A voz do adepto leonino - "A culpa é do Domingos?"

“Olá a todos mais uma vez.
No ultimo texto ficaram algumas coisas por dizer, pelo que venho continuar a partilhar convosco a minha opinião sobre o nosso momento actual. 
Nestes dias muito se tem falado de incompetência, referindo-se a maioria a incompetência do treinador.
Na minha opinião a incompetência maior foi dos jogadores e não do treinador.

Se de facto é verdade que o Domingos cometeu alguns erros, a começar pelo tempo que demorou a perceber que a equipa que apresentou nas primeiras jornadas era a equipa miserável que nos proporcionou umas das piores épocas de sempre e mais recentemente pela incapacidade em conseguir resolver o problema que a lesão do Rinaudo causou à equipa, não menos verdade é que alguns dos melhores jogadores que esta equipa e consequentemente o nosso campeonato tem, tiveram erros que nem a iniciados devem ser perdoados.
Se não vejamos:
Na primeira jornada apesar dos erros de arbitragem que influenciaram e de que maneira o resultado, a equipa dispôs de mais do que muitas ocasiões para virar o jogo, e mais uma vez foi incapaz, mas esse ainda era no fundo o Sporting da época anterior.
Na 2a jornada com o Beira-Mar, num jogo fraco, a única clara ocasião de golo de que se dispôs esteve nos pés de Capel, que a 1 metro da baliza conseguiu acertar no único jogador do Beira-Mar que se encontrava em cima da linha.
No jogo com o Maritimo não há muito a dizer, derrota justa, jogo fraco.
A partir daí a equipa mudou, os intervenientes começaram a ser outros e a equipa ganhou 10 jogos seguidos, apresentou bom futebol e toda a gente falava num grande Sporting.
Depois surge a derrota na Luz, num jogo muito bom do Sporting, em que apenas não conseguimos mais por culpa de mais um falhanço incrível desta vez do Elias que a 2 metros da baliza, completamente só consegue falhar.
A partir daí a equipa pareceu-me um bocado afectada e um inesperado empate surge-nos em Coimbra.
Mais uma vez questiono-me:
Terá sido culpa do Domingos que o Wolfswinkel tenha falhado escandalosamente o 1-0 aos 3' e o 1-1 aos 51'?
Terá sido culpa do Domingos que o Onyewu não tenha conseguido encostar a bola para a baliza aberta aos 65'?
Lembro que nesse jogo só conseguimos chegar ao empate devido ás excelentes mexidas que Domingos fez na equipa durante o jogo, mais precisamente a saída de Capel para a entrada de Evaldo(!).
O empate com o Porto surge num jogo mal disputado de parte a parte, mas de grande intensidade, que seria obviamente decidido em pormenores.
Volto a perguntar:
É culpa do Domingos que o Wolfswinkel falhe a bola e na sequência Izmailov a 2 metros da baliza acerto em Alvaro Pereira?
É também verdade que no último minuto tivemos a sorte de Otamendi cortar a bola de golo do James, mas caso marcássemos o 1-0 aos 83' o jogo teria sido completamente diferente.
Mais uma vez, Domingos esteve bem no jogo.
No jogo com o nacional, é culpa do Domingos que o Polga cometa a infantilidade que dá o 2-0? Ainda assim fomos a tempo de empatar.
Por último perdemos em Braga, um jogo em que sofremos 2 golos em infantilidades do João Pereira e do Onyewu e num erro também infantil do Rodriguez.
Já para não falar na incapacidade dos jogadores em finalizar lances que jogadores com a sua qualidade têm de ser capazes de o fazer.
Se fizéssemos assim por alto as contas, caso os craques internacionais AA da nossa equipa não tivessem falhado coisas que volto a repetir nem a um iniciado se devem perdoar, por esta altura o Sporting estaria em 2º lugar em igualdade pontual com o Porto, na luta pelo 1º lugar a 2 pontos do Benfica.  
Por isso pergunto, a culpa é do Domingos?

Ou o Domingos tem toda a razão quando no fim do jogo diz que há jogadores que têm de fazer mais e melhor?
A minha opinião acho que está evidente.

Admito que haja quem concorde e discorde comigo, de qualquer maneira, só peço que se pense e analise os dados antes de começar a criticar sempre a parte mais fácil que é o treinador.
Quanto ao trabalho da direcção pelo que tenho acompanhado tem-me satisfeito.
Não sou de Lisboa, não tenho hipótese de me envolver com a realidade do clube tanto como gostaria, pelo que a minha opinião não é de certo a mais ponderada, pelo que não tenho muito a acrescentar ou falar em relação a isso. 
Obrigado a todos os que se dão ao trabalho de ler estes enormes textos, mas prefiro não deixar nada por falar.
Saudações Leoninas a todos e Força Sporting, juntos venceremos.

Pedro Rodrigues”

Apelo a uma maior participação nos comentários aos posts para um melhor debate sobre os assuntos, o blog continua com uma média excelente de pageviews diários(entre os 4000 e os 5500) mas a participação nos comentários aos posts ainda é algo reduzida, se queres participar na rubrica "A voz do adepto leonino" envia um texto sobre o Sporting para scpatemorrer@gmail.com 

Nenhum comentário: