A voz do adepto leonino - "O nosso presidente"

“Boas Sportinguista,
Escrevo este post para falar, um pouco, sobre o nosso Presidente Godinho Lopes. 
A primeira pergunta que faço é: quem é Godinho Lopes?
Que currículo tem?  
Formado em Engenharia civil no IST.
Em pleno PREC (Processo Revolucionário em Curso, para que não sabe) começou a trabalhar no Ministério do Trabalho e fez parte do VI Governo Provisório.
Posteriormente, consolidou a sua carreira na Construção Civil, quer como engenheiro, quer como empresário.  
Entrou para a Direcção do Sporting Clube de Portugal como vice-presidente para a área do Património, numa altura em que a construção do Estádio de Alvalade XXI e a Academia Sporting estavam em fase de projecto mas pouco tempo depois passou a liderar os referidos projectos.
Em 2003 demitiu-se das suas funções do Sporting por estar envolvido com a justiça, devido à sua actividade profissional.
Em Fevereiro de 2011 candidata-se a Presidente do Sporting Clube de Portugal, sob o lema " Honrar é Ganhar".
Apelidavam-no de candidato da continuidade. 
Em Março de 2011 foi o vencedor das eleições mais disputadas da história do Sporting Clube de Portugal, tornando-se assim no 42º Presidente do nosso clube.
Eleições essas marcadas por enorme polémica e grande contestação por parte de alguns sócios.  
Como referi, em 2003 demitiu-se das suas funções por estar envolvido com a justiça.
A verdade é que foi absolvido e, por isso mesmo, não é um criminoso.
Se o é, não foi provado, logo, para todos os efeitos, não o é.
Mas o que ressalvo nesta absolvição é uma evidência: a INCOMPETÊNCIA!
Para quem não saiba, Godinho Lopes foi acusado de corrupção activa para a prática de acto ilícito de um crime de branqueamento de capitais.
Este caso está relacionado com o fretamento pela Parque Expo , S.A, sociedade anónima exclusivamente públicos, de navios-hotel de apoio à Expo 98 a uma única empresa, sem concurso público, mediante o pagamento de contrapartidas.
Volto a referir que Godinho Lopes foi absolvido. Criminoso não é!
Godinho Lopes provou, neste caso, ser um péssimo gestor.
Péssimo gestor, porquê? Porque prejudicou, deliberadamente, o Estado, este negócio foi um buraco do tamanho do mundo, existiram erros de gestão e lesou pesadamente os contribuintes.
Resumindo e concluindo, as suas capacidades empresariais ficaram manchadas.  
Este caso, seria só por si, suficiente para que este "monstro" do mundo empresarial não se ter candidatado a Presidente do Sporting Clube de Portugal!
Estamos a ser governados por um incompetente!
Mas como as pessoas são de memória curta, alguns sócios esqueceram-se que no incompetente currículo de Godinho Lopes encontra-se alguns negócios no nosso clube. 
É que Godinho Lopes, como referi no começo do post, foi vice-presidente para o Património numa altura em que o Património foi importantíssimo para o destino do clube.
Foi sob tutela do nosso Presidente que o Sporting vendeu os terrenos do seu antigo estádio e construiu o novo e quais foram os resultados?
Dramáticos para o clube!!!!
Foi sob a tutela do nosso Presidente que vendeu, de forma ruinosa, os terrenos do estádio antigo por um valor pouco superior a metade do de mercado e com uma taxa de actualização equivalente à da inflação. 
Foi sob a tutela do nosso Presidente que se rasgou a empreitada que tinha sido adjudicada ao consórcio Alvalade XXI, liderado pela Somague, por um valor de cerca de 75 milhões de euros.
Godinho Lopes pensou que tinha tido uma brilhante ideia e que brilhante ideia foi essa? Executar a empreitada por administração directa.
A ideia era que poderia poupar o suficiente para pagar a indemnização ao consórcio  e realizar grandes economias.
Qual foi o custo final?
120 milhões de €!!! 
Foi sob a tutela do nosso Presidente que se construiu o Estádio José de Alvalade XXI com falhas graves numa obra realizada em pleno século XXI.
Desde os azulejos pedidos ao filho desse grande arquitecto que se dá pelo nome de Tomás Taveira, aquelas cadeirinhas de todas as cores “para parecer que está cheio”, passando pelo relvado que se encontra permanentemente podre, pelos placards electrónicos que se situam numa zona que era para os invisuais, pelo fosso que nem os camiões conseguem dar a volta, pelos lugares onde não se consegue ver as bandeirolas de canto.
E este é nosso Presidente…gestor de altíssima qualidade! 
Godinho Lopes, tanto na sua vida profissional como na sua vida, digamos, de dirigente desportiva falhou em toda a linha! 
A minha segunda pergunta, e final, é: Quo Vadis, Sporting? 
Abraço 
Tiago Filipe”

