A voz do adepto leonino - "Momentos Sporting"

“Saudações Leoninas e agradecia a publicação.
Há muitos anos que estou ligado ao futebol, não é a 1ª liga mas é futebol à mesma e penso que também tenho direito a dar minha opinião. É tão válida quanto a vossa.
Como devem calcular, quando existe um problema entre alguém a razão não está 100% em determinada parte, existem proporções de culpas a atribuir. Logo a culpa não é inteiramente de ninguém, treinador, direcção ou adeptos. No caso do Sporting vou enumera-las.
Em 1º Lugar a culpa é dos adeptos que por vezes se manifestam erradamente, caso de Mourinho foi flagrante. O Luís Duque estava para contrata-lo e alguns adeptos logo boicotaram essa hipótese. Penso que são os mesmos que hoje já contestam o Domingos, pois o perfil dos adeptos parece-me o mesmo. Não quero com isto ofender ninguém, mas sim alertar para que as vossas atitudes sejam ponderadas e não a quente, pois vocês não têm garantia de estar certos e donos da verdade.
Quando Pepe esteve em Alvalade a treinar à experiência alguém o boicotou também. Logo estas opções fazem-me pensar que a incompetência tem reinado em Alvalade. É apenas um exemplo.
Como foi o caso do Moutinho, e tantos outros, felizmente ainda recuperamos a tempo o Izmailov que tanta falta fez ao Paulo Bento e outros.
Todas estas apostas em treinadores e jogadores têm sido nefastas por falta de projecto com ambição, é tudo feito em cima do joelho, desde a preparação dos plantéis, acrescido da falta de dinâmica vencedora e estrutura sólida, tudo junto, só pode dar asneira.
Quanto a mim deixei de ser sócio no tempo do Santana e agora vou regressar. E vou explicar-vos o porquê.
Ponto 1- Esta direcção mal ou bem ganhou as eleições, são eles que representam o Sporting, eu apoiava o BdC se tivesse direito a voto, como sou de longe só agora vou poder ter esse direito e devo essa justiça à actual direcção. Nada que BdC não fizesse é certo mas esta direcção cumpriu o prometido sem alaridos. Outro ponto a favor.
Ponto 2-  As promessa da direcção em relação ás propostas pela arbitragem e a defesa do Sporting pela justiça das mesmas, é uma promessa que se está a cumprir. Hoje a liga reuniu-se com o estado para criar um gabinete de avaliação da arbitragem,   parece-me que o trabalho desta direcção, está a fazer mudar alguma coisa. Ainda ontem foi sonegado um penalti e um golo, acham pouco? Bem contra equipas como o marítimo que quanto a mim tem uma belíssima equipa o Sporting até nem foi mau de todo pois jogou contra 13, 1 fiscal de linha que não manda seguir em caso de dúvida e um árbitro que inventou faltas que mais ninguém viu, caso de Schaars e ainda fez vista grossa ao penalti sobre o mesmo jogador salvo erro. Na primeira jornada foi o que se viu e que todos já constatamos, roubalheira pegada. Tudo isto abona a favor da actual direcção.
Ponto 3- O departamento de Scounting do Sporting tem sido incompetente, claro que isto devia ser analisado como um todo, o certo é que todos sabemos que por vezes não basta ter dinheiro para fazer uma grande equipa, se fosse só os orçamentos a mandar o Real Madrid ganhava todos os anos e nem valia a pena competir. Quanto a isto a direcção contratou um antigo jornalista do jornal o jogo para chefiar o departamento, um Sportinguista convicto e que fez um excelente trabalho em Braga, aliás foi a 1ª medida do Carlos Freitas foi convidar este homem. Parece-me que todos concordam, que Rinaudo, Rubio, Elias, Rodriguez, Jeffren, Capel, Insua, Carrilho são tudo contratações fantásticas e por pouco dinheiro (milagres não há ninguem acerta nas contratações todas, não vale pena ter ilusões) ainda ontem ouvia alguém falar do tremendo potencial do Turan, do Arias que se destacou logo depois de ser comprado em competições pela sua selecção, embora sejam novos e não entrem no imediato, mas porra a direcção não mentiu disse que trabalhava para uma bolsa e que trabalhava para o triénio. Não há avançado goleador? Não há, realmente é verdade, mas esses são muito difíceis de encontrar e isto não tem ajudado em nada a equipa, mas também caramba, quem foi que vendeu o Liedson?
Foi esta direcção? 
