Bruno de Carvalho diz "O Sporting somos nós e sempre será"

“Nestes momentos o mais “fácil “ seria dizer que nada do que está a acontecer espanta e que é o resultado inequívoco da mentira com que se iniciou esta nova etapa da vida leonina. 
Mas nada no futebol é fácil e muito menos o que é relativo ao Clube do nosso coração. Cada mau resultado ou derrota é uma farpa no coração de cada sportinguista e dificulta cada gesto, cada palavra, cada acção. A constante avaliação dos chamados processos de intenção e os diferentes timings perceptíveis de cada um, dificultam a análise constante do que se passa com o nosso Clube e podem mesmo inibir o debate das respostas que tantos reclamam mas depois não querem aceitar. 

Um projecto tem um rosto, um líder e a ele devem ser aludidos todos os méritos e deméritos da equipa que prepara. Desportivamente temos todos de ser solidários e falar a uma só voz. A valorização desportiva do Sporting serve todos e a sua desvalorização apenas serve os nossos adversários. 
Recuso-me, como sempre o fiz, em ser o profeta da desgraça ou uma espécie de “Messias” que se ergue dos desaires do Sporting. Sou o que sempre fui um sportinguista com um projecto sério e válido para o nosso Clube e enquanto assim o pensar cá estarei sempre pronto para ser parte da solução e nunca parte do problema. 
O meu projecto era válido e assim continua e só não está disponível a quem gere actualmente os destinos do Clube por incapacidade dos mesmos, durante o período eleitoral, de enaltecer o mesmo e de acarinhar os que dele faziam parte, fossem os elementos da lista, fossem os investidores. 
Isto deveu-se à falta de um projecto próprio que levou à facilidade de entrar pelo caminho de denegrir quem o tinha. Foi esta ânsia de vencer a todo o custo, que fechou a porta à solução de reerguer o Sporting já nesta época. 
Repito o que sempre disse, desportivamente estarei sempre ao lado dos atletas e da equipa técnica, pois são eles que nos representam dia a dia. Mas com isto não mudo a minha maneira de ser e de pensar: detesto perder, detesto incompetência, detesto falta de garra, detesto mediocridade, detesto falsidade e detesto cobardia. 
Mas se desportivamente me verão sempre a gritar VIVA O SPORTING!
Em todos os campos e pavilhões, a nível da gestão do Clube não me poderão ver a apoiar o que nunca acreditei. 
Mais do que qualquer sportinguista (desculpem a minha imodéstia mas apenas eu sei o que passei, vi e percebi durante o período eleitoral e durante estes últimos 9 meses) sei que não existe qualquer projecto digno desse nome para o Sporting. 

