Domingos eu acredito em ti...mas!

Domingos Paciência parece temer as criticas dos adeptos do Sporting, quanto a mim o treinador não tem de temer as criticas ao seu trabalho e acredito no seu trabalho, como se costuma dizer em Alvalade:
“Sem ovos não se podem fazer omoletes”.
Está claro que o Sporting a nível defensivo tem algumas lacunas:
- Precisamos de mais um central de qualidade, Onyewu é claramente um jogador lento e o seu único forte é mesmo o jogo aéreo, Rodriguez é um bom central mas sozinho não chega.
Carriço e Polga não têm categoria para jogar neste Sporting!
- Quantos aos laterais, Evaldo volta a confirmar que é um dos maiores flops de sempre, volta a mostrar que é jogador para um clube de menor dimensão e que por ali o Sporting tem um passador autêntico na defesa, entre Evaldo e Grimi venha o diabo e escolha, estão praticamente ao mesmo nível, resta-nos Turan!
No meio-campo parece-me que estamos bem, penso que talvez mais um trinco para discutir o lugar com Rinaudo mas André Santos pode ser uma boa opção para esse lugar mas a ambos falta centímetros!
Nas alas estamos diferentes e para melhor, ontem Capel não apareceu e alguns dizem que temos de lhe dar tempo mas o que se viu foi um Jeffrén que não precisou de tempo para mostrar as suas qualidades e sem praticamente sem treinar esteve muitos furos acima do compatriota, ainda temos Izmailov, Carrillo e Djaló…por aqui não estamos mal.
Falta Matias Fernandez mas começo a ter a ideia que a melhor táctica para este Sporting jogar será um 4-3-3 e se assim for penso que o chileno não calça no onze do Sporting!
Mas melhorámos também na quantidade e qualidade de opções para a marcação de bolas paradas!
Depois vem a “velha” questão dos avançados e a par da defesa é aqui que reside o maior problema deste “nosso” novo Sporting:
- Bojinov chegou, treinou e está lesionado…quando chegou muitos o apelidaram de novo flop, então e não é que está de “baixa” até Setembro!
O jogador tem um histórico de lesões que até assusta!
- Depois temos Wolf(lobo)swinkel que nos custou 5,4 milhões de €, marcou golos contra equipas amadoras e chega aos jogos com equipas mais a sério e é o que temos visto, muita gente diz que temos de lhe dar tempo mas ficou claro ontem que o jogador se tem qualidade e é um matador, deve-se ter esquecido do “saco dessa magia” na Holanda e que de “lobo” pouco ou nada tem, até já li comentários a dizer que é igual a Saleiro, não concordo, parece ser um jogador bem mais interventivo mas claramente tem muito que provar para mostrar que valeu o investimento feito em si…gostava de o ver a fazer dupla com Diego Rúbio, pode ser uma boa opção para prender os defesas para abrir espaços para o chileno e tem também de se dar mais à luta com os centrais!
- Hélder Postiga, bem este é aquilo que todos sabemos, eclipsou-se, acabaram os jogos com “coxos” e a lâmpada mágica dos golos esfumou-se, mais um ano a aturar este gajo e a dizer que é azar e tal e que trabalha bem e que dá tudo nos jogos, etc, etc…nem para o Cascalheira!
- Diego Rúbio, claramente o melhor avançado do Sporting, muito móvel, não tem medo de enfrentar os defesas e é lutador, falta-lhe centímetros mas compensa isso com a sua mobilidade e garra e está sempre visível para os médios poderem fazer tabelas para entrarem na aérea adversária, gosto deste “miúdo” e neste momento tem de ser titular.
Assim sendo penso que nos falta mais um avançado e daqueles que marquem golos!
Acredito em Domingos Paciência mas se estas lacunas do plantel não forem colmatadas iremos ter muitas dificuldades em poder lutar pelo título de igual para igual com os nossos mais directos rivais!


Mais logo não poderei fazer a crónica do jogo entre o Sporting e a Udinese, se algum leitor estiver disposto a contribuir, terei todo o gosto em publicar.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sportinguista,

Eu percebo a desilusão, eu também estou desiludido. No entante gostaria de apelar à calma... Não é em 3 semanas que se faz uma equipa com 14 jogadores novos,muitos deles muito jovens, equipa técnica nova, etc...

