Rui Patricio é melhor que Vitor Damas, Vitor Baia ou mesmo Bento?

Antes de escrever este texto hesitei bastante em escreve-lo porque já sabia antecipadamente que iria sofrer na pele as ofensas e devaneios dos “analistas” e “especialistas” do futebol mas enchi-me de coragem e avancei.
Até porque gostava de ler opiniões válidas sobre o assunto!
O assunto é Rui Patricio, o nosso guarda-redes que tantas vezes critiquei e já também defendi e que por acaso no final da época passada nos “salvou” de algumas perdas de pontos…e é neste momento o melhor guarda-redes português da actualidade e o titular indiscutivel da selecção de Portugal…
Sim, é verdade que é o melhor guarda-redes português da actualidade e o titular da baliza da selecção nacional…mas porquê?
Não porque o Rui seja um “excelente” guarda-redes porque não o é mas sim porque não temos outro melhor que ele em Portugal ou que possa jogar pela Selecção?
Eduardo?
É ao mesmo nivel…igual a Rui Patricio em tudo, até no “não saber” sair às bolas cruzadas para a sua área e na insegurança nos remates de longa distância e também nas “valentes frangalhadas” e “paragens cerebrais” entre os postes e nas jogadas em que é preciso jogar com os pés, depois quem resta para lutar com Rui Patricio pela titularida quer no Sporting quer na Selecção?
São todos mais fracos que o Rui…
Tiago e Boeck?
Tiago já há muito que faz parte do plantel do Sporting apenas para fazer número, é um grande profissional e o único que ainda pode dizer que já foi campeão pelo Sporting, Marcelo Boeck é fraco e inseguro e já o mostrou nos poucos minutos que jogou…guarda-redes tipico de equipa pequena que quando “engata” contra os grandes defende tudo e mais alguma coisa mas depois quando transita para um clube com maiores ambições é o que se sabe!
Depois na luta pelo lugar na baliza da Selecção?
Eduardo?....Já o referi é igual ao Rui;
Quim?...Já foi “chão que deu uvas”!;
Beto?...Nunca será um grande guarda-redes;
Hilário?...Este se tem ficado em Portugal e no FCPorto se calhar seria outro “Baia”, depois do Baia nunca mais Portugal teve um guarda-redes de qualidade!
O Rui alguma vez conseguirá atingir o nivel do ex-guarda-redes do FCPorto e da Selecção?
Claro que se recuarmos no tempo, falamos em Vitor Damas e aí sim podemos claramente falar de um guarda-redes de classe mundial (quem o viu jogar sabe do que falo, eu vi!) e nunca Rui Patricio será nem de perto nem de longe igual a Vitor Damas!
Não vou fazer comparações entre o Rui e os guarda-redes dos nossos rivais mas Hélton é de longe o melhor a jogar em Portugal e muito superior a Rui Patricio, pois já sei que vão dizer que o FCPorto tem e teve sempre melhor defesa que o Sporting mas a verdade é que o Hélton também dá as suas “casas” mas porra em comparação com o Rui…
Este post não tem a intenção de criticar o Rui Patricio, até porque já não é o mesmo “mau” guarda-redes que já foi outrora e verdade seja dita que muito evoluiu nestes anos em que “ocupou” a baliza do Sporting mas penso que em termos de evolução o Rui Patricio chegou ao seu limite:
- Em tantos anos de baliza ainda não aprendeu a sair a um cruzamento?
- Porque será que ainda continua a sofrer golos “estúpidos” como por exemplo um dos golos ontem do Rio Ave?
Eu gostava de perguntar aos “entendidos” qual a razão de dizerem que o Rui Patricio é dos melhores guarda-redes da Europa neste momento?
Quais são as qualidades necessárias para um guarda-redes ter esse “titulo”?
Ontem o Rui salva o Sporting do empate numa defesa dificil a afastar a bola para canto, sim é verdade tenho de admitir isso…mas então e o golo sofrido em que é inteiramente responsável?
Uma “mão” lava a “outra”?
A um guarda-redes de um clube grande pede-se regularidade e não intermitência constante…este inicio de época para o Rui tem sido tudo menos constante!
Alguma vez o Rui será melhor ou mesmo igual aos três nomes que refiro no titulo do post?
A mim parece-me que não, porque na minha opinião já evoluiu o que tinha para evoluir…
Força Rui…

Se ainda não é fã do blog, podes fazê-lo aqui(clica).

31 comentários:

Lomba disse...

Rui Patrício é e será o melhor guarda redes português nos próximos anos. O que lhe falta é poder de encaixe para as críticas. Actualmente falta lhe confiança mas tem valor! Não chegará a um patamar do Damas, do Bento e do Baia mas valor tem e muito!

