi tão cauteloso, tão prudente, tão tardio a responder ao jogo que surpreende pela negativa.

Anônimo disse...

De uma maneira geral e quanto à qualidade do futebol exibido, gostei do que vi. Apesar do menor fulgor do Adrian e por vezes do Capel. No que respeita à capacidade de fazer golos, uma nulidade! Nada que me admire, contudo, não temos um único ponta de lança com o mínimo de qualidade para podermos aspirar a ser campeões. Van Wolfswinkel, Diego Rúbio, Wilson Eduardo... qual deles o mais fraquinho!... Com a agravante de o menos mau estar a jogar muito desamparado na frente, sem apoio próximo de qualquer companheiro. E ele por si só também pouco mais faz do que esconder-se atrás dos centrais adversários à espera que eles falhem ou a vir passear para terrenos que não são os dele... Resta-nos ter a esperança de que o Viola seja bastante melhor. Será?... Oxalá!
Como pormenor: para lateralizar o jogo por hábito e passar bolas para trás já temos o Carriço. Seria bom que o Cedric impusesse a si próprio uma mentalidade de vencedor e esquecesse as bolas para trás e para o lado. É agora ou nunca mais...

Anônimo disse...

o wolfswinkel na unica oportunidade que teve marcou, apesar de estar em fora-de-jogo, por isso não o critiquem. SL

Anônimo disse...

Vergonha nunca aproveitamos o deslize dos outros.Enfim e urgente uml pl, só com wolf nao vamos la

Sportinguista disse...

Anonimo das 23.15 se estava fora-de-jogo não conta ou já conta???

Anônimo disse...

Nem no tempo do Waseige e do Missé Missé tinha visto isto.
Acorda Sporting

Anônimo disse...

Para a semana devemos ganhar por 1-0 a sofrer até ao fim, depois na Madeira devem ir mais uns pontinhos e na 6ª jornada no dragão é a despedida

Anônimo disse...

uma equipa de contra-ataque, com dificuldades em ter um caudal ofensivo de qualidade e constante.

Sportinguista disse...

Anonimo das 23.34 não digas isso porque na 5ªfeira jogamos com uma equipa de amadores e ganhamos e já ninguem se lembra da dificuldade desta equipa em jogar para a frente!

Anônimo disse...

Continuar a brincar aos dirigentes e aos treinadores
Os titulos não passarão de uma grande ilusão

Anônimo disse...

Só tenho 3 palavras: Matias, Labyad ou Izmailov

Ass: Matias14

Anônimo disse...

Foi um jogo em que em termos defensivos estivemos perfeitos,rojo e boularhouz tem qualidade e centimetros,por isso acho que o SCP neste aspecto esta muito bem!Quanto ao sector ofensivo,tenho pena por andarmos a criticar o wolfs,o homem fez uma grande primeira epoca em portugal,e se faltou alguma coisa neste jogo foi alguem que lhe pusesse a bola em condiçoes ja que jogamos sem medio ofensivo e claro assim é complicado,quando se ve o Wolfs sozinho no meio de 2 centrais sem ninguem a apoia lo, para nao falar nos laterais vimaranenses!Acho que se vier um avançado que venha alguem de qualidade indiscutivel e nao mais um para acrescentar,como foi o caso de boji,pongolle e ribas!!Porque se for assim,mais vale tarmos quieto e deixar o Wolfs la frente!Porque qualidade nao lhe falta!!!!Mais triste ainda é que quando vejo adeptos a chamarem lhe Mancowinkel......O ano passado era bom hoje ja nao vale um caralho!Haja paciencia!!!

Anônimo disse...

ao anónimo das 23-34.

Isso é vidência, ou evidência?

É que eu sou da mesma opinião.

Anônimo disse...

Nao gostei do jogo, nao porque jogamos mal, mais porque nao ganhamos, concordo com o anonimo das 23h09, quando diz que Gelson deveria sair, nao porque estivesse a jogar mal mais sabendo que porto e benfica empataram Sá deveria arriscar mais tirava o Gelson e colocava Labyad, quanto aos processos de jogo, perdemos muito tempo em jogar pelas alas e depois cruzar, wolfswinkel nao é um craque de cabeça marca melhor recebendo a bola pelo chao, com cruzamentos nao vamos la podem crer. Ja estabilizamos a nivel devensivo, agora é trabalhar o ofensivo.

Assina: MARTUCHO

Anônimo disse...

se percebessem alguma coisa de futebol não criticavam tanto, será que não entendem que a época ainda está a começar? queriam já que a equipa estivesse na melhor forma? Aprendam a ver futebol. SL

Anônimo disse...

