A voz do adepto leonino - "Como este passivo chegou a este ponto!"


“O Sporting, de acordo com o  já longo historial, apresenta-se no nosso país como um dos clubes denominados de "grandes".
Todavia, nos últimos tempos a sua performance em termos de resultados desportivos e económicos tem deixado muito a desejar, não só para os seus ansiosos apaniguados, que continuam sedentos de títulos, como também para a sua SAD, que continua a não saber dar a volta aos muitos problemas de tesouraria que o clube atravessa.
Se fizermos uma simples análise cronológica sobre a forma como o SCP tem gerido os seus ativos, tanto no que diz respeito aos valores que despontam da sua Academia, como na forma de angariar mais-valias nos negócios que tem consumado, facilmente chegamos à conclusão que a ação gestora e financeira dos dirigentes que têm passado pelo clube não tem sido capaz de alterar este estado de sítio ruinoso entre os valores ativos e passivos da sua SAD através de bons negócios.
Mas vamos lá dar uma espreitadela aos valores das principais vendas do SCP em milhões de euros: 
Nani: 25,5; 
Cristiano Ronaldo:15;
Dusher: 13;
Hugo Viana:12,5;
Simão: 12,5; 
João Moutinho:11;
Miguel Veloso:9; 
Quaresma:8;
Enakarhire: 6; 
Vidigal:6;
Deivid:4,5;
Ricardo:3; 
Delfim: 3;
João Pereira:3,6;
Liedson:2,1;
Figo:2;
É UMA VERGONHA PARA UM CLUBE DITO GRANDE!
O Sporting tem que aproveitar o que tem de bom para credibilizar o clube e aumentar as receitas e como tal, consegue aumentar o passivo... é fácil falar eu sei, mas há que tentar encontrar soluções bater na mesma tecla não e solução e vender mal não ajuda também...
O Simão, Quaresma e João Moutinho, até ver, ainda foram potenciar os seus dois rivais de sempre, FCP e SLB, e ainda lhes deram lucro o que é mau para a "auto estima" do clube e dos adeptos.
E se a tudo isto ainda aditarmos o valor por que Liedson foi vendido, um dos nossos jogadores de eleição, que quanto a mim saiu tarde de mais; assim como Polga não poderia ter saído sem render um único euro; ou ainda um jogador que é titular da seleção nacional, João Pereira, não pode ser vendido por uma verba tão baixa e antes de se apresentar numa montra mundial de negócios como será o Europeu de futebol. Só pode demonstrar o mau momento que o clube atravessa em termos financeiros.
Depois ainda há quem se questione pela razão de o SCP não se conseguir impor no campeonato e ter perdido mais uma final da Taça de Portugal e uma meia-final da Liga Europa. Certamente que não será pela via destes negócios ruinosos e sem estratégia sustentada para o futuro do clube, a que eu costumo demonizar do clube do “quase” (com muita pena minha, porque sou um sportinguista de gema!), não quero ofender ninguém apenas é um alerta que aqui deixo para o nosso clube que me merece tudo, mas que a meu ver é demasiado brando e simpático nos negócios desportivos...

Tiago Alves”

5 comentários:

Anônimo disse...

meus amigos, o sporting não faz grandes negócios por 2 razões:

Porque não tem dirigentes que saibam negociar como têm o Porto e até mesmo o Slb.

E porque não ganha titulos. Uma equipa que não ganha nada, não valoriza os seus activos, por muito bons que eles sejam.



Vila Verde
Nani foi vendido pelo preço que foi porquê? Porque o sporting nessa época foi a champions e ele deu nas vistas. E também porque foi negociado por um senhor chamado Jorge Mendes.
Outro problema é que no sporting, para além de não saberem vender, não sabem tambem quando devem vender. Moutinho devia ter sido vendido logo após a final da uefa, aí sairia à vontade por 20 milhões. Quiseram fazer dele o eterno capitão, que ficaria no clube até acabar a carreira, perderam o timing de venda e os 11 milhoes que recebemos acabou por nem ser muito mau.
Djaló em 2007 teve uma proposta de 15 milhoes do villareal. Não venderam porque era inegociavel e só sairia pelos 30 milhoes da clausula. Saiu a 0, 4 anos depois.

Não falo de Figo, porque na altura dele, não se gastava tanto dinheiro, mas mesmo aí podia e devia-se ter feito um negócio muito melhor.

Quaresma foi outro que saiu na altura errada. Tivessem-no segurado mais 2 meses e ia com o CR7 para o manchester por 20 milhoes à vontade.

Quanto a Simão, na altura em que foi, penso que foi um excelente negócio, até porque se garantiu o direito de preferência numa futura venda. Não regressou ao sporting, porque não havia dinheiro para o trazer, assim foi com quaresma tambem.

O principal problema é a falta de titulos. Assim nunca conseguiremos valorizar muito os nossos activos. É preciso titulos urgentemente. Neste plantel temos activos muito bons que podemos dentro de 1 a 2 anos fazer muito dinheiro com eles. Insua é um jogador que tem de ser vendido por 20 milhões ou mais. É um lateral esquerdo excelente, coisa que não abunda por esse mundo fora, por isso não o podemos dar ao desbarato, assim como Ricky, Patricio, André Martins, Schaars, Elias, Capel, Labyad e o próprio Jeffren se voltar ao seu melhor.
É preciso é voltar às conquistas urgentemente

Luis Bento disse...

vai levar no rabo sim??

isto foi copiado daqui:
http://relvado.sapo.pt/sera-desta-forma-que-scp-consegue-resolver-passivo-clube-412541

o mais correto seria processar o teu blog por violaçao dos direitos de autor!

Sportinguista disse...

Pois meu caro Luis Javardo...como podes verificar(caso saibas ler, o que não me parece), este texto foi enviado por um leitor através de email...
Como tiveste uma resposta a roçar a javardice levaste com a mesma "arma"!

Sportinguista disse...

Ahhh...e comentar a post és capaz?

Anônimo disse...

Eu sou apoiante desta direçao, mas tenho de admitir que de Miguel Veloso para baixo (Quaresma, Enakarhire e outros) foi tudo mal vendido (talvez sem contar com o Deivid).

Ora vamos lá avaliar:
Nani - Grande venda, grande ajuda do Jorge Mendes pois 25M não se pagava pelo Nani na altura(devia voltar a ter algumas responsabilidades a vender os jogadores do Sporting)

Ronaldo - Boa venda, era um jovem de 18 anos acho eu e em ultimo ano de contracto.

Ducher - Muito boa venda, embora a sua mais-valia, 13M na altura era muito dinheiro.

Hugo Viana - Excelente venda, era um bom jogador jovem mas como se vê hoje em dia, não é fantástico (nem nunca foi) e joga no clube médio como o Braga.

Simão - Muito boa venda, mas foi vendido por 15M e não por 12,5M.

João Moutinho/Miguel Veloso: Péssimo timing de vendas, a verba por João Moutinho acaba por ser aceitável mas podiamos ter vendido por mais de 18M dois anos antes.

Quaresma: Têm razão, podia ter sido vendido por mais, mais uma época e era muito bem vendido.

.........

Agora estas venda são mesmo miseráveis:

Ricardo - Depois de um Mundial de luxo vendem por 3M?? pelo menos mais de 7M.

João Pereira - Depois do Euro valia 7M a vontade. Vendido devido a problemas financeiros.

Liedson/Figo: O Liedson devia ter saído no inicio da época 2010/2011, valia pelo menos 5 ou 6M. Figo devia ter saido por muito mais.

SL