Sporting 5 - V.Guimarães 0...Este é o Sporting que desejamos!


SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Polga e Evaldo; Schaars, Elias e Matías Fernández; Izmailov, Capel e Wolfswinkel
1-0 Wolfswinkel aos 20 min.
AO INTERVALO: 1-0
2-0 Matias Fernandez aos 50 min.
3-0 Izmailov aos 70 min.(pen.)
4-0 Jeffrén aos 80 min.
5-0 Jeffrén aos 85 min.
Antes de começar a analisar a 1ªparte deste jogo tenho de dizer que assim vale a pena ver as camisolas verdes e brancas a jogarem…
O Sporting jogou um futebol de grande qualidade, com jogadas bem delineadas, com principio, meio e apenas a faltar o fim, apenas não se viram lances claros de golo por parte do Sporting, jogámos bem, jogámos rápido e com uma segurança forte quer a defender quer na definição dos passes.
Gostei bastante, apenas faltam criar as oportunidades de golo, de assinalar apenas uma grande oportunidade por parte de Capel que remate de pé direito(!?), de resto nada de assinalável.
Matias Fernandez e Schaars e fazerem uma excelente 1ªparte, ambos a “carregarem” com a equipa ao colo, é dos pés de ambos que saíram as melhores jogadas do Sporting e depois estiveram muito bem acompanhados por Elias, o brasileiro a fazer de “Rinaudo” e a desempenhar essa função muito bem, muito bem a apoiar os laterais nas dobras e a não dar qualquer hipótese a Nuno Assis para definir o jogo dos vimaranenses, o V.Guimarães que praticamente não incomodou o Sporting na linha mais atrasada e apenas tiveram um lance de real perigo mas Rui Patrício mais uma vez a “salvar” o Sporting!
João Pereira esteve também em muito bom nível, apenas lhe falta ser mais clarividente nos cruzamentos!
Polga e Xandão hoje iguais ao jogo de 5ªfeira…
Evaldo não tem andamento para ser titular do Sporting e por duas ou três ocasiões acabou por complicar as saídas e depois mais apertado “lá alivia” a bola!
Diego Capel é neste um caso de sobe e desce no seu rendimento durante o jogo, andou igual ao Capel dos últimos jogos, ou seja apagadíssimo e depois melhorou nos últimos 20 minutos, está longe do Capel que já vimos noutras ocasiões, perde muitas jogadas de um para um!
Izmailov hoje mais apagado mas nota-se que está mais solto fisicamente e a fazer com João Pereira uma boa dupla na direita!
Wolfswinkel finalmente marcou, parece-me um golo em que Nilson podia fazer mais…a bola é rematada algo fraca, claro que não se pode retirar o mérito ao nosso ponta de lança, até porque tem a intenção de rematar.
O resultado é justo ao intervalo, o Sporting foi a única equipa que produziu futebol atacante, foi a equipa com mais remates e mais posse de bola, apenas continua a faltar “avalanche” de oportunidades de golo!

