A voz do adepto leonino - "A visão do actual futebol do Sporting"

Mais uma vez tenho de agradecer a todos aqueles que diariamente enviam crónicas para o blog, crónicas essas que são para serem publicadas na rúbrica "A voz do adepto leonino", não tenho mãos a medir e torna-se dificil publicar todas as crónicas enviadas, algumas dessas mesmas crónicas falam do mesmo assunto e tenho de escolher a mais bem elaborada, mais uma vez agradeço a dedicação daqueles que enviam crónicas para o email do blog mas tenho de pedir desculpa aqueles que por vezes não vêm as suas crónicas publicadas, o blog não pode publicar muito mais que 3 posts diários pois se o fizer torna-se complicado aos leitores acompanharem o blog.
"Bem depois de ver mais um jogo do Sporting em que os jogadores parecem não saber efectuar uma desmarcação ou vir buscar jogo e mesmo fazer um passe de morte eis que decidi fazer um post especial com o meu 11 ideal e colocar as características dos jogadores em questão que me fizeram optar pela sua escolha.
Problemas que deparei no Sporting assim numa visão muito geral.
- Não conseguem fazer uma transição rápida nem defesa-meio campo nem meio-campo ataque;
- Os jogadores ficam parados para receber uma bola;
- Nos cantos contra não deixamos um único jogador para um contra ataque. Metemos 11 jogadores dentro de área e mesmo assim não ganhamos uma bola! Se a equipa adversária deixa dois jogadores perto do meio campo porque não mandamos nós 1 lá para a frente e outro para a entrada de área? Mas estamos a defender resultados de eliminatórias?
- Existem muitos outros casos que se quiserem podem comentar sem problema mas que não vou mencionar. Mencionei apenas os principais na minha opinião, já para não falar das imbirrâncias de manter Postiga e Djaló no onze e mesmo de termos contratado 16 jogadores e só 2 terem jogado.
Bem em primeiro lugar mostro a minha equipa depois efectuo a explicação das escolhas.
1- Rui Patricio; Não há muito a dizer sobre o Patricio neste momento não temos alternativa ao mesmo.
2 - João Pereira; Dos melhores do Sporting ultimamente.
3 - Onyewu; Central possante e com um porte atlético que o permite ganhar 90% das bolas aereas na nossa grande área.
4 - Rodriguez; ao contrário de Onyewu não é possante mas é muito bom posiconalmente o que lhe permite fazer alguns cortes na altura certa.
5 - Insua; ainda agora chegou mas não é dificil ser melhor do que Evaldo. É de relembrar que foi titular muita vez na Argentina no tempo em que Maradona era treinador.
6 - Rinaudo; Um verdadeiro Pitbull que não perde a bola de vista e persegue-a por todo o lado. Ainda faz algumas faltas mas cada vez tem feito menos. Sai muito bem a jogar com a bola e é um eximio recuperador de bolas. Excelente para cobrir as subidas de João Pereira.
7 - Jeffren; Rápido e muito bom tecnicamente e bastante rematador (algo que faz falta aos jogadores do Sporting). Pode trazer Magia e entradas fulgurantes área a dentro se tiver liberdade para tal. Para seu lugar também temos Izmailov, jogador que tem uma óptima meia distância e segura muito bem a bola. Qualquer um dos dois pode fazer maravilhas naquele lado direito.
8 - Schaars; Pelo que tem mostrado é um bom jogador (se era capitão de uma equipa que lutava pelo titulo na Holanda, tem de ser bom só lhe falta a confiança e umas vitórias para animar). Mas pode muito bem ser substituído pelo André santos ou pelo Elias que está a chegar. Apenas meti Schaars porque ainda não vi como o Elias se vai portar e nunca o segui muito.
9 - Rubio; O melhor marcador do Sporting no momento e um caso que realmente não percebo. Rubio é um jogador à imagem de Chicharito na minha opinião, aparece na hora H para meter a bola no fundo das redes. E é disso que estamos a precisar.
10 . Matias Fernandez; Na minha opinião é o jogador mais mal aproveitado que temos no plantel. Ele pode render muito mas temos que saber usa-lo tal como fazem na selecção chilena e como Borghi fez no Colo Colo colocando-o a 2º avançado. Retirar-lhe tarefas defensivas fazendo-o recuar até ao meio campo para ir buscar jogo e distribuir com passes de morte para Capel, Jeffren e Rubio pode ser essencial no nosso Sporting para fazer jogar os extremos que tanto apreciamos. Jogando apenas no ultimo terço do terreno é um jogador que tanto marca como dá a marcar. E é o nosso melhor marcador de bolas paradas sem margem para dúvidas.
11 - Capel; Jogador à imagem de Jeffren mas não tão rematador é um jogador que consegue ir até à linha fundo e cruzar bolas muito perigosas para a área onde bem organizados poderíamos fazer aparecer um jogador ao primeiro poste para puxar os defesas e permitir a entrada de um jogador ao centro e outro ao segundo poste o que nos daria uma grande chance de marcar golos que temos falhado à grande.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Dias (Matias14Fernandez)"

