A voz do adepto leonino - “Este Sporting continua a merecer-me toda a confiança”

“Olá a todos.
Desde o inicio da pré-epoca que tenho acompanhado atentamente este blog e as variadas opiniões dos vários sportinguistas deste e outros sítios leoninos, tendo-me abstido de comentar seja o que fosse, até hoje.
Não consigo perceber muitas das críticas que têm sido apontados ultimamente à equipa, treinador e dirigentes.
É verdade que as coisas estão a correr pior do que seria desejado e expectável?

É sim senhor.
Mas estejamos atentos aos pormenores por nós observáveis, sem cair no erro e na tentação de fazer a nossa opinião influenciados pelas opiniões e dados lançados todos os dias na imprensa.
O Sporting deste ano tem os mesmos pontos que o do Paulo Sérgio?

Facto indesmentível.
Mas causa tanta preocupação este Sporting ter esses pontos como causava o Sporting do Paulo Sérgio?
Na minha opinião não. 
Até consigo perceber as pessoas que criticam a situação em que nos encontramos devido ao investimento feito esta época, no entanto, não posso partilhar da opinião destas.
O orçamento de uma equipa é de facto importante e influente no que a equipa pode vir a atingir na época, mas não chega.

É preciso ter uma estrutura capaz de gerir esse orçamento, proteger a equipa e "incendiar" a paixão que ferve nos adeptos. 
A meu ver, o Sporting caminha para o bom caminho.

A direcção até hoje merece-me total confiança.
O Sporting já não é um clube manso com as arbitragens, nem fica calado e intimidado quando outros nos atacam.
Os adeptos voltaram a entusiasmar-se com a equipa.
Os reforços foram bem conseguidos (algumas falhas de casting como o Bojinov acontecem a qualquer equipa).
O treinador já provou ser capaz.
O que tenho visto nos últimos dias e principalmente a partir de hoje, é uma tentativa de fazer o Sporting ruir, apontando estatísticas que de zero valem no futebol.
O Sporting do ano passado assustava os próprios adeptos.

Era uma equipa fraca, com uma qualidade de jogo miserável, psicologicamente afundada e que raramente ganhava um jogo com mérito.
Se o Sporting do ano passado estava por esta altura com os mesmos 28 pontos, a 12 do 1º lugar, e em 3º no campeonato, a perspectiva que havia para o resto da época era de aumentar a desvantagem e quiçá perder o 3º lugar (algo que não se verificou por mais demérito das equipas que atrás de nós corriam do que por mérito próprio).
A taça de Portugal era um sonho praticamente impossível, a liga Europa uma miragem que apenas os apaixonados conseguiam ver e a taça da liga era vista como a oportunidade de quiçá conseguir um trofeuzito.
Este ano vejo uma equipa que joga bom futebol, que entusiasma os adeptos, que luta até ao último segundo, e que só pode vir a melhorar.

O campeonato está perdido, a luta pelo segundo lugar complicou-se e de que maneira mas não me sinto preocupado em relação ao 3º posto.
A Liga Europa vai ser muito difícil devido ao infortúnio do sorteio mas o Domingos já eliminou o Liverpool com o Braga.
A Taça de Portugal não se avizinha fácil depois do empate com o Nacional mas vejo como uma obrigação ganhá-la e não tenho grandes dúvidas de que iremos conseguir.
A Taça da Liga pouco me diz, e quer a ganhemos quer não, para mim valerá zero.
Temos tido azares que têm prejudicado a equipa.

As 3 primeiras jornadas são para esquecer mas a verdade é que merecíamos os 3 pontos com o Olhanense e com o Beira-Mar.
A derrota com o Benfica foi também falta de sorte, a equipa jogou bem e não merecia perder.
O empate com a Académica foi também um azar, pois não faltaram oportunidades para vencer. No jogo com o Porto poderíamos também ter ganho mas mais uma vez não marcámos.
E por fim surge-nos uma derrota em Braga, num jogo fraco, num estádio difícil onde poucas equipas vão conseguir passar!
Mas o jogo foi fraco porquê?
Parece que poucos se lembram que jogámos no sábado anterior com o Porto num jogo de ritmo elevadíssimo que causou um desgaste enorme, tendo depois de jogar na quarta com o Nacional, outro jogo que se complicou e provocou que houvesse um desgaste que provavelmente ninguém espera.
A equipa chega assim a Braga cansada, com poucas soluções no banco.