A 2ªparte é simplesmente espectacular…”se este Sporting estiver para ficar, temos o Sporting mesmo de volta”!
Este Sporting sabe mesmo jogar futebol, este Sporting sabe mesmo defender bem e sabe não dar veleidades aos adversários, não criámos é verdade grandes oportunidades de golo mas fomos terrivelmente eficazes…pena a falta de confiança de Wolfswinkel, tem uma boa oportunidade de golo (remate de cabeça) e não marca, verdade que “ganha” a grande penalidade que acaba por dar o 3-0 mas fica provado que está a atravessar um período de falta de confiança, se estivesse com confiança seria ele mesmo a marcar o penalty…
Mas o que interessa foi o que se viu de positivo esta noite na nossa equipa, porque de “negativo” nada a assinalar…
Uma grande exibição de todo o conjunto, aqui faço também uma referência a Capel, o espanhol que na 1ªparte esteve algo intermitente, acaba por fazer uma excelente 2ªparte…
Schaars esteve a um altíssimo nível, está num grande momento e muito do bom futebol praticado pelo Sporting nestes dois últimos jogos se deve ao momento de forma de Schaars!
Elias também num grande nível, excelente a defender e na 2ªparte acaba por ter oportunidade de apoiar os companheiros nas movimentações ofensivas!
Evaldo subiu de rendimento na 2ªparte, os centrais foram novamente excelentes…
Agora queria realçar a entrada de Jeffrén, o jogador que há 9 jogos não jogava, entrou muito solto e com muita confiança, marca dois golos, o seu primeiro golo é soberbo e o 2ºgolo de sua autoria acaba por nos mostrar que este jogador a 100% é um caso sério para lutar pela titularidade!
Agora ficam as seguintes perguntas:
- Não se nota que a equipa está melhor fisicamente?
- Não se nota que a equipa está confiante, porque será?
“Será que a mensagem de Sá Pinto é diferente da mensagem de Domingos Paciência?
Nota-se também que a equipa está muito mais compacta, a equipa está muito melhor fisicamente e nota-se que a equipa está a recuperar a confiança em si própria…mas o que mais me agrada é a consistência defensiva e resultado dessa mesma consistência é a segurança defensiva pelo menos demonstrada nestes dois últimos jogos!
O Boi de preto mais uma vez voltou a fazer das suas “magias” e acaba por ter alguns equívocos que prejudicaram o Sporting…mas hoje até podias inclinar o campo porque o Sporting esteve em altíssimo nível e mereceu claramente esta grande vitória, viu-se futebol de qualidade e assim dá gosto!
Abertas inscrições para o blog leonino de 2011 aqui(cliquem).
*Apelo aos comentários nos posts, tem vindo a crescer a participação e agradeço mas seria de bom tom a participação subir mais ainda, o blog tem vindo a crescer, está agora com uma média de pageviews que anda entre os 5000 e os 7000 pageviews diários, subiu também para 269 o número de seguidores, o objectivo é chegar aos 300, quem ainda não for seguidor que o faça abaixo do chat do blog.


9 comentários:

Anônimo disse...

Fizemos um jogão do caralho a vítoria do City deu uma moral imensa, acredito que podemos eliminar o Manchester City e acredito que podemos ganhar a Liga Europa, temos grandes jogadores no plantel, acredito que para a próxima época podemos lutar pelo título.
RS

SL

Sportinguista disse...

Calma amigo assenta os pés no chão...

Erik Santos disse...

Quando Sá Pinto foi nomeado treinador eu sempre achei que era a melhor opção e muitos criticaram essa decisão, pois, parece que estavam errados, o Sá veio trazer outra dinâmica à equipa em todos os aspectos tanto defensiva, ofensiva, jogadas com principio, meio e fim.
Assim é como queremos o sporting.
Na próxima epoca se nos deixarem e a equipa e treinador continuarem este belo trabalho podemos lutar pelo titulo.

AMO.TE SPORTING

Anônimo disse...

Desta crónica só te faltou referir o André Martins que esteve muito bem nos poucos minutos que jogou. Otima opção para os jogos futuros.

QUINTA DEL DUQUE disse...

Assim vale a pena. Há qualidade com fartura. Não podemos comparar com a época passada.

SEGUNDO FESTIVAL http://quintadelduque.blogspot.com/2012/03/segundo-festival.html

Tiago disse...

Estou muito confiante para o jogo em Manchester!!! Não vamos perder pessoal!!! :)

Anônimo disse...

Com Matías titular e na sua posição a história é outra! Grande jogo!

CarlosSCP disse...

É precipitada esta análise. Assim como foram as das derrotas. Falar do aspecto fisico é apenas falar do que se não sabe... Não é possivel fisiologicamente criar uma diferença substancial em 3 semanas de trabalho a meio da época. Logo o problema não era fisico....

Este entusiasmo recorda-me o pós Paços de Ferreira. De repente já eramos brilhantes e imparáveis. Se perdermos em Manchester voltamos a ser intragáveis e incompetentes?

Calma com o entusiasmo e as opiniões precipitadas. Vivemos muito do entusiasmo e quando este faltar as coisas podem voltar ao antigamente.

A nossa defesa continua fraca e nervosa, e toda a próxima época pode depender do reforço deste sector. João Pereira, Evaldo, Polga, Xandão não servem para sermos regularmente fortes na defesa.

Anônimo disse...

CarlosSCP Xandao nao serve? entao quem serve? é que o Xandao é um excelente defesa central que alem do golo frente ao city e ter secado o aguero e Dzeko sempre que jogou NUNCA cometeu qualquer erro, é sempre certinho e chegou á europa á dois meses