E já lá vão 10 anos sem titulos!


O Sporting está prestes a entrar no seu décimo ano sem ganhar o mais ambicionado titulo nacional de futebol, falo claro do titulo de campeão nacional, muitos sportinguistas ainda andavam na escola primária quando isso aconteceu e muitos de nós apenas vimos o Sporting ser campeão três ou quatro vezes…
Acabou mais uma época e assim que acabou as mentes dos sportinguistas começaram a trabalhar a mil, é a ansiedade de ver o Sporting contratar um treinador como deve ser, facto que finalmente aconteceu e depois disso começou a “dança” dos nomes de jogadores associados ao nosso clube, com isso cresce ainda mais a ansiedade dentro de nós e cresce porquê?
Porque estamos sedentos de vitórias, queremos mudança, queremos vitórias e queremos o grande Sporting de volta aos títulos, não se pode pedir calma porque está nos nossos genes a vontade de vencer e o que queremos é vencer já esta próxima época, tenho ouvido dizer que não se pode exigir que sejamos campeões já na próxima época…não se pode exigir?
Então já lá vão 10 anos em que não levantamos o “caneco” e não se pode exigir que sejamos campeões?
Temos de mudar essa mentalidade!
Claro que não estou a dizer que se não formos campeões que temos de pedir novas eleições, despedir o treinador e contratar uma camioneta de jogadores, não estou a dizer isso…temos é de pensar que somos o Sporting Clube de Portugal e que temos de ser campeões todos os anos ou então pelo menos acabarmos as épocas com o pensamento que lutámos por títulos…o Sporting tem de voltar a ser grande, o Sporting tem de voltar a intrometer-se entre Benfica e FCPorto, facto que infelizmente não acontece há muito tempo, por isso se percebe esta ansiedade dos adeptos do Sporting!
Estamos ansiosos porque queremos ganhar, estamos ansiosos porque queremos voltar a ter uma equipa de qualidade, uma equipa de qualidade que o símbolo do Sporting merece!
O Sporting não tem dinheiro?
O Sporting precisa de investimento para poder ter retorno, só assim se consegue ganhar!
Veja-se a dificuldade do Sporting em contratar jogadores, o Sporting procura opções no mercado a custo zero ou então opções que não ultrapassem 2 a 3 milhões de €, verdade que a realidade do clube não permite grandes aventuras, verdade que o Sporting neste momento não é um clube apetecível para os jogadores de classe média alta, esses preferem outras opções porque o Sporting infelizmente não garante conquistas…preferem ir para o FCPorto, estou a falar em Portugal!
Não temos dinheiro?
O FCPorto há 30 anos atrás também não tinha e agora veja-se o historial de títulos de um clube e de outro…agora imaginem que esses títulos tinham vindo parar a Alvalade!
Depois aparecem aqui os energúmenos a dizer que sou anti-Sporting e coisas do género…mas a realidade fala por si…temos de mudar mentalidades, temos de exigir títulos no imediato, volto a dizer que se esses títulos não aparecerem que temos de ter revolução mas sim temos de exigir capacidade para elevar o Sporting e de colocarem o Sporting de novo no caminho das vitórias, senão o tempo vai passando e continuaremos a ser o clube dos títulos de 20 em 20 anos!
Veja-se desde 79-80 quantos títulos de campeão nacional vencemos, veja-se quantos jogadores de qualidade duvidosa entraram no Sporting, veja-se quantos jogadores de grande qualidade entraram no Sporting e não saíram do clube com títulos de campeão, porra são mesmo muitos!
A ansiedade e o desespero toma conta de nós ano após ano e porquê?
Porque nos acomodámos e deixámos as coisas acontecerem…
Eu quero ser campeão já na próxima época, temos de dar tempo ao tempo para a nova direcção conseguir construir uma equipa competitiva de forma a que o Sporting possa voltar ao topo mas o tempo não pára e com isso temos vindo a perder protagonismo com o passar do tempo!
Mas de uma coisa nos podemos orgulhar:
- Nunca ficámos em 6ºlugar e nunca ficámos de fora das competições da UEFA!
Mas isso não chega, tal como não chega dizer que ficámos á frente deste ou daquele, ficar em 2ºlugar é ser o primeiro dos últimos, o que todos querem é ser primeiro, podem até dizer que não podemos ganhar sempre, pois é verdade mas olhem a história recente do futebol português, vejam o historial do Sporting em que em 9 campeonatos vencemos oito títulos, pode não ser possível ganhar sempre mas é possível ganhar quase sempre!
O que queremos é acabar com esta ansiedade que nos consome ano após ano, comparem a nossa ansiedade com a dos adeptos do FCPorto do final desta época, já falam em ganhar a Champions da próxima época, pode até estar a sonhar mas infelizmente para nós têm toda a legitimidade para o fazer, são ansiedades diferentes!
Esta nova direcção tem muito trabalho pela frente devido á porcaria que encontrou dentro do clube e na equipa de futebol do Sporting mas temos de exigir títulos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem títulos ou sem campeonatos nacionais?

joao neto disse...

subscrevo tudo o que disseste