7 comentários:

jpinto disse...

Que pessimo post numa altura em que estão em guerra declarada com o Sporting Clube de Portugal.

Não é altura para destabilizar ainda mais o nosso clube.

Temos de apoiar o nosso presidente - se não estivermos todos do mesmo lado essa escumalha dos arbitros vai levar a deles avante e os nossos rivais vão-se rir de nós por muitos anos.

SL

Anônimo disse...

CALA-TE ! TENS QUE TER VERGONHA NA CARA.

AFRICA EM POESIA disse...

Passei por aqui e li..
E fico muito preocupada com o meu clube..
Mal de nós quando trazemos para a praça pública os defeitos dos nossos.
Eu protejo até ao fim os meus familiares e amigos. o que penso que é mau, eu falo em privado... pois quando vamos para a rua falar de nós que ideia transmitimos aos outros?? os árbitros devem rir-se ao ler este post.
Por favor desculpa o meu desabafo que é apenas o meu sentir (podes não publicar)

S.L.

Pedro Santos disse...

Realmente, numa fase menos boa que o nosso clube a nivel de futebol atravessa, este post é um pouco descabido, aliás como varios posts que eu tenho lido noutros blogs com comentarios alguns completamente sem ponta por onde se pegue. Não está em causa o direito á expressão de cada um mas há coisas que tem que se tratar de maneira diferente. A todos as minas saudações leoninas.

Anônimo disse...

estás com vazio de ideias! estás a ficar "vermelho" de vergonha...

Lomba disse...

Africa Poesia,

Que eu saiba esta história foi pública! Se investigar...vai ler em toda a comunicação social!

Relativamente aos outros comentários,
se vocês querem que o Sporting seja governado por um incompetente, por um ladrão (não tem outro nome) então meus caros..o sócios têm o Sporting que merecem!

Anônimo disse...

Sportinguista,

É COM ENORME TRISTEZA QUE VEJO O TEU BLOGUE CONTINUAR A COLOCAR POST ANTI-SPORTING EU NÃO SEI QUEM É ESTE INDIVIDO MAS OS POST DELE SÃO SEMPRE CONTRA O SPORTING.
HONESTAMENTE EU NÃO APRECIO NADA ESTE TIPO DE COMENTÁRIOS,EU VI CRESCER ESTE TEU BLOGUE DE FORMA GIGANTE MAS DE UM MOMENTO PARA O OUTRO NÃO ESTÁ A ENVERDAR POR SER UM BLOGUE DE APOIO MAS SIM DE DESUNIÃO.
ACONSELHO-TE A TENTARES MUDAR ALGO POIS É FORCOSAMENTE NECESSÁRIO QUE O FAÇAS A MEU VER.
TODOS NÓS QUEREMOS APOIAR O SPORTING OU SERÁ QUE Á 2 JORNADA JÁ NEM PRESIDENTE NEM TREINADOR NEM JOGADORES SERVEM?????
É ASSIM QUE SE CONSTROI UMA EQUIPA???
TENHAM PACIÊNÇIA....

JKMLFOSÉ