Lembrem-se que não pudemos contar com Rinaudo,Izmailov, Jefrren e Wolfswinkel.
Não havia grandes opções no banco.
A equipa está defensivamente fraca e tem falhado na finalização mas isso não quer dizer que vai ser sempre assim e que o Sporting morreu.
Não caiam no erro de se influenciarem pela mesma imprensa que há 1 mês falava do Sporting renascido, candidato ao título e melhor equipa a jogar futebol em Portugal.  
A diferença destes últimos jogos para todos os outros que ganhamos não esteve no treinador, nem nos dirigentes, nem no futebol praticado pela equipa.

Esteve em graves erros individuais de jogadores quer defensivamente quer na finalização.
Se as bolas tivessem entrado, hoje não estaríamos a dizer metade das coisas que dizemos.
O futebol decide-se nos pormenores, e nós temos falhado.

Porque de resto, este Sporting continua a merecer-me toda a confiança que nele tinha há um mês.
Pedro Rodrigues”

*Apelo a uma maior participação nos comentários aos posts para um melhor debate sobre os assuntos, o blog continua com uma média excelente de pageviews diários(entre os 4000 e os 5500) mas a participação nos comentários aos posts ainda é algo reduzida, se queres participar na rubrica "A voz do adepto leonino" envia um texto sobre o Sporting para scpatemorrer@gmail.com 

8 comentários:

Sportinguista disse...

Um texto muito escrito mas é mais do mesmo...azar e mais azar!!!!
E as arbitragens e tal...a incompetência não vem á baila!!!

Anônimo disse...

concordo, nós como adeptos temos de confiar na equipa pois se nem os adeptos confiam, quem vai confiar???
temos que apoiar a atual direcção pois acho que está a fazer um bom trabalho e na proxima época com mais meia dúzia de boas contrataçoes e estamos la em cima, quanto a esta resta-nos a taça de portugal para minha tristeza SL

Anônimo disse...

Boa noite,

Assino por baixo a crónica do Pedro Rodrigues.
Não podemos cair na tentação de começar a dizer mal só pq as coisas começaram a correr mal... Finalmente temos uma boa estrutura no futeblo e um excelente treinador, mas ainda não temos a equipa q todos gostariamos; este é o ano 0. Não podemos estar sp a começar. Finalmente tivemos momentos de prazer no estádio com bom futebol e mesmo assim nunca o enchemos... vamos apoiar esta equipa que não tem qq comparação com o passado recente em q tudo era sofrido e inconsequente.. parece q já esquecemos q começamos o campeonato com menos 7 pontos, as lesões em jogadores fundamentais... Vamos acreditar SOMOS SPORTING
Luis Branco

CarlosSCP disse...

Mais do mesmo... não se fala na incompetência, nos erros, nos projectos que não arrancam, nos negócios ruinosos com os fundos etc etc.

É a ode do azar... enquanto os sócios pensarem assim não vale a pena.

Anônimo disse...

Concordo em absoluto, temos uma direcção, treinador, equipa nova, o benfica tem-na ha varios anos, o porto ha muitos, e dinheiro nao abunda. Não vamos esperar que contratados a custo zero produzam ao nivel de contratados a 10 milhões de euros. Ja fizemos coisas boas, nada que ver com a miseria do ano passado. Só não gosto é da influencia que as claques malcriadas e arruaceiras tem no clube, que conduzem aquelas imagens vergonhosas no tunel, e as desculpas esfarrapadas que se seguiram. Força Domingos e viva o Sporting.

Tiago disse...

Eu concordo com algumas coisas e discordo noutras.

A primeira é que não nos podemos só desculpar com o azar. Não me digam que só temos azar... O Insua não ter sido expulso em Braga por exemplo foi o quê? Azar nosso? Temos de nos deixar apenas de desculpa.

Mas sim é verdade que vejo melhorias (também se não as houvesse meu deus onde estariamos nós), principalmente ao nivel do futebol, mas agora reparemos no trabalho da direção. Onde está a tal auditoria que tanto foi pedido e prometida?

Onde está o apreço pelos sócios que não têm mais de 50/75 anos de sócio? Nesses aspetos não vejo melhorias. O Sporting não é só ir para dentro das 4 linhas e jogar. O Sporting é muito mais que isso!

Anônimo disse...

Grrrrrau

Anônimo disse...

claro este SPORTING merece o nosso apoio! esteja como estiver ha que apoiar! 5a é para estar no estadio então! eu vou