A voz do adepto leonino - “Um mar de indefinições e de novo o problema da estatura”


“A equipa do Sporting apresenta nesta altura um problema estrutural que parecia já ter sido ultrapassado, no ano transato: a debilidade do seu jogo aéreo.
Com a contratação de Boulahrouz e de Rojo, o setor defensivo ganhou velocidade e cultura tática mas se jogar de início esta dupla, deixará de ter alguém que marque a diferença nas alturas.
Nenhum dos reforços se destaca pelos golos marcados. É um facto estatístico.
Este problema resulta da constatação de que Oguchi estará de saída, Xandão pese os seus 1,90m, ofensivamente raramente faz a diferença e Carriço tem no jogo aéreo um dos seus pontos fracos.
Sem o americano que marcou vários golos em lances de bola parada, este problema volta a ser uma realidade.  
Sintomático que, nesta altura, a grande maioria dos cantos seja marcado à maneira curta. Preocupante.
Numa equipa que defrontará em casa equipas a defender em bloco baixo, não aproveitar os lances de bola parada será um handicap terrível.
Compare-se com a produtividade do SLB, uma equipa fortíssima no jogo aéreo (Luisão, Garay, Javi, Witsel e Cardoso) ou o FCP (Maicon, Otamendi, Janko) que começa por resolver muitos dos seus jogos dessa maneira.
Quem terá o Sporting?
Ricky Van Wolfswinkel?
Apesar da sua estatura este não é, nem de perto nem de longe, o seu ponto forte.
Mais grave ainda será se não chegar uma real alternativa ao holandês.
Alguém forte nas alturas, para entrar nas meias horas finais em que o nulo persiste.
Com excelentes municiadores como Capel, Pranjc, Insua, Cedric, Jeffren, Schaars, Adrien, que colocam a bola com a precisão de um relógio suíço, para quem cruzarão eles?
Falta um panzer, um cabeceador nato, não tem que ser estrela e já se sabe que goleadores deste cariz não abundam e custam milhões.
Poderia estar aqui a apontar várias opções mas estas transações dependem de múltiplos fatores que nos escapam (lamento apenas que se tenha deixado escapar Bas Dost, principal artilheiro da Eredivisie, para o Wolfsburg; seria um novo achado).
O que acontecerá se Ricky se lesionar?
Um pesadelo para os sportinguistas e um alívio para as defesas contrárias.
Provavelmente não há poderio económico para atacar um reforço de créditos firmados mas porque não tentar o empréstimo de nomes como Guidetti ou Diego Costa (será que Mendes não poderia dar uma ajuda em troca de alguns dos emprestados do Depor).
Nesta altura em que começo a desesperar, Bebé do Manchester United seria uma possibilidade que eu não enjeitaria (que grande pré-temporada está a fazer).
Com um destes avançados no plantel muita da pressão a que o “iceman” é sujeito desapareceria e a sua evolução não seria afetada.
Até o velhinho Zigic (ainda assim só com 32 anos) do alto dos seus 2,02m resolveria muitos problemas.
Sem eliminar estas lacunas, a equipa não poderá ambicionar altos voos.
Claro que se o caminho escolhido for vender Carriço e se necessário Xandão (mas só por questões salariais), promovendo Pedro Mendes, superior pelo menos ao primeiro, mantendo Oguchi e se Freitas sacar da cartola um avançado que permita suprir as carências anteriormente mencionadas, muitos destes problemas não chegariam a sê-lo.
E vocês quem gostariam de ver contratado para Ponta de Lança?
Aproveitem no domingo para ver jogar um grande avançado, Kevin Mirallas, internacional belga, artilheiro da liga grega. Era bom era…
Saudações leoninas,
Brunix” 

9 comentários:

Jansenista disse...

http://stasis-leonina.blogspot.pt/


Sorteio do play-off

Anônimo disse...

Lá vem a ladaínha do costume de que a estatura da equipa é baixa...

O Barcelona que nem ponta de lança tem, equipa relativamente baixa não deixa de ser das melhores do mundo aliás se tivesses pesquisado um pouco em vez de dizer disparates tinhas verificado que a média de altura do Barcelona é de 1,78cm.

Dantes era porque os centrais eram lentos e rijos de rins, agora é a altura...haja paciência.

E já que comparas com os teus amigos FC Porcos e Lampiursos, talvez devesses escrever essa tua crónica nos foruns deles.

Sportinguista disse...

Gostei dessa comparação entre o Barcelona e o Sporting!!!
É comparar a beira da estrada com a estrada da Beira!!!

Anônimo disse...

Então afinal queres que o Sporting seja grande e não te queres comparar com grandes equipas? Se calhar queres comparar o Sporting com o Carcavelinhos não?

Anônimo disse...

Cardoso pode ser alto mas forte no jogo aereo?????LOL

Sportinguista disse...

Eu nao disse isso, o que eu disse ou queria dizer é que não se pode comparar o plantel do Sporting com o do Barcelona, onde jogam Xavi, Iniesta e Messi quem precisa de um ponta de lança?
A diferença está aí...

Sportinguista disse...

Cardozo pode não ser forte no jogo aereo mas é mais forte que Wolfswinkel...digo eu!

Anônimo disse...

Gostava de saber em que ponto comparei o SCP com o Barcelona.Estranho essa acusação e apenas apresentei o meu ponto de vista do que tenho visto. Espero estar enganado. Quanto ao meu sportinguismo não tenho de responder a quem me insulta.
brunix

Jansenista disse...

Parabéns ao Godinho (com direito a prenda)

http://stasis-leonina.blogspot.pt/