A voz do adepto leonino - "Evaldo é um flop!?"

“Fiz anos e apaguei uma vela do tamanho do Evaldo!
Na semana que já la vai, aconteceu de tudo.
Foi uma semana repleta de emoções e acontecimentos, alguns foram legitimados por aquele que é o único dia que o ser humano pode mentir à vontade, sem que ninguém faça birra.
Porque mentir, mente-se sempre, mas no dia 1 é que é o próprio dia para se fazer a coisa. Enfim. Aconteceu mesmo de tudo, desde a conquista do título por parte do FC de Porto na Luz, que no final ficou sem luz mas continua a se chamar luz. Enfim…Futebol.
Houve ainda, a providência cautelar do Bruno de Carvalho, o jogador chinês que sempre vinha, mas no dia seguinte já não vinha.
Entre outras coisas, houve ainda tempo para o Sporting não fugir da rotina e fazer (mais) um jogo miserável com um resultado na mesma linha. Ah…e fiz anos e, apaguei uma vela do tamanho do Evaldo.
Com tanto para falar, só me apetece falar da vela que apaguei. A tal que é do tamanho do… já perceberam.
A crise do Sporting é de tal forma profunda e assumida que já pouco existe para esmiuçar sobre ela.
Mas o meu motivo de preocupação à muito que deixou de ser o estado do clube, ainda para mais depois das últimas eleições, está à vista de todos como vai acabar este filme.
O meu motivo de preocupação chama-se: Evaldo!
Um jogador que, na época passada, foi considerado por muitos, um dos melhores na sua posição a actuar em Portugal.
Fruto da grande época que fez o Braga o Evaldo tornou-se moda, queriam-no até na selecção. Fez manchetes nos jornais, tal era o interesse dos grandes.
Mas parece que na sua inocência o Sporting chegou-se à frente e contratou um grande lateral esquerdo.
Pelos menos tudo apontava nesse sentido.
Até que enfim alguém de jeito para uma posição em que clube demonstrava uma grande deficiência. Pois, lá está, agora é o Evaldo que mostra uma ‘grande deficiência’ (desculpem, mas é verdade).
Evaldo é daqueles casos que explica a existência de psicólogos e cientistas no mundo do futebol.
É um caso de estudo. É ele e todos daquele clube. Adeptos inclusive.
Mas isso já é assunto para outra crónica.
Mas sim, se não se pode passar de besta a bestial ou de 8 à 80, Evaldo caminha no sentido inverso. Ou seja, passou de bestial à besta – literalmente – e passou de 80, qual 8, à 0. Desculpem, mas sou só eu que vejo que Evaldo é um lateral banal que foi projectado graças a grande época que fez o Braga?
A prova disso é o João Pereira, quem sabe nunca esquece.
Um cenário de crise é o ideal para o desinibido se mostrar, enquanto o tosco é facilmente levado pela maré, empurrando as culpas para o cenário de crise que se vive.
Sou só eu que vejo a forma infantil e inconsciente como o Evaldo agarra os adversários na área, comprometendo o clube, caso o árbitro caia na tentação de marcar penalty, sou só eu que vejo a forma atabalhoada como aborda os lances, a forma como faz, ou melhor não faz, um cruzamento de jeito?
Sendo que é mais do mesmo todos os fins-de-semana.
Será que a culpa é toda do Sporting que neste momento é uma amostra do grande clube que já foi.
Ou também do Evaldo que está a ser uma amostra do ‘grande’ lateral que nunca foi.
Não fosse realmente a deficiência do Sporting na dita posição sugeria às seguintes opções a ter em conta.
Primeira, alguém podia colocar uma providência cautelar para o Evaldo não jogar, pelo menos, enquanto não souber fazê-lo.
Ou então, na melhor, ou pior, das hipóteses, era troca-lo com o melhor jogador chinês da actualidade.
O Sporting sempre tinha comissões sobre os charters.
Carlos Pereira”

7 comentários:

Polo disse...

Eu sinceramente não considero que o Evaldo seja um flop apesar de reconhecer que a sua época foi muito má.

O que eu noto é que ele está acomodado ao lugar pois durante a época toda não teve concorrência para lhe disputar o posto.

Evaldo precisa de ser espicasado de forma a ter que mostrar todo aquele valor que ele tem, e que no principio da época ainda o chegou a mostrar.

Se olharmos bem, João Pereira apesar de ter feita uma época superior ao Evaldo, também esteve um pouco longe daquilo que vinha a fazer no Braga.

Por fim, se acharem bem a dispensa do Evaldo, também não vou dizer que seja má ideia, apesar de defender a continuação dele.

Anônimo disse...

Confesso que foi das cronicas mais estupidas que já vi!

Sim não gosto nem um pouco de evaldo.

Anônimo disse...

De tão iluminado que o Sr. Parece ser, só não sei porque não se candidatou às eleições do Clube. Bater a quem está no chão é fácil. Deve ser daqueles adeptos tipo catavento. Neste e noutros artigos que escreveu não o vejo a dar soluções, apenas opiniões e de opinadores está o mundo farto. Escrever não custa, fazer é que é complicado. Destruir então, é fácil de mais. Pessoas como o senhor não são sportinguistas são simplesmente uns tristes.

TCCN25 disse...

Gostaria de fazer um desafio aos blogs, em especial aos que têm mais visibilidade, tanto pela positiva como pela negativa, que é deixar o tema eleições para as entidades competentes, e concentrar as forças naquilo que interessa actualmente, que são os resultados desportivos.

Como tal deviamos todos apoiar a equipa (sempre, mas agora ainda mais!), apesar de podermos ou não concordar com algumas situações!

Se não formos nós a defender e apoiar o que é nosso, de certeza absoluta que os outros não o irão fazer, pelo contrário!

FORÇA SPORTING!!

Anônimo disse...

acho que o evaldo é um bom jogador,mas tá num ambiente que não o favorece minimamente,temos que perceber isso,quando a equipa joga tão mal como o scp torna-se dificil um jogador destacar-se,ele não desaprendeu,não está rodeado dum ambiente saudavel.
é verdade que a grande epoca que o braga fez projectou se calhar demasiado o evaldo pra patamares que ele não tem,mas vamos ser realistas,toda a gente sabe que o evaldo é um bom le,sem ser extraordinário.
defende bem,ataca bem e tem uma boa leitura de jogo,mas quando a equipa tão tão mal,torna-se dificil ele mostrar o seu real valor,com o paciência ele vai mostrar o seu valor,porque o ambiente será melhor,o grimi sim é um desastre e ainda não foi dispensado,tal como polga,maniche,abel,saleiro e outros.
é claro que podiamos ter melhor que evaldo,por exemplo taiwo,ekoto,a.pereira,mas serve bem pra o scp e não o acho nada mau,mesmo....

Anônimo disse...

Por acaso é azar ter postado este texto depois de Evaldo ter feito, em Guimarães, o seu melhor jogo da época...

Anônimo disse...

Esta merda de blog não fecha? Era um grande favor à sanidade mental dos portugueses.