Se ele lá estava o desfecho dos jogos tinha sido o mesmo? Parece-me que não. Refundar um plantel inteiro é obra de gigantes e se domingos tiver sucesso nem que seja na taça e na UEFA é candidato a melhor treinador do ano. Os centrais enterram-no ontem como fizeram com os outros treinadores, é que não deixaram ao homem um central que se aproveite. Mais ainda, as novas contratações são em sigilo e a relação com a imprensa tem sido muito diferente para melhor. Uma série de pontos a favor desta direcção.
Ponto 4- A formação deixou escapar Nélson Oliveira e também aqui o director da academia foi substituído e parece-me que houve mudanças nesta parte para melhor. O regresso de Manuel Fernandes é uma garantia para todos nós e muitos outros Sportinguistas de igual modo.
Ponto 5- O departamento médico não funcionava bem, é evidente este item e com isso até a preparação desta época foi prejudicada. A culpa é da estrutura anteriormente montada. Este departamento médico é melhor? Não sabemos, mas pelo menos fizeram alguma coisa. Mostraram ambição em melhorar. Portanto, o Luís Duque tomou as rédeas do problema e tentou soluciona-lo e quem contratou em tempos essa equipa foi ele, portanto ele pode meter pessoas conhecidas ou os amigos mas exige competência.
Ponto 6- O Domingos a época passada também andou na corda bamba e já duvidavam do seu trabalho, mais tarde desfizeram-se em elogios e propuseram-lhe a renovação e como é óbvio ele por coerência não aceitou. A culpa é do Domingos de tudo andar mal no Sporting, reparem que ele em braga tinha alguma estrutura e davam-lhe tempo. Já viram o que é fundar um clube do zero? É o que se está passar no Sporting praticamente. Há quantos anos entrava-mos em novas épocas apenas com a prata da casa? Sem ambição?
Ponto 7- Se o Van Basten fosse o treinador alguém pode garantir que estava-mos melhor? Não, não pode, se o disser mente e eu não acredito nem ninguém de bom senso. No Sporting estava muita coisa mal e não se vai a Roma num dia, o Van Basten até podia ter sucesso mas tinham de lhe dar o benefício da dúvida e aguentar um começo de época mais azedo. Com agravante que o Van Basten não conhece o futebol Português e iria ter o primeiro ano de adaptação. Raramente um treinador é campeão no 1º ano em novo campeonato. Não me venham com tretas que BdC fazia melhor que eu não sou parvo.
Ponto 8- O trabalho de galvanização dos adeptos tem sido bem feito, a prova é o estádio muito mais composto e o regresso de muitos sócios como eu. Só que eu agora não dar com uma mão e tirar com a outra, como se fosse dono da verdade, vou apoiar e esperar que todo este trabalho de frutos com o passar do tempo. Vou apoiar para ter consciência tranquila, senão nunca saberemos se realmente o trabalho que está ser feito é de qualidade ou não.
Ponto 9- As modalidades estão bem, o futsal por exemplo continua a fazer inchar as cabeças dos taxistas bêbados.
Ponto 10- Falta de sorte, lesões, integração tardia, e sobrecarga de jogos de alguns jogadores, Capel, Izmailov só agora parece estar melhor, Jeffren, Matias, Luís Aguiar, Rodriguez, Rinaudo…etc
É fácil falar e criticar, no terreno com os dias a passar e em tão pouco tempo esta direcção teve de trabalhar muito até aqui. E eu tenho visto um presidente presente e a tempo inteiro e não é remunerado como o outro javardo.
Ponto 11- Visto isto, são muitos pontos a favor e não vamos deitar tudo a perder por um mau resultado e deixar de apoiar. É com este espírito que alerto para que como tantas vezes tem acontecido, não sejamos nós adeptos a dar um tiro no próprio pé.
Muitos mais pontos a favor havia apontar a esta direcção...estes são incontornáveis e já é um bom começo. Vamos aguardar até ao natal, como tenho sempre dito desde que esta direcção tomou posse e fazer o nosso papel que é apoiar e não assobiar. Para já é precoce, suicida e demagogo assobiar seja quem for.
Post Scriptum: Não gostei nada das conversas do BdC a meter achas para a fogueira, acho que está a meter o seu orgulho pessoal à frente dos interesses do Sporting. Devemos ouvi-lo sim, mas saber interpretar. Vem falar do Domingos e ele próprio já admitiu em tempos que era um treinador que gostava. Portanto, sejamos coerentes. Não tirem o tapete ao treinador agora, nesta altura devemos ser homens.
Saudações leoninas
Romeu Martins”

10 comentários:

Tiago disse...