O Adrien apesar de um ou outro bom pormenor, é fraco para construir jogo. Nesta equipa falta um 10 como deve ser, só assim se consegue ter uma ofensiva constante.

O wolfs não é um mau jogador no entanto a meu ver ele não é nem "carne" nem "peixe". É um jogador relativamente movel e pode fazer de torre, mas nada de mais.

Como o scp joga, é preciso um avançado muito movel, não apenas um jardel ao qual apenas se mete a bola na cabeça nos últimos 5 metros.

Quando a mim era começar a treinar a movimentação e o controlo de bola do wolfs. Penso que são pontos que estão ainda fracos para um clube como o sporting.

Anônimo disse...

O orgulho pessoal a sobrepôr-se à paixão clubista.
Não são verdadeiros adeptos, esses apoiam.
São tresmalhados desta vida que, pela primeira vez, lhe vêm ser prestada alguma atenção, por outros seres semlhantes e que encheram o balão do ego muito para lá do que alguma vez julgaram possível.
Dar-lhes importância, mesmo que mínima, não revela grande inteligência da parte daqueles que realmente sentem o clube, independentemente de quem o comanda, treina.
Se tanto gostam do preto ou branco, escolham de uma vez por todas: Apoiam ou não?
Saudações leoninas

Anônimo disse...

Falta Matías Fernandez mas estamos cheios de souluções não é?

ricleo64 disse...

Pois falta um jogador como Matias,sem o Ismailov e com o Labiad ainda em adaptação, vai ser dificil. Sá Pinto mal nas substituições. Vamos ver 5ª feira.

Anônimo disse...

Sportinguista estou confiante que vamos fazer uma boa epoca, mas dizes que vamos jogar com uma equipa de amadores e que vamos ganhar? olha que acho precisamente o contrario, ainda vamos sentir mais dificuldades que ontem frente ao guimaraes, pois essa equipa amadora que tu dizes ja vai para a 7 jornada o que é uma grande diferença, nao creio que vamos la ganhar.

Anônimo disse...

Bom dia!!! Dizer que concordo com os comentários dos anteriores associados, acrescentar apenas que os únicos satisfeitos são mesmo a claque Juve Leo defensora deste treinador medíocre, que até já lhe fez uma música, e com os seus actos colocou o meu clube neste precipício. Depois de sair do estádio vinha a pensar o quanto ridículo foi ouvir cantar Sá Pinto aperta com eles, tenham vergonha ele não sabe mais, apertar com eles só se virar ao soco, porque um homem que coloca um internacional ao minuto 88, que se disponibiliza a contar apenas com um ponta de lança no plantel, indo buscar outro que se diz ponta de lança mas eu já o vi jogar e é extremo desculpe mas para mim não serve..
História do Sporting mostra-nos que sempre que fomos campeões tinha-mos um ponta de lança de elevadas qualidades matador, este ano temos Ricky e um enganado Viola..
Concretamente em relação ao jogo de ontem uma analise rápida, futebol cheio de punhetas para o lado e para trás, perdemos tanto tempo a jogar para lado e para trás que os outros se recompõem e depois não temos capacidade de criar situações de perigo, se bem me lembro tivemos uma..
Volta Matias estás perdoado tu sim carregas o piano para frente..
Enfim mais uma vitoria moral, jogamos bem melhores nisto e naquilo e no outro, mas pontos 1 e no fim aperta com eles Sá Pinto em festa..

Anônimo disse...

adorei ver o melgarejo a jogar! AHAHAHAH

Antonio Sousa disse...

O Sporting tem uma grande defesa, tem um bom meio campo, tem bons extremos, mas falta-lhe o mais importante para uma equipa que quer conquistar títulos, um ponta-de-lança que garanta golos e vitórias, algo que neste momento o Sporting não tem.

Acho que o Wolfswinkel é um bom jogador, mas tem de melhorar muito, talvez a culpa seja da estratégia de jogo, talvez precise de ser mais apoiado. Será que o Viola é uma boa solução para fazer dupla de ataque com o Wolfswinkel?

Em relação ao jogo não foi mau de todo, para o inicio não é mau, já que o Guimarães é sempre uma equipa complicada.

Anônimo disse...

Companheiros mas cada um não pode ter a sua opinião. Aqui não há ninguem mais sportinguista que eu agora tenho todo o direito de não ter gostado. O jogo foi muito fraco e deprime-me ver jogos em que não fizeram um jogada de golo e o Guimaraes com todo o respeito é um adversario que cria dificuldades mas temos a obrigação de fazer uma jogada de golo que seja. E espero que o grande Sá Pinto nunca mais diga depois de um jogo destes que a equipa demonstrou ambição e só faltou o golo. Saudações Leoninas.