"Sporting sem Rei nem Roque" - por Bruno de Carvalho

"Uma semana de férias fora e no regresso verifico que o Sporting continua a ser um Clube sem “Rei nem Roque”. 
Sem Roque… 
Li várias entrevistas de Carlos Barbosa, ex-vice presidente desta actual direcção, dizendo mal dos seus antigos companheiros de direcção, denunciando falta de liderança de Godinho Lopes, incompetência, falta de rumo, incapacidade financeira, falta de estratégia financeira e afirmando mesmo que poderemos não ter futuro. 
Apesar de ter usado o seu direito de liberdade de expressão considero que quem tem (ou teve) lugares de direcção ou posições de responsabilidade é exigido, em momentos de balanço, capacidade de superar a sua mera critica opinativa mas associar à mesma factos e dados claros e concretos que avalizem a mesma. 
Para se opinar com eficácia deve-se ter presente algumas capacidades pessoais, como a coerência e conhecimento dos assuntos, que orientem a critica para o seu alvo e não para o Clube que apenas é servido, num determinado momento, por pessoas que realmente podemos estar em desacordo. 
Em nenhuma destas entrevistas verifiquei esses predicados, aliás em consonância com o estilo que nos habituou enquanto candidato e vice-presidente do Clube. 
Enquanto tal, foi a esta figura leonina que coube a tarefa de descredibilização e ataque pessoal a mim em todos os momentos em que quis fazer uma critica clara às pessoas que fazem a gestão do Clube com dados concretos. 
Sempre que esta direcção foi confrontada por mim nas Assembleias-gerais e publicamente com os dados concretos dos relatórios de conta da SAD e orçamentos do Clube que demonstram claramente a incompetência vivida e falta de rumo existente, ele sempre foi a pessoa escolhida para fazer intervenções afirmando a minha “incapacidade”e “falta de credibilidade” para fazer análises, enganando assim os sócios, sobretudo os mais antigos, que tanto foram ajudando esta direcção nas más tomadas de decisões que têm sido aprovadas, dizendo agora que eles não são o futuro deste Clube apelidando-os de “Velhos do Restelo” que “não destroem mas evitam que o Clube avance”. 
Diz agora Carlos Barbosa que considera que estamos perante um Sporting sem líder, sem rumo e sem futuro. Este tal “Sporting” sem futuro que é o mesmo “Sporting” que ele defendeu agredindo todos aqueles que não concordavam com a sua visão e da sua lista apelidando-os de sportinguistas burros. 
Nestas entrevistas demonstrou continuar a ser uma figura tão pouco identificada com a história do nosso Clube que até defende que se deveria acabar com o andebol. 
Ele que foi um dos “trunfos” de uma candidatura fraca que misturou “gatos e ratos” num saco que rapidamente rompeu libertando-se um rasto de ódios e de incompetências que eram inevitáveis. Diz agora que sabia que esta lista fora feita dessa forma mas a verdade é que aceitou na mesma tendo sido o chamamento pelo poder mais elevado do que a sua própria consciência do mal que isso poderia fazer ao Sporting. 
Por coincidência, ou não, o mesmo Carlos Barbosa foi o primeiro “rato” cuja falta de resultados nas áreas que lhe foram destinadas o fez “saltar do barco” que ele próprio considera não ser competente para realizar o trabalho para que foi eleito no Sporting e que ele ajudou a eleger.
Todos nós nos podemos enganar e temos direito a rever as nossas posições, mas quando nos enganamos temos o dever para quem nos elegeu de dizer a verdade no momento e a explicar a decisão de desistência, e não apenas de dar entrevistas muitos meses depois numa estratégia de vingança e de estratégia eleitoral seja lá de quem for. 
Que credibilidade ou valia para o Clube tem alguém que sai da direcção a que foi eleito alegando razões pessoais e de trabalho, que afinal meses depois vem dizer que foi por achar que os restantes membros de direcção não são competentes para realizar o seu trabalho e que inclusivamente afirmou publicamente que enquanto vice presidente do Sporting assinou contratos de cruz apenas para não ser implicado numa qualquer consequência do denominado processo Paulo Pereira Cristóvão? Mas ter sido eleito numa equipa para gerir um Clube com a dimensão mundial do Sporting Clube de Portugal era tão pouco relevante para esta figura que o levou a mentir nas razões da sua saída iludindo os sportinguistas e que o levou a gerir de cruz?
Em qualquer empresa apenas essa afirmação era motivo para um processo disciplinar, despedimento com justa causa e até para eventuais processos de indemnização por gestão negligente e danosa. Mas parece que por enquanto tudo isso ainda se pode fazer nos Clubes e talvez essa seja a principal causa do estado actual dos Clubes portugueses, a incompetência e falta de carácter de muitos dos seus dirigentes. 
Agora veio dar razão a tudo o que afirmo mas desviando o que é uma análise séria e responsável sobre a gestão do Clube para uma “guerra” que se vê claramente ser pessoal e vingativa, o que é lamentável e merecedora de todo o meu repúdio como sportinguista. 
Sem Rei…
Na ultima Assembleia Geral questionei o Eng. Godinho Lopes se sabia que se assinavam de cruz contratos no nosso Clube pois o mesmo tinha sido afirmado por dois ex-vice presidentes seus e ao invés de uma resposta forte e clara, digna de um líder, a resposta foi “pergunte a eles”. 
Este tipo de posicionamento ambíguo e fraco dá azo a ódios e vinganças pessoais, como se tem verificado em Carlos Barbosa, que nada trazem de valia ao Clube, verificando-se que o Presidente não tem capacidade nem mesmo habilidade para contornar a situação que criou e para se defender e o Clube das “figuras” que alimentou para fazer a sua “campanha”. 
Agora os sportinguistas e todo o Portugal assistem a uma guerra de ex-vice-presidentes na comunicação social e um Clube sem um líder forte que consiga evitar ou mesmo terminar este tipo de situações. 
É esta “teia” de compadrios, de quezílias, de vinganças, de arrufos, de ambiguidade, de medos, de chantagens que mata o nosso Clube e é por isso que defendo que se deveria tomar uma decisão de encontrar uma solução imediata para que os sportinguistas se possam voltar a concentrar no Clube que amam, que querem apoiar e ajudar, que querem forte e estável. 
Nós merecemos outra visibilidade nos média, outra esperança, outra força, uma verdadeira união que derive da liderança e garra de quem nos conduz, repito, seja essa direcção qual for, sem que se tenha de assistir a uma guerra de poder protagonizada por ex-vice presidentes que são o sinal claro que está na hora de uma nova decisão por parte dos associados para pura e simplesmente defenderem o Clube de uma situação interna que só vai piorar como é prova estas ultimas noticias na comunicação social."