Está a acontecer aquilo que eu temia, e é o pior que podia acontecer, isto é, aos primeiros desaires, os adeptos começarem a por tudo e todos em causa...
Isso é um acto de puro masoquismo que não ajuda em nada...

É muito cedo para avaliar os reforços do SCP e estar já a rotular alguns deles de flops. Isso não ajuda nada, antes pelo contrário... Se essa análise fosse feita em Dezembro... agora em Agosto, acho que só nos estamos a prejudicar.
Por isso pedia-te que te contivesses um pouco e parasses com este tipo de posts, pois só estás a prejudicar o Sporting...

SL

Anônimo disse...

mais um trinco?? fds ve as opçoes que temos para o meio campo se vier mais 1 temos que jogar com 3 medios, ter 3 suplentes e ainda mais 2 de reserva, nao achas de mais? no meio campo estamos bem... matias em 4-3-3 calça sim, matias é um 10 como belushi e belushi joga em 4-3-3 e é o mais ofensivo do meio campo do porto por isso ficavamos com Rinaudo(mais defensivo),Schaars(medio de apoio) e matias(medio de ataque) em 4-3-3, com o rinaudo e schaars matias nao tem que se preocupar em defender e aí sim vamos ver o show do matias!

Anônimo disse...

Sportinguista sim um central e um PL goleador vinha a dar jeito mas o trabalho que está a ser feito no sporting nao é já para este ano por isso este ano nao esperes um unico titulo se ganharmos algum fantastico nem que seja a taça de Portugal mas se nao ganharmos nenhum tambem nao é alarmante...
Vejamos temos 14 jogadores novos, 17 se contarmos com os que regressaram de emprestimo, temos um treinador novo, uma nova estrutura ou seja quase tudo novo e para criar rotinas nesta "nova" equipa nao demora nem 1 semana, nem 2 semanas nem 1 mes nem 2 meses, é um trabalho de meses!!
Alem de se criar rotinas na equipa tambem é preciso jogadores adptarem se o que em alguns tambem demora meses e noutros demora menos!!
Como disse em cima este ano nao esperes titulos, porque este ano nao é para ganhar titulos mas sim para criar uma equipa e depois no 2º ano caso nao despeçam Domingos, mantenham a estrutura e nao saiam jogadores fundamentais aí sim Podemos ser Campeoes!!

Anônimo disse...

Com o Sporting não há "mas", o que existe é apoio incondicional.
Se começam com muitas duvidazinhas escolham outro clube para apoiar. Perdem 2 jogos de preparaçaõ com 14 jogadores novos e já estão com duvidas? DA-SE!

Anônimo disse...

Opiniões valem o que valem, começo a ficar farto de ler tantas criticas a uma equipa que está junta apenas à um mês.
Uma equipa demora tempo a ser construida e os adeptos não têm paciência, talvez pelo passado recente de maus resultados, ou por verem os seus adversários a ganhar jogos, apesar de serem equipas mais intrusadas ou jogarem contra equipas menos fortes.
São unânimes as opiniões em relação à qualidade dos jogadores que foram contratados este ano, por isso não se entende as muitas criticas num momento que se estão a analisar os jogadores e os modelos de jogo que deverão ser utilizados na época que se aproxima e a criar dinamismo.
Esta exigência dos adeptos não é saudável para a estabilidade do plantel. Talvez o erro do SCP foi não ter escolhido equipas ao estilo do que fez o Real Madrid e que continua a dar goleadas, gostava de ver o Real a jogar contra uma equipa forte para ver qual seria o resultado.
Termino por dizer prefiro que se percam jogos nesta altura do que quando forem a doer. Ontem fiquem triste, confesso, ninguem gosta de perder, mas vi uma boa atitude na maior parte dos 90 minutos, e os acertos traduzem a pré-época. E de certeza que todos os aspectos estão a ser analisados pelo nosso treinador.
Quanto aos que já pedem a cabeça de alguns jogadores, épa, tenham calma e sejam mais racionais. Uma equipa não se faz do dia para a noite, é preciso "paciência".