Anônimo disse...

és mesmo estupido. queres comparar o incomparavel neste momento da carreira do Rui. Ainda ontem te avisei num post, e depois admira-te que eles lá no porto o levem por tuta e meia. Continua que vais no bom caminho, ai vais vais, se eu pudesse saias de socio e eras morto a bolada pendurada na bandeirola de canto.

Que comparação ridicula.

Anônimo disse...

viste o Damas jogar quando?? quando jogou contra o teu benfica?

Joaquim Varela disse...

Vi jogar todos os que referes. Para mim e por ordem decrescente de qualidade:

-Bento e
-Damas

Estes sim, os dois melhores GR portugueses que vi jogar.

Vitor Baía, pode ter conquistado muitos títulos, mas não tinha a qualidade dos outros dois. Nem nada que se compare. No Fruta, Corrupção e Prostitutas, era-lhe permitido tudo e mais alguma coisa, nomeadamente jogar inúmeras vezes com as mãos fora da Grande Área, sem nenhuma punição. Quando foi jogar para um clube a sério e não numa organização de mafiosos, foi o que se viu...

O Patricio, para mim, não tem, nunca teve e nunca terá qualidade suficiente para ser GR do SCP. É-o na selecção, porque Portugal, de há muitos anos a esta parte, só tem tido jogadores medianos/banais nessa posição.

De todos os que estão actualmente a jogar o que inspira, ainda assim, mais confiança é o Quim, mas nada de especial também.

Anônimo disse...

Penso que neste momento ele está em baixo. Talvez por motivos psicológicos, talvez devido aos "atrasos". Mas quando está em forma é o melhor guarda-redes a atuar em Portugal e o melhor português. E além disso nunca achei o vitor baia um bom guarda-redes como se diz.
SL

MaximinoMartins disse...

Reconheço que o Rui tem alguns defeitos, mas também tem muitas virtudes...

Ontem foi um dia não para o Rui, se bem que a bola falhada e que se fosse direita à baliza seria golo (mas um defesa nunca deve atrasar uma bola na direcção da baliza...), o falhanço aconteceu porque simplesmente a bola bateu num tufo de relva levantada e mudou subitamente de direcção, quando o Rui já tinha armado o pontapé...

Falhanço clamoroso foi o 1º golo que sofreu, pois é proibido sofrer um golo num ângulo daqueles...mas aconteceu...

Agora há uma coisa que muitos se estão a esquecer...a época passada o Rui salvou-nos muitas vezes de perdermos pontos...

O Rui ainda está a crescer, mas há uma coisa em que ele já é forte, pois se acaso isso não acontecesse há muito que teria desistido...
Um guarda-redes que consegue resistir à maneira como era assobiado na época passada, tem que ser muito forte psicologicamente...

Uma parte dos adeptos sportingistas, esquecem-se que em vez de assobiar os jogadores os devem incentivar, para que consigam ultrapassar os problemas e possam surgir com um novo elan e um maior desejo de vitória...

Alguns gostam muito de se aliarem aos nossos inimigos para nos deitarem por terra...!!

Força Rui...

Ajuda lá o Sporting a chegar ao primeiro lugar...!!

Sporting Sempre...!!

Anônimo disse...

simples, e o pior guarda redes da historia do sporting, e uma ofensa chamares guarda redes ao rui no meio desses tres nomes.
eskerdo

Ricardo Lopes disse...

Este blogue por mim, está baptizado como o blog de deita abaixo, só sabes crticar.

O Rui Patricio é só o melhor guarda-redes portugueses, sendo nos últimos anos.

Rui Patricio não tem o estatudo de Damas, mas tem qualidades para ser uma referência. Precisa de ter um bom treinador de guarda-redes para treinar os seus pontos fracos, sendo na minha opinião Silvino Louro, o melhor treinador.

Vitor Baia foi o que se viu no Barcelona, supleente de Busquets...

Tu deves ser daqueles que assobiavam Nani em Alvalade e aplaudiam o Ruben Micael.

Deixa-te de merdas e se realmente és sportinguista, apoia os nossos jogadores, só assim seremos mais fortes.

kokiSCP disse...

Eu na minha opiniao o Rui Patricio n é nem nunca será um gr para o Sporting...!Dos melhores gr da europa??quem diz esse tipo de disparates?nao brinquem com coisas sérias...o homem nao se sabe sair a um cruzmanto,nao tem lideranca na baliza,n tem comunicao com os companheiros da defesa(por 3 x quase que matava o j.pereira,2 delas foi ele para o hospital e ontem contra o rio ave nao foi por sorte,porque o patricio nao fala)joga mal com os pés,nao da seguranca nenhuma a defesa..e é um dos melhores da europa??sem falar nos ultimos 2 erros infantis em relacao aos atrasos de bola...nao pode facilitar!rezemos para que ele melhore...!SL

Rui Moreira disse...