Texto retirado daqui.

13 comentários:

Anônimo disse...

Os abutres aparecem sempre nas alturas certas!!

Este abutre nunca na vida vai ser presidente do Sporting.

Miguel Couceiro disse...

Concordo inteiramente com tudo o que Bruno de Carvalho diz, mas o Godinho já nada pode fazer para contrariar esta situação. Quando decidiu fazer a lista só escolheu pessoal para ganhar e não pensou nas consequências. Mas ao menos tá a tentar dar alegrias aos sportinguistas e é isso que temos de louvar. Força Godinho, força Sporting! SL

Anônimo disse...

Este tb tá sempre á coca para debitar qualquer coisa na net!!!

Anônimo disse...

Concordo Mestre Bruno, na ultima assembleia trocamos opiniões sobre este assunto, num dos intervalos quando fumávamos , ate lhe disse se houvesse justiça e não manobras de bastidores de sacos pretos você e que era o nosso Presidente mas a corja de maçons adulteraram de forma escandalosa os resultados meteram lá o pau amandado do BES e do Milleniun Godinho Lopes eles andam incomodados com as criticas do Bruno porque sabem que mais dia menos dia ele vai ser o Presidente e faz uma limpeza a corja que a anos lapida o nosso clube sem piedade , forca Bruno tem o meu apoio e ajuda se for necessário estarei disponível um grande abraço .

Anônimo disse...

Ai esta esta ave de rapina! Há muito que não se via. Faz um favor a todos os sportinguistas, DESAPARECE QUE JÁ CHEIRAS MAL!

Raiden1906 disse...

Nada de novo, parece um disco riscado. Repetindo várias vezes as mesmas coisas quasem parecem verdade. Líder forte deve ser ele... que precisou da máfia russa para fazer promessas eleitorais.

ricleo64 disse...

Devo dizer que tenho uma postura equidistante de todos os candidatos ,mas tenho de concordar co quase tudo o que Bruno Carvalho disse. Não adianta fazerem ataques pessoais e sem nivel quando alguem vem criticar o que se passa no sporting, quando na minha opinião os maiores ataques têm vindo de ex dirigentes da direção atual. Ainda vivemos em democracia onde todos podem dar opinião. Reconheço nesta direção o bom trabalho de Luis Duque e Carlos Freitas mas como é normal e aceitáveln com alguns erros, mas se não se for buscar um central e um ponta de lança prevejo muitas dificuldades para esta época.

iorda9 disse...

