A voz do adepto leonino - "O posicionamento do futebol do Sporting"


“O posicionamento do futebol do Sporting no contexto nacional e internacional sugere uma estratégia contrária à convencional.
Se no contexto nacional os leões estão um patamar atrás de SLB e FCP, esta pode ser uma oportunidade para se imporem a nível europeu.
Ao jeito do que fez o Atl Madrid, a melhor forma de crescimento do clube de Alvalade seria a conquista de um troféu europeu.
Várias razões o justificam:
1ª-Mercados emergentes. Os leões apostam numa estratégia acertada de se darem a conhecer nos dois países mais populosos do mundo: India e China.
Ao vencerem uma prova deste calibre, este reconhecimento ficaria muito mais facilitado, começando só pela divulgação inerente à conquista.
Seria uma alavanca poderosa para eventuais investidores e um crescimento exponencial do "club awareness" nestes países e outros adjacentes.
2ª- Atração de jogadores;
Já são alguns os jogadores do atual plantel do Sporting que mencionam as campanhas europeias do mesmo, como factor decisivo ou de primeiro impacto, para virem para o clube de Alvalade.
Vencer a liga Europa só reforçaria este estatuto, fazendo com que outros mais valiosos também pudessem ser atraídos.
3ª- Prova a eliminar;
Em contraponto com a regularidade exigida numa prova de fundo como o campeonato, as provas europeias são exigem tanto neste aspeto.
Como tal dá para gerir picos de forma/desgaste dos jogadores e apostar o mais possível nestes jogos. Por outro lado, estas conquistas dão estofo aos jogadores preparando-os então no futuro, para lutarem de igual para igual com os demais rivais na luta constante pelo título de campeão nacional.
4ª- Hierarquia;
A Liga Europa não é o mesmo que conquistar um campeonato mas é muito mais que conquistar uma Taça de Portugal.
Ou seja, visto que a diferença entre o título nº 1 e o nº2 de Portugal é enorme em termos de impacto, a Liga Europa é como que um título intermédio mas muito mais próximo da euforia de um título de campeão da Liga.
5ª- Tudo isto não invalida que o Sporting lute sempre pelo título mas até ao final.
Cumprimentos,
Fernando Canteiro”

*Os leitores que queiram contribuir com textos para publicação na rúbrica A voz do adepto leonino, basta enviarem para scpatemorrer@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Illuminator
Este ano estou com o feeling de que ganhamos o campeonato e a liga europa(para ganharmos a liga precisamos de embalar ganhando os primeiros jogos nem que seja jogando mal)

Anônimo disse...

Vou ser sincero. Preferia que ganhassemos a liga europa do que o campeonato, se tivesse de escolher.

Não implicando claro a continuação deste interregno por mais dez anos.

SL