Eu ainda me lembro de ver Michel Preud'Homme, talvez o melhor guarda-redes que vi jogar, melhor que o Damas e que o Bento, dar umas casas pelo Malines e pela selecção da bélgica quando era mais novo. O Casillas também as deu. O De Gea idem. E também já vi o Damas ser um susto!

É por isso que este post é mau, mau no sentido de maldoso, porque querer comparar um puto com dois dos três maiores guarda redes portugueses de todos os tempos, sendo um deles ídolo leonino já desaparecido (e todos sabemos que os mortos eram os maiores) é desleal, é feio e é mau. Mas, ainda assim, aqui vai a resposta: daqui a 12 anos conversamos, mas duvido que o Rui olhe para trás e veja uma carreira com menos sucesso do que Damas e Bento.

Não comento quanto ao Baía porque este teve muitos títulos e teve ainda a sorte de o clube que o viu nascer para o futebol nunca o ter tratado como nós estamos a tratar o Patrício.

Rui Moreira disse...

S´mais uma coisa, que reforça uma suspeita que tenho de que não deves ter mais de 20 aninhos. Porra, eu sou do Sporting e também adoro o Damas, mas perguntares se o Rui alguma vez chegará ao nível de um Damas, um Baía "ou mesmo" um Bento só se explica por não teres visto jogar o Bento, que infelizmente defendia a baliza dos lampiões mas era de longe o melhor dos três.

Anônimo disse...

como se perde tempo com um g redes destes que para mim o jogador das duas uma ou tem falta de vista ja que bolas de longe e cruzamentos so se lança a bola sempre tarde nao tem vizao de jogo um bom gr tem de ler bem antecipar ele reage ao contrario tardiamente nunca pode ser um bom gr so nao ve isto quem e fanatico ao ponto de dizer que todos os jogadores so porque representam o clube sao os melhores do mundo por outro lado nunca admitem uma critica

Sportinguista disse...

Relembro uma saida em falso num lance em que falha o corte da jogada e a bola vai por sorte ao lado!!!!

Anônimo disse...

o dono deste blog tem que ser um anjo ja que atura cada um os de fora e tambem quem escolhe para mod ja que alguns deles nem sei como os atura ja que sao o oposto ao que ele pensa ou escreve portanto tem que ser santo força (sportinguista)ja deixei de partecipar pelo menos nos chats nao quero aturar fanaticos mal criados que reagem a criticas com ofenças pessoais (podes nao publicar se assim entenderes)

Anônimo disse...

Peco aos sportinguistas serios que nao tenham curiosidade pelo bizarro para nao entrar mais neste blog. Apos 3 visitas estou cansado de tanta merda! Sl

Anônimo disse...

és mase um grande otario e o que és... o rui e um grande gr frangos? sim como todos os gr... grandes defesas? mts ate lhe perco a conta... e a conta de otarios como tu que só abrem a boca para dizer merda que o SCP ta onde esta só desmoralizam a puta da equipa a pessoas que caladas são génios tu és um deles idiota

Anônimo disse...

tu n querias saber opiniao nenhuma!
o patricio teve um jogo menos bom e tu va de aproveitar p deitar abaixo..
eu era daqueles q me chateava um pco qd a malta te insultava os posts, m tb começo a perder a paciencia..
o patricio eh bom guarda redes. o mlhor de portugal. o manchester foi buscar o de gea, tb um puto, e n penses q eh mto mlhor..
depois do damas tivemos pcos guarda redes tao bons cmo o rui.
n fora por ele e c o coador q temos tido como defesa. . .

Anônimo disse...

Eu achava que já tinha lido tudo, mas esta vai para os anais...
Hoje descobri que aos 23 anos já atingiu o seu nível máximo de maturação futebolística.
Estúpido foi o Júlio Cesár, que aos 23 anos era suplente do Flamengo, em não acreditar nos que lhe disseram que estava acabado. Agora é titular do Inter de Milão e da seleção do Brasil, para a qual o teu grande ídolo Helton nem convocado é...

Anônimo disse...

eu n andava por aqui nessa altura, m aposto que eras dos q achou mto bem o moutinho ir embora..

Anônimo disse...

concordo em tudo o que foi escrito

O Patricio é um rapaz que esta na baliza...não é um GR

E alem de tudo é burro que nem uma porta

Tiago disse...