Anônimo disse...

Incrivel, acreditas no domingos mas nao acreditas na defesa que com ele foi a melhor defesa do campeonato à 2 anos. Dessa defesa para a nosso só muda o onyewu em vez do moises. Os fala barato que tanto criticam nem se lembram disto...
O wolfs nao serve e foi 1 flop, incirvel como em 2 jogos que correram mal ja se crucifica o rapaz, o mesmo que chamam flop é internacional A pela holanda deve ter sido por acaso...o rubio so escapa à ma lingua porque se esta a mostrar rapidamente mas eu bem me lembro que quando chegou tb nao servia porque era "mais um jovem? para que? para a equipa B? precisamos da truta!"

Agora o polga já nao serve, quando no ultimo jogo era o central que estava melhor, isto faz algum sentido? muda-se de opiniao de jogo para jogo mas o que é isto?

Gostava de relembrar ao sabichoes que sabem tudo de bola e nunca falçham 1 flop, que voces eram os mesmos que assobiavam Nani e Caicedo, o Nani esta onde esta, o caicedo foi "SÓ" o melhor marcador da liga espanhola a jogar fora do real e barça, e isto numa equipa de meio da tabela no fim da epoca valeu milhoes...
catedráticos da merda é o que voces sao

Anônimo disse...

Ai o Matias não calça porquê? Não pode jogar a médio centro com o Schaars ao lado? Um médio mais ofensivo com um mais equilibrador... qual é a dúvida? Há coisas que me transcendem.

jj disse...

com esta equipa ñ temos hipoteses com o guimarães e braga, é claro k os directos concorrentes vão ser essas 2 equipas, e penso k vamos ficar em 5º. pois temos pior equipa k no ano passado, porque sairam valdez, pedro mendes, e o pongolle seria o nosso melhor avançado claro. porquê vir jovens estrangeiros inadaptados e mandae embora salomão e wilson eduardo e cedric. para vir bojinov mais valia ficar o vuk. viva o 5º lugar

Nelson disse...

não sei o k tens contra o matias. é o nosso melhor jogador. quem irá organizar o jogo atacante?!?!?!??!
ou queres k joguemos com 3 medios sem vocaçao ofensiva?!?!?!? ou não gostas do matias ou não percebes nada de futebol, a não ser k preferes o luis aguiar

Anônimo disse...

Sou da opinião que ainda não vai ser para breve que teremos a estabilidade e fio de jogo que todos queremos. 14 jogadores novos num plantel de 28, numa modalidade em que jogam 11 é muito.
Nunca esperei ser campeão já este ano, só espero ver o Sporting jogar melhor.
Há coisas que no entanto,neste momento me parecem claras.
.Este novo sporting parece dar-se melhor c o 4x3x3 do que com o 4x4x2 ou 4x1x3x2 (como lhe quiserem chamar..)
.Falta garra. Se do evaldo não esperava mais. é um jogador triste e desinteressante, esperava dos outros mais agressividade e alegria.Excepção feita a Rinaudo e Rubio
.A defesa está ainda mais insegura. Bola nas costas e é golo. Não só porque os centrais são lentos. Também pq os laterais não dobram e pq os alas não fecham qd o adversario sai
.Insiste-se nos pontapes p frente qd por cima não ganhamos uma
.Insiste-se em dar o pensamento do jogo aos laterais

Anônimo disse...

rubio, postiga, wolf.. é preciso é que a bola chegue lá e não seja bombeada pelo patricio..
com calma vamos lá. falta pensar um pouco mais o jogo e nesse aspecto,o matias é o mlhor. schaars jgando mais atras (em 4x3x3) pode ajudar rinaudo a segurar o jogo, recuperar bolas e lançar o ataque soltando o 3o médio (o matias ou o izmailov)
é preciso é calma,engolir em seco qd os lampioes mandarem umas bocas, e acreditar que há potencial

Anônimo disse...

domingos eu acredito em ti mas prefiro continuar a dizer mal de tudo, este si devia ser o teu titulo.