Tem sido feita uma gestão que é caracterizada por: alterações frenéticas de objectivos de acordo com as vontades expressas nos grupos de apoio ao Sporting nas redes sociais; varias vozes a sugerir rumos diferentes; evidentes lutas internas pelo poder; um controlo da comunicação social mas apenas para assuntos internos descurando a luta pelo respeito que merecemos dos mesmos como a grande instituição desportiva portuguesa que somos; uma venda aflitiva dos passes dos nossos jogadores, que apenas com 10%, 15% e 20% em posse do Sporting, dificilmente se manterão por mais tempo no nosso Clube (só acontecendo se os resultados forem maus e ninguém quiser comprar os mesmos) e consequentemente uma incapacidade de programar ou de preparar uma equipa base para o futuro leonino; uma derrota a todos os níveis por uma posição que obrigue as entidades que regulam o futebol português (Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e Comissão de Arbitragem) a respeitarem o Sporting; incapacidade de atrair novos patrocinadores, tendo mesmo sucedido a saída de alguns como foi o caso publico da Coca Cola; incapacidade de gerir sem necessidade de antecipação de receitas (que hipotecam o futuro); jogadores a serem vendidos para fundos uns a preço de custo, uns abaixo do preço de custo e os da formação a preços gravemente baixos, lesando os interesses e expectativas naturais do Sporting enquanto Clube formador de grande valor.
A esta gestão restava o caos financeiro anunciado pelo próprio Godinho Lopes na entrevista que deu ao Expresso no dia 30.12.2011. 
Mas agora é a minha vez de dizer que não vou tolerar mais mentiras. Eu fui acusado de mentir e de não saber o que dizia quando disse que a divida do Grupo Sporting era superior a 300 milhões de euros. É mentira disse Godinho Lopes, acrescentando que apenas ele sabia toda a realidade e que por isso se candidatou. A divida não era superior a 180 milhões afirmou. Godinho Lopes mentiu a todos e esse é um facto e não uma tentativa de incitar a revoltas. Agora como sabia eu o valor e ele não? A mim apenas bastou me somar os relatórios dos últimos 16 anos a ele não sei, terão um dia os sportinguistas de lhe perguntar se acharem interessante. 
Mas qual é a mentira que não vou tolerar? Aquilo que não vou deixar é que se passe uma imagem falsa que esta gestão dos últimos 9 meses é apenas consequência dos anteriores mandatos dos últimos 16 anos onde Godinho Lopes até fez parte e activamente. 
A situação era grave, mas isso todos sabíamos, e foi prometido que este era o início de uma nova era. Não só não foi o início de uma nova era, como o “rumo” seguido e as decisões de gestão tomadas, agravaram e muito toda a situação. Essa é a verdade que não pode ser mais escondida. Os dados estão ao alcance de todos no relatório do 1º trimestre desta época que está no site da CMVM. Quem quiser ir ver, mesmo que nada perceba de finanças, imprima e fale com quem perceba, não se mantenham é “cegos” com a desculpa de nada perceberem do assunto. O Sporting tem quase 400 milhões de passivo e ninguém teve culpa… O Sporting já aumentou este passivo esta época mesmo com milhões de receitas antecipadas e vendas da maior parte da percentagem dos passes para fundos mas querem nos fazer crer que a culpa é apenas dos períodos anteriores, onde ninguém teve culpa…
A situação que o Clube atravessa tem culpados sem dúvida e a necessária auditoria de gestão que sempre defendi irá um dia revelar os mesmos, mas neste momento a situação agrava-se mensalmente e ai não precisamos de auditoria para saber de quem é a culpa, pois a culpa é de quem gere o Clube.
A solução existe como existia há nove meses atrás. É ter um projecto sério, um modelo de financiamento do futebol leonino que não agrave o passivo, resultados desportivos consistentes e com isso criar as condições necessárias para renegociar, como agente cumpridor e forte, as dividas aos fornecedores e à banca.
Nunca me irão convencer que a solução passará por novas engenharias financeiras, com passagens de sociedades detidas a 100% para a SAD, com a desculpa que tal servirá para o Sporting CP manter a maioria da SAD na altura da conversão em acções das VMOC´s e ao mesmo tempo estar à procura de investidores para comprarem a SAD leonina.
Muito menos a passagem “administrativa” ou por sufrágio do direito de superfície do Estádio. A SAD já tem demasiado do património do nosso Sporting CP, sempre com a explicação, que era essa passagem específica que ia salvar e mudar o rumo do Clube. Nunca assim foi, nem nunca assim será, pois a explicação sempre deveria ter sido que apenas servia para esconder, com meras engenharias, os erros sucessivos da gestão leonina. Quando passarmos tudo para a SAD e com a gestão a continuar a ser um desastre como está a ser, o que nos vai acontecer se um dia a SAD falir? 
O Sporting não precisa de engenharias, que são apenas números fictícios deslocados de um lado para o outro. Necessita de um projecto sólido, com objectivos determinados apoiados num modelo de financiamento do futebol que não aumente o seu passivo mas sim torne o seu futebol vencedor e capaz de gerar fluxos que sirvam para a amortização das suas dívidas. 
Um possível comprador da SAD é claro que quer deter tudo dentro da própria SAD pois só desta forma eliminará por completo o “problema” que se chama sócios do Sporting Clube de Portugal. E é essa a verdadeira intenção de toda a engenharia financeira que nos vai ser apresentada e da necessidade de criar no público em geral o pânico da fatalidade e da solução “do mal o menos”, que será agora a de um “Messias” estrangeiro comprar a SAD do Sporting.
Os “experts” financeiros já vêm todos dizer que não existem soluções sem ser a venda da SAD a um investidor estrangeiro. (Todos? Não, os mesmos que criticavam sem fundamento a solução que apresentei e que agora vêm destilar a sua “ciência” em que afinal a solução pode ser essa. Mas claro, desde que não falem russo, pois os que falam não são credíveis. Mandarim, kwaitiano, iraniano, qualquer serve, mas russo por favor não). A esses senhores “experts” digo, é falso. Das soluções possíveis a venda da SAD é a menos credível de poder acontecer e ao mesmo tempo a pior de todas. 
O Sporting é dos sportinguistas. Assim o foi há mais de 100 anos, assim o será pelo menos por mais 1.000!
Esta é a mentira que me impede de continuar mais calado. O meu timing nada tem a ver com a derrota com o Marítimo mas o de saber que em breve todos os sportinguistas, dos mais novos aos mais velhos, vão ser sujeitos a novas mentiras e a uma tentativa de entregar o poder do Clube a estranhos que nada sabem do mesmo, que nunca sofreram pelo mesmo, e que se conseguissem os seus intentos no momento em que perdessem dinheiro com o Clube deixavam-no cair, pois para eles seria um mero negocio que se falhasse não tinha a menor importância.
Apoiando o meu Clube sempre! Cego, surdo e mudo, nunca!
O Sporting somos nós e sempre será!
VAMOS LEÕES! JUNTOS PARA VENCER JÁ NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA!
VIVA O SPORTING E VIVAM OS E AS SPORTINGUISTAS!
Texto retirado daqui


*Apelo aos comentários nos posts, tem vindo a crescer a participação e agradeço mas seria de bom tom a participação subir mais ainda, o blog tem vindo a crescer, está agora com uma média de pageviews que anda entre os 5000 e os 7000 pageviews diários, subiu também para 259 o número de seguidores, o objectivo é chegar aos 300, quem ainda não for seguidor que o faça abaixo do chat do blog.

