A voz do adepto leonino - "Balanço de uma 1ªvolta menos boa"

“Caros sportinguistas, ao concluirmos a primeira volta torna-se evidente que não estamos nem como queríamos nem como gostávamos.
As razões a meu ver podem-se dividir em duas ordens:
As externas e as internas, e penso que o peso de ambas é muito semelhante.
Se é verdades que temos mais dificuldades em intervir nas externas (arbitragens), que já nos levaram sete pontos, internamente os erros também têm sido muitos.
Em primeiro lugar, começámos mal o campeonato devido ás arbitragens e também com alguns erros na formação da equipa, com o Postiga e o Djaló e vejam o que o Postiga está a fazer em Espanha e porque foi que o Nice depois de ver o Djaló treinar o despachou.
Vamos ver qual o clube que o quer.
Depois quando as coisas melhoraram aconteceu aquilo que na minha opinião mais contribuiu para o momento actual, a lesão do Rinaudo que era o ponto de equilíbrio da equipa, na minha opinião o jogador mais importante.
O erro obviamente não está na lesão do jogador, está em não se ter resolvido a sua substituição atempadamente.
Depois voltamos ao velho problema, qualquer jogador que marque meia dúzia de golos no Sporting, tem logo todos os colossos europeus interessados, se é verdade que não podemos controlar as notícias, devemos faze-lo em relação aos empresários, depois passar para fora o discurso de desmitificação, dizendo que os grandes clubes estão sempre a observar jogadores  em todo lado e que só contratam em média 5,6,7,jogadores por ano e que são para as várias posições.
Depois ao nível do discurso o treinador falhou redondamente, quando classificou a equipa como estando na fase da introdução da Cerelac.
Primeiro desresponsabiliza os jogadores, o que numa equipa com ambições não pode acontecer, indo mesmo contra ciclo com o discurso ambicioso dos jogadores, pois quando o próprio líder não acredita está tudo dito.
No FCP Domingos nunca ouviu este discurso mesmo em anos em que a equipa era toda reformulada.
Jorge Jesus não o fez na primeira época de Benfica e foi campeão.
Uma das coisas mais importantes que me ensinaram é que se quer ter algo temos de agir como se já o tivéssemos, se queremos ser campeões temos de agir como tal.
Já não falo das questões técnicas porque aí não tenho duvidas da competência do treinador, mas deixo uma sugestão, um guarda-redes que em meia época faz 4 vezes o mesmo erro grave no mínimo deve fazer o treinador pensar, a sugestão é o Patrício ser sempre titular na liga e o Marcelo nas outras competições.
Permitia a comparação, para  decisões mais fundamentadas na  próxima época, mantém o Rui na rota do euro para uma possível valorização e sente o peso de uma verdadeira concorrência. Esperemos uma melhor segunda volta e sem espaço para desculpas no jogo da Choupana, pois em caso de fracasso pode tudo ruir, quanto às aquisições, penso que foram razoáveis, com algumas falhas naturais nestas coisas.
Saudações Leoninas.
Ricardo Dias”

*Apelo a uma maior participação nos comentários aos posts para um melhor debate sobre os assuntos, o blog continua com uma média excelente de pageviews diários(entre os 4000 e os 5500) mas a participação nos comentários aos posts ainda é algo reduzida, se queres participar na rubrica "A voz do adepto leonino" envia um texto sobre o Sporting para scpatemorrer@gmail.com 

4 comentários:

Anônimo disse...

sejas bem aparecido! concordo.
saudações leoninas!

Rui Dias

Anônimo disse...

acho imensa piada de falarem da equipa do Jorge Jesus no primeiro ano como se fosse uma equipa completamente nova o que esta completamente errado, o Benfica nesse ano tinha a equipa do ano passado como uns 5/6 reforços, sendo que apenas 4 para titulares.

leao revisor disse...

Isto é sempre um faca de 2 gumes. Se por um lado tivesses dito que iríamos ser campeões estávamos a dar uma ideia errada do que realmente podíamos fazer e teríamos um problema de gestão de expectativas.

Depois o FCP no ano em vendeu muitos titulares (4 ou 5) não venceu. O FCP vende sim, contrata muitos sim mas o 11 base não se altera assim tanto com jogadores novos de um ano para o outro, pelo menos os que entram no 11 já têm alguma experiência no clube.

O SLB parece-me que a malta anda esquecida andou 4 anos a formar um plantel a investir todos os anos mais que nós (que agora somos acusados de investir muito e não ter resultados) e nesse tempo ficou sempre em 3º atrás de nós com o "horrivel" paulo bento.
Não foi chegar o Jesus e ser campeão, foi chegar o Jesus ter uma base boa juntar 2/3 jogadores e ser campeão que é bem diferente.

Ao SCP tem que ser tudo à primeira, já se estrearam pelo clube 18 jogadores esta época e nós queremos tudo para já.

Por ultimo e por falar em factores externos vejam o tempo que o SLB jogou com mais um jogador nesse ano do Jesus.

Maradona disse...

off-topic:

Benfica divulga as imagens do seu túnel de acesso aos balneários:

http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/405962_10150569283449119_732764118_8830099_655044020_n.jpg