7 comentários:

Anônimo disse...

e o izmailov???? e o melhor jogador do sporting!!! e o schaars ainda nao mostrou que tem de ser titular... para mim elias no lugar de schaars, o gajo e muito bom mesmo e izma no lugar de matias...precisamos de um ponta!7

Anônimo disse...

Ó Tiago, felizmente que ainda há no Sporting quem saiba mais de futebol que tu.

Tiago disse...

Sim o Schaars sai. Eu quando fiz a equipa ainda não estava o Elias. Mas com a chegada do mesmo o Schaars salta. O Izmailov jogo com ele a extremo porque a posição do Matias na minha tactica é como 2º avançado e não como 10.

Garra de Campeão disse...

João Pereira dos melhores? É um craque não haja dúvida. Foi mais um barrete enfiado pelo Braga, defender não é com ele, passa mais tempo no ataque que na defesa, tenta desequilibrar com as suas subidas mas raramente o faz bem, os passes dele são com tanta força que parecem remates, cruzar também não é uma qualidade que tenha. Pereirinha a titular rendia muito mais, é um jogador rápido, cruza bem e tem um bom posicionamento dentro do campo. E ainda temos o Arias por isso acho que está na hora de vender o João Pereira e fazer algum dinheiro que bem precisamos.

Anônimo disse...

concordo contigo mas o schaars precisa de ir um pouco ao banco pa n se queimar tanto e punha o izmailov no seu lugar. em relaçao a rubio metia ele nos inicios de segundas partes e começava com wolf pk ele tem talento nao pode e se queimar e tem de se entrosar melhor mas de resto penso o msm k tu agr e preciso jogar bem para isso. em relaçao ao matias e verdade o k dixes mas os adeptos do scp sao uns impacientes do caraças k por nao ganharem ha anos sao uns frustrados eu tmb ando fdd k nunca mais vi o meu grande scp campeao mas nao podemos queimar jogadores por frustraçoes de titulos fdx eu plo sporting ja chorei de alegria ja chorei de raiva ja chorei de tristeza ja sangrei de tanto apoio msm dentro de casa k ate ja arrebentei tanta merda pelo grande sporting e msm ficando a 30 e tal pontos nem deixei de os apoiar incondicionalmente mas e obvio k fikei triste e abalado com isso mas o scp e o nosso amor e temos que lutar por ele

WTF disse...

Tens curso de treinador? NÃO? É QUE PARECE. Sinceramente 100X´s melhor que o Domingos. O Anónimo das 19:47 como é evidente não é do Sporting.

Tiago disse...

Não tenho curso não, e o Domingos sabe que o que nós adeptos dizemos na sua maioria temos razão mas de certeza que valores mais altos se levantam.

Na minha opinião não podemos cruzificar nenhum jogador quando a equipa está mal pois ao estar mal condiciona todos. Também me refiro a Djaló e Postiga claro. Temos é de encontrar o nossos melhor sistema com os melhores jogadores e mandar valores mais altos passear.

Temos uma boa equipa e quem diz o contrário pouco percebe de futebol, porque onde é que já vimos eu digo uma boa equipa depois há outro que diz uma boa equipa também e outro ainda diz outra diferente!?

Isso é optimo, é sinal que temos grandes opções e se um estiver mal temos um igual ou melhor no banco! Há qts anos não acontecia isto?