15 comentários:

Anônimo disse...

DEvias pedir eleiçõe para se ver quem estará mesmo do lado desta direcção

Anônimo disse...

Fala-se mt de investimentos vindos lá de fora, aparecimento de algum multimilionario q injecte dinheiro ou compre o clube, como solução para esta crise financeira. Ag pergunto eu, o q é q o sporting de hj tem a ver com chelsea, man city, psg...? rigorosamente nada. Quem é o sporting na europa ou no mundo nos dias de hj p alguem querer vir cá "enterrar" dinheiro? É q mm q falassemos do benfica ou porto q têm uma dimensão mt superior lá fora, q projecção tem a liga portuguesa? Abram os olhos, se a vossa salvação passa por isso, o fim está próximo, mt próximo. Sem ironias...

Anônimo disse...

A frase "O Sporting somos nós e sempre será!" enferma de vários erros gramaticais e a campanha eleitoral ainda acabou muito a tempo das novas oportunidades. Agora nem uma coisa nem outra!

Sempre o mesmo ignorante!

SL

Anônimo disse...

Concordo e subscrevo por baixo. Sempre achei que Bruno de carvalho iria mudar o nosso clube,inclusive votei nele. Farto de mentiras, ladroes, incompetencia e maus resultados. Vamos mudar! Forca Bruno! Viva o Sporting!

Anônimo disse...

obviamente os ignorantes sao todos os que votaram nesta corja, que esta a destruir o Sporting, gl, freitas e companhia limitada.
ACORDEM SEUS IGNORANTES QUE APOIAM O GL E ESSA ESCUMALHA TODA!
Bdc tira-nos deste pesadelo, sff!
Tenho vergonha destes pseudo sportinguistas que, ou sao burros, ou siplesmente nao percebem que essa corja pode ditar o fim do Sporting.Acordem!
Sporting sempre!

CarlosSCP disse...

Isto vindo de um candidato que arranjou uns 3 mafiosos russos que iam investir dinheiro. Mafiosos esses que até no seu próprio pais têm fama de especuladores. Pro caralho mais o B.Carvalho.

Anônimo disse...

mais uma vez muito bem o sr. futuro presidente do nosso grande Sporting...tnh medo mas mt medo de o clube ser entrgue a um sheik, mafioso chinês ou algum sanguinário angolano..espero q os sportinguistas nao se deixem enganar com os milhões q nos irão acenar..a marca sporting vale muito mais q este gravissimo passivo!! vamos Sporting

Daniel Pereira

Anônimo disse...

Principio do fim........

Tiago disse...

Falou lindamente... Quem não concordar com estas palavras é pk ou n sabe ler ou tem tacho!

manuelim_s disse...

Mas alguem tem dúvidas sobre o sportinguismo, a honestidade e capacidade deste homem? Ou duvida de que aguilo que ele escreve aqui não seja verdade? - Então o prognóstico é bastante critico: Cegueira, surdez e falta de visão!

P.S. Uma palavra aqui ao 'anónimus': muito pior que algum erro de gramática, são erros clamorosos na matemática! (Na engenharia isso pode ser...a morte do artista. Senão pergunte ao Engenheiro GL)

Anônimo disse...

Mas ninguém vê que se esta direcção não vale nada BdC também não é a solução ?

Anônimo disse...

"SPORTINGUISTA" a presidente!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Pinto da Costa deve estar todo contente.

Tem o seu problema resolvido.

Paciencia deixou o Sporting.

Ainda hei-de ver o Bruno abrir o buraco para o enterrar o Sporting.
Grupo de ranhosos

Anônimo disse...

o fim do sporting aproxima se!!!
AMO TE SPORTING PARA SEMPRE!!!

Anônimo disse...

Os mesmos ignorantes de sempre são os burros que escolherem o Godinho Lopes (que nem sequer foi escolhido!) para presidente. Tudo o que se está a passar, inclusive, com o Domingos era mais que previsível.

Acho extraordinário que se fale mal de um homem que tem todas as competências para ser o melhor presidente de sempre do nosso clube. Fazê-lo voltar ao que ele sempre devia ter sido, um clube ganhador, com garra, devoção!

Agarrem-se às bombas de gasolina, pois é aí que o Godinho disse que ia buscar receita para o Sporting.