Sporting 3 - St. Étienne 1...Com nota positiva




SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Khalid Boulahrouz, Marcos Rojo e Danijel Pranjic; Elias, Stijn Schaars e André Martins; Diego Capel, Ricky van Wolfswinkel e André Carrillo
1-0 André Carrillo aos 35 min.
AO INTERVALO: 1-0
2-0 André Carrillo aos 59 min.
3-0 Wolfswinkel(pen) aos 71 min.
3-1 Sako aos 75 min.
No primeiro jogo perante a massa associativa, o Sporting fez uma primeira parte bastante positiva mas os primeiros 15 minutos foram de alguma indefinição e com os franceses a mandarem no jogo, não criaram grandes oportunidades para marcar ao Sporting e na única bola em que podiam ter marcado a bola acaba por sair pela linha de fundo e esse é fruto de uma falha clamorosa de Rui Patrício, na única vez que foi chamado a intervir mais a sério o nosso guarda redes podia ter comprometido…
Na defesa viu-se um Cédric muito bem quer a defender quer no apoio ao ataque e ainda teve oportunidade para visar a baliza dos franceses, para mim mais uma vez fica claro que o jovem leão será sem dúvidas o titular do lado direito da defesa.
Os centrais tiveram pouco trabalho, Boulahrouz algo discreto, menos interventivo, não foi preciso mas a evidenciar alguma dificuldade na segurança de passe, ao contrário vimos um Marcos Rojo a mostrar o porquê do investimento feito na sua contratação, muito bem a defender, muito rápido nas antecipações e muito bem a definir os lances de saída para o ataque, o que se notou nesta dupla de centrais é a tranquilidade nas saídas para o ataque, não se viram “chutões” para a frente.
Pranjic hoje mostrou que será uma (boa) grande dor de cabeça para Sá Pinto, um senhor jogador e gostava de o ver actuar numa posição mais avançada, é a solução para render Insúa ou mesmo para jogar à frente do argentino, boa contratação!
Elias para mim o melhor em campo, muito pulmão, o brasileiro o melhor no relvado de Alvalade nos primeiros 45 minutos, muito bem a dar linhas de passe aos centrais, muito bem também a definir os lances de ataque, para este inicio de época a apresentar já uma excelente condição física, Schaars outro que não sabe jogar mal e a jogar como pêndulo do meio-campo defensivo e da ponta daquelas botas as bolas saem sempre redondinhas, também já com uma condição física muito boa para esta altura da época!
André Martins mais discreto mas nunca se escondeu do jogo, a ajudar também nas manobras defensivas mas hoje mais infeliz nos lances ofensivos, não sabe jogar mal mas hoje tem um falhanço de baliza aberta que em alta competição não se pode ter…está a crescer e é sem dúvida uma opção bastante válida para o meio-campo do Sporting…acho que sem Matias Fernandez fica-nos a faltar mais um jogador para a posição de apoio ao ponta de lança!
Os médios ala do Sporting estiveram muito activos mas Carrillo pareceu-me mais consistente que Capel, o peruano parece “mais” jogador do que na época passada, melhor na definição dos passes e a sua velocidade a ser preponderante para as manobras ofensivas do Sporting na 1ªparte, um dos melhores do Sporting na 1ªparte a par de Elias, Cédric, Rojo e Schaars!
Wolfswinkel esteve bem nas desmarcações, não se escondeu do jogo mas não teve oportunidade para visar a baliza adversária…a bola não lhe chegou!
Volta a vir ao de cima a falta de jogadas para finalização!

Uma 2ªparte não tão conseguida mas não menos positiva, o Sporting marcou dois golos, Diego Capelo subiu de produção e com as alterações no meio-campo notou-se que com Gelson e Rinaudo no meio campo do Sporting, a equipa fica com mais capacidade de recuperar a bola, Adrien também teve uma prestação positiva e está no lance do 2ºgolo do Sporting!
Gelson que em alguns momentos faz lembrar o Fernando do FCPorto, desculpem-me a comparação mas na minha opinião tem características similares ao médio do clube nortenho!
Sá Pinto tem entre mãos uma (boa) grande dor de cabeça para formar o trio de meio campo do Sporting…
É evidente também que Carriço dos cinco centrais do Sporting é o mais fraco, tem na cabeça um golo cantado e sozinho não consegue fazer o golo, também se notou com as alterações no centro da defesa que a equipa perdeu capacidade de sair com a bola jogável…Rojo é titular sem dúvida, resta a Sá Pinto escolher o melhor parceiro para o argentino!
Wolfswinkel marcou mais uma vez, já vai em quatro golos desde o inicio da época mas é a única opção válida para a frente de ataque e nesta 2ªparte ficou mais uma vez evidente que a nossa equipa não tem uma grande capacidade de criar muitos lances de finalização, irá melhorar de certeza mas é evidente esse facto jogo após jogo, vamos ver que música nos trará Viola e Labyad quando se juntarem ao plantel!
Jeffrén hoje muito discreto, nos jogos anteriores pareceu mais fresco e hoje pouco se viu…
Uma nota negativa para Rinaudo, foi amarelado e Sá Pinto tem aqui um problema para resolver ou então corremos o risco de ver o argentino muitas vezes na bancada…
Uma palavra para Marcelo Boeck que quase no final do jogo evita o 2ºgolo dos franceses, não tem culpa no golo sofrido pois está tapado por alguns jogadores!
Uma vitória e uma exibição positiva numa primeira parte bastante bem conseguida, com uma segunda parte menos interessante mas a equipa mostrar já um melhor entrosamento, muito consistente a defender (diferente e para melhor da época passada) mas a precisarmos de melhorar a finalização…mais um ponta de lança precisa-se em Alvalade!