Co Adrianse campeão na primeira época!
Boloni campeão na primeira época.
Trapatoni campeão na primeira época. Queres mais? ;)

Mas mudando de assunto da maneira que não podemos dizer que estavamos melhor tbm n podemos dizer k estavamos iguais ou pior pois não sabemos!!
E no Sporting não é o treinador que é mau +porque o Domingos é bom, existe é coisas por trás que nós não sabemos. DEsde empresários a outras coisas que não sei o que é, mas que as há, há. Basta vermos que com 16 novos jogadores tinhamos 9 da epoca passada a jogar a titular. É no minimo estranho não? E uma coisa é certa se no próximo jogo for completamente diferente a culpa foi de empresarios que obrigam certos jogadores a jogar!

Anônimo disse...

Mais um Leão "envenenado" pelos actuais e que se julga "iluminado"... Desde quando BdC faloumal do Domingos? Defendeu-o!! Será que compreende bem o nosso idioma? Parece-me que não....ACORDA SPORTING....

Saudações Leoninas

Anônimo disse...

Outro, nos momentos difíceis é que vem estes mentecaptos mandar vitaites... enfim
Meu caro das o beneficio da duvida ao ''Van Basten'' e porque não dás ao Zico, Frank Rijkaard...

Ignoto dum raio, estão tão bem calados às vezes.

Anônimo disse...

Finalmente um post lúcido e racional, num forum dominado por fanáticos defensores do BdC, é obra.
Votei BdC , mas neste momento, e vendo o comportamento desta direcção e dos opositores, fico feliz de ele não ter ganho.
Se eu fosse adivinho diria que ele ainda vai ser presidente e vai acabar por não conseguir fazer nada, nesta guerra interna os que dizem mal hoje vão ter oposição forte quando ganharem, as pessoas não esquecem.

Daniel disse...

Romeu Martins, percebo muito bem o que dizes, e concordo ctg em muitos pontos que enumeraste.
Mas deicha me dizer te que eu fui a Alvalade no Domingo, e vi uma equipa sem raça, a jogar por sacrificio, sem espirito de solidariedade ! E isso é uma coisa que nao admito no meu Sporting !!!
E depois veem com conversas de adaptações ? È preciso adaptação para dar tudo em campo ?!? Para correr e para se esforçarem ao máximo ? Eu acho que não !!!

Porra pá, logo o Domingos, logo o Domingos que meteu o Braga a jogar com tudo, a comerem a relva.. Fodasse, e agr vejo o meu Sporting exactamente ao contrário ?!?! Epá fodasse, ás vezes penso : "Será alguma puta dalguma maldição ? "

Anônimo disse...

finalmente um texto de jeito.
estes que dizem mal se faz favor se o scp ganhar algum titulo neste mandato nao festejem ...

Anônimo disse...

Dizer que as modalidades vão bem é no mínimo insólito, não por termos uma boa estrutura a nível do futsal, que as nossas modalidades vão bem...

Continuamos sem pavilhão, que é vergonhoso, tendo o projecto do mesmo evaporado!

O nosso Andebol está a cada ano mais catastrófico, modalidade que era um dos pilares do Sporting!

Até no atletismo perdemos a hegemonia para os lampiões!

Anônimo disse...

Não podia estar mais de acordo. Bom post !

CarlaSporting disse...

Gostei muito do teu post, Romeu!
És um daqueles com quem me identifico inteiramente. Parece que muita gente tem o "cérebro bloqueado" ou memória curta, mas ainda bem que há muitos adeptos positivos, "com astral para cima", como tu.
Eu também votei no Bruno, mas hoje apoio esta direção e, principalmente, este treinador.
Parabéns!
Saudações Leoninas

Anônimo disse...

Companheiros,
Eu também apoiava o BdC, mas aquela história do Centenário do Sporting caiu-me muito mal e até hoje ainda não ouvi qualquer comentário ou explicação.....
Vamos acreditar que estou certo que este ano ainda vamos ver bom futebol em alvalade.
FORÇA SPORTING!!!!