Epá eu votei Bruno de Carvalho, mas há aqui 2 pontos em que devemos ter atenção:

1º: BC perdeu as eleições e a actual direcção tem 3 anos de mandato para cumprir

2º: Não podemos andar sempre a dar tiros nos pés e a ser os nossos piores adversários.
BC, C. Barbosa e outros que tais devem - se são realmente sportinguistas - estar do lado do Sporting e não andar sempre a atacar o clube.
O mesmo digo deste blog, completamente anti-G.Lopes - embora não tenha a minima relevância e seja apenas um exercício de parvoice do autor.

Esta direcção herdou uma situação financeira mt má - este ano já conseguiu reunir condições para poupar muito em vencimentos - jogadores que mts diziam que até pagavam para os ver sair do Sporting, mas que agora acham má gestão esses cedencias.

Já contratamos 3 internacionais a custo "zero" - o zero aqui é relativo, mas fica-nos de certeza mais barato que se tivéssemos de pagar 3M ou 4M pelo passe.

Todos os clubes estão com dificuldades financeiras graves - o benfica tem um passivo enorme, o porto está a encerrar modalidades.

Se nós nos conseguirmos organizar e reduzir custos - podemos daqui a 2 ou 3 anos estar bem melhores que eles.

E não se esqueçam da equipa "b" que de certeza vai projectar ainda mais os nossos putos e nisso somos largamente melhores que os outros e temos que tirar vantagem.

Apoiem o Sporting e deixem-se de merdas !!!

Anônimo disse...

Então o Sporting faz o seu primeiro jogo treino, tal como o Sporting B e aqui... nem sequer uma noticiazinha? Interessa é falar MAL!
Quem passa a vida com necessidade de criticar tudo, são os inuteis e os inertes.
És um bandalho e um desgraçado.

Bruninho do Ca*****

Anônimo disse...

ei raiden quemprometeu 100M foi o godinho e onde tao eles nem mafia russa nem o caralho a verdadeira mafia ta dentro do sporting mas para o destruir. abre a pestana e ve o que o teu godinho ta a fazer ao scp

rinaudoscp disse...

"Na ultima Assembleia Geral questionei o Eng. Godinho Lopes se sabia que se assinavam de cruz contratos no nosso Clube pois o mesmo tinha sido afirmado por dois ex-vice presidentes seus e ao invés de uma resposta forte e clara, digna de um líder, a resposta foi “pergunte a eles”. "

1- Isto é falso. E quem lá esteve sabe que é falso!! Godinho Lopes diz-lhe isto após ter sido interrompido pela 5ª vez enquanto dava as suas justificações. Fora do contexto isto.

2- Muitas férias tem o BC. Está sempre fora 1 semana, e quando regressa... toca a bater no GL.

3- Estamos em pré-época, para já com algumas boas decisões (apesar de alguns imbecis questionarem até a venda do Valdés). No fecho do mercado faremos o balanço real sobre o trabalho da direcção na equipa de futebol.

4- BC é básico demais para sequer ousar concorrer a presidente do Sporting. É cada vez mais uma cópia reles de Vale e Azevedo.

Anônimo disse...

Mesmo depois desta direcção oferecer mais um 4º lugar, mais demissões e escandalos, mais endividamento num abismo cada vez mais dificil de contornar, mais vergonhas...

... ainda há por aí tanto cobarde a insultar e difamar Bruno de Carvalho.

Mais uma moedinha, mais uma voltinha que estes anónimos dão à Continuidade. Bruno de Carvalho é que é o mauzão, mas é com os crediveis que continuamos a ser gozados.

Têm o clube que merecem!

Anônimo disse...

Nao conheco Bruno de Carvalho nem Godinho Lopes nem pude votar pois infelizmente os imigrantes nao tenhem direito a voto mas uma coisa e certa depois do voto temos de seguir o que foi eleito. Agora ha certas coisas que nao sao bem claras tudo o que prometeu nada deu certo e se fossem os "RUSSOS" a entrar com a guita por que nao ha tantas equipes por ai fora com tais financas e nao vejo ningue chorar...O NOSSO MAL E NAO PASSAR COM TODOS OS QUE ANDAM A CHUPAR O SCP PARA O ABISMO FORA CO A MERDA FELHA QUE ANDA POR LA HA MUITOS ANOS JA ESTAMOS FARTOS DE GATUNOS VAO CHUPAR PARA O OUTRO LADO DA RIBEIRA PRECISAMOS E DE SANGUE NOVO.