13 comentários:

Anônimo disse...

Com este 11 nem em 3º ficamos. O trio de ataque é de fugir...

rpti disse...

Anónimo és um atrasado mental! Tanto que nem das o nome! Nao jogou um onze... Jogou todo o plantel!!! Otário!

Anônimo disse...

Em relação ao ano passado, estamos bastante melhor defensivamente. Espero que os golos rídiculos que sofríamos sejam bem mais raros. Carrillo e Capel estiveram em grande. Penso que o Sporting fez um bom jogo, mas concordo com o blogger na medida em que Matías vai fazer muita falta, pois André Martins (muito mal neste jogo), apesar de ter muito potencial, ainda não tem qualidade para ser titular no Sporting.
E não vejo mais ninguém que possa fazer esta posição, nem mesmo Izmailov...

Anônimo disse...

Sportinguista,podias me fazer um favor?!Podes pôr o resumo do jogo se opossível?É que estou de férias e nao consegui ver o jogo :o
Um abraco Muinhas

Sportinguista disse...

Amigo Muinhas assim que possivel coloco o resumo em baixo à direita no local dos ultimos jogos!
Abraço e boas férias!

Anônimo disse...

os problemas desta equipa sao a posiçao "9" e a "10", na posiçao "9" temos ricky que tem muito potencial mas acho que nao esta preparado para ser o ponta-de-lança de uma equipa que luta pelo titulo, no banco temos o rubio que esta a anos luz de poder ser uma alternativa ao holandes ... em relaçao á posição "10" ja nao temos matias, izmailov esta sempre lesionado e na minha opiniao deveria seguir o caminho do chileno, martins ainda é muito verde nao serve para atuar no 11 inicial ... na minha opiniao o medio mais criativo que temos é o marroquino labyad, um jovem fantastico que pode jogar a "8" "10" e na ala, é muito veloz, tem um bom remate fora de area, um drible bom e por isso acho que devera ser o titular!

Para mim o 11 base que Sa Pinto ira utilizar é o seguinte:

-Rui Patricio
-Cedric
-Boulahrouz
-Rojo
-Insua
-Rinaudo
-Schaars
-Ladyad
-Carrillo
-Capel
-Ricky

e os respetivos suplentes:

-Marcelo
-Pereirinha
-Xandao
-Onyewu
-Pranjic
-Gelson
-Elias
-Adrien/Martins
-Jeffren
-Wilson
-Rubio

um abraço;
dp2

Anônimo disse...

bom jogo! temos um bom plantel para mim so falta um ponta-de-lança e se possivel um medio criativo, podem vender o carriço e o izmailov, o carriço claramente nao tem espaço no plantel nem a central nem a trico, ja o izmailov deveria ser vendido porque esta sempre lesionado e ja caminha para os 30 anos nao estou a dizer que esta velho mas se quando era mais novo andava sempre lesionado agora a sua condiçao fisica deve começar a piorar ...

dp22

Anônimo disse...

O primeiro anónimo não está totalmente errado. Temos boa equipa, mas no futebol os golos sao tudo. Enquanto nao arranjarmos um outro avançado com grande poder de finalização, estamos condenados a ver muitos jogos durante a época, em que jogamos melhor mas falhamos na hora de marcar. Não sei o que acham, mas talvez mudar esta táctica.. É certo que ainda temos de esperar por Viola e Labyad.. Ricardo

Anônimo disse...

O Diego CAPELO é do caralho! Ahahaha

Ainda tu apontas o dedo aos outros, dasse!

TóZé

Anônimo disse...

Bem, com a saída do Matias esta visto quem vai ser a tua ovelha negra... Obviamente o boulahrouz e porque será??

Anônimo disse...

O Labyad deverá ser o número 10, Adrien a alternativa. O André Martins não está a render tanto porque, para mim, está fora da sua posição. Ele joga melhor a 8. O Carriço é um verdadeiro sportinguista e penso que faz falta ao plantel. Contudo é o central mais fraco. Penso que se faz a medio-defensivo se tiver oportunidades nessa posição.
Cumps,
Daniel

Anônimo disse...

Ao bom estilo italiano, poucas oportunidades de golo mas mais eficácia. De que serve criar muitas ocasiões de golo e não ganhar jogos? Afinal é isso que todos queremos, ganhar jogos.

Nota-se maior segurança defensiva, posse de bola e maior percentagem de remates certeiros, ao bom estilo italiano.

Acredito que com o passar do tempo a percentagem de ocasiões de golo também irão aumentar, afinal de contas estamos ainda na pré época.

Pmcm

Anônimo disse...

Anónimo das 03:08,

Ao bom estilo italiano? Eu quero ver quando jogares contra os "autocarros" da liga portuguesa (que não são poucos)...