Marcar golos ao Sporting é facil. Basta remtar de longe e ela está lá dentro. O Patricio é um GR muito inconstante. Tanto salva como enterra. O primeiro golo do Rio Ave um GR de 1ª Liga não o pode sofrer. A bola nem sequer foi com muita força.

Depois de Postiga e Djaló, foi Carriço e em breve será Patricio. O Patricio precisava de um GR de top e muito experiente ao seu lado, com Patricio a ficar no banco e a aprender. Nunca teve isso.

Anônimo disse...

O Bento foi o melhor guarda-redes português que vi jogar, de muito longe. Um guarda-redes elástico, com reflexos, com coragem, com tudo! Arrisco mesmo a dizer que o Bento está no meu top 5 de keepers. Se fosse hoje não ficava nem meia época no carnide. Ao seu lado o Baía seria medíocre. Tenho 36 anos e por isso só vi o Damas em fim de carreira, tendo perdido o melhor Damas dos anos 70.

O Rui Patrício é um GR mediano, bom para um Paços de Ferreira ou um Marítimo, mas absolutamente inqualificado para ser o nosso GR.

jpinto disse...

Cambada de Lampiões e Portistas - vêm para aqui falar mal do nosso Guarda Redes !!!

Comparem Rui Patricio com qualquer GR aos 23 anos !!!

Baia ??? Era era só estilo - um jornalista um dia disse que "até quando sofria golos Baia tinha beleza no seu movimento"

Rui Paricio é um bom GR e pode-se vir a tornar um GR de top - nestes ultimos 2 anos tem estado bastante acima do nivel medio do plantel do Sporting.

Desde o caso Sá Pinto Liedson que não tinha praticamente uma falha, mas agora que não tem estado bem - vêm logo feitos abutres cair em cima do rapaz.

Anônimo disse...

quando e que esteve bem???? nao percebi mas digo eu nunca e os colegas nunca tiveram confiança nele

Anônimo disse...

voces nao estao fartos de peru?devem e ser masoquistas

Anônimo disse...

depois teem fraca memoria ja chega de ver aquela andorinha aos papeis e por a equipa em causa nao e capaz de sair a um cruzamento

Anônimo disse...

um bom gr tem de transmitir confiança a toda a equipa e fundamental coisa que nao se ve nele

Anônimo disse...

muito bom compara o rui aos 23 anos com 3 grandes guarda redes com carreiras enormes, isto só podia lembrar a um urso como tu.

Relembro a tua frase no inicio da ultima epoca "o patricio so vai ser titular da selecção quando as galinhas tiverem dentes"

Passado um ano so tenoh a dizer MAS QUE LOL!!!!!!!!!!!!! Então só agr é que o grande sábio da bola vê que o "rui so é titular da selecção porque nao há melhor", então na altura para dizer que nunca ia ser titular era porque eram todos melhores que ele mas num ano isso mudou??? Que otário...faz um favor ao mundo e mata-te

Anônimo disse...

Eu é que sofri na pele as ofensas e devaneios de "analista" e "especialista" de futebol que tu aqui publicas.

muda de clube...

a sério.

Anônimo disse...

Não crias criar polemica, porque ja sabias que a ias criar pk comparar um guarda redes e não outra posição, mas se es sportinguista o que eu duvido um pouco vê la se quando artur e helton mamaram frangos estavam em maus momentos alguem os assobiou ou pediu algum suplente... não queimem o patricio como temos feito ultimamente a jogadores e treinadores...força scp

António Araújo disse...

Sou suspeito para falar em Bento porque sou benfiquista. Mas vi-o fazer coisas que a mais nenhum vi fazer apesar daquelas ocasiões "Liverpoolianas"... Vítor Vítor Damas estaria a um patamar muito semelhante ao de Bento, e para mim, Rui Patrício é de longe o melhor de todos desde essas eras de Bento e Damas. Vítor Baía era apenas um produto "polido" para ser vendido, tinha qualidade, mas não a que queriam fazer crer que tinha, ganhava autoconfiança a mais rapidamente, o que o levava a falhas incríveis provocadas por ele mesmo e o Barcelona depressa colocou "o melhor guarda-redes do mundo" (LOL!) na 3ª equipa... Falando de outros, para mim, Bento e Preud'homme, os melhores de sempre (que me lembre) do Benfica (foi pena o Enke não ter evoluído lá mais tempo), Damas e Patrício (o Schmeichel de fora propositadamente), os melhores de sempre (que me lembre) do Sporting e no Porto, de longe acima de qualquer outro, Mlynarczyk.
Saudações desportivas.
António Araújo.