A voz do adepto leonino - "Um dia estranho para ser sportinguista"

“As últimas eleições para os órgãos sociais do Sporting vão, infelizmente, ficar na história do clube!
Começo por dizer que votei Bruno de Carvalho. Entendam isto como uma declaração de interesse e para que não existam dúvidas quanto a quem eu entenderiaque devia ser o próximo presidente do Sporting.
A imagem que vai ficar na minha memória é a de um presidente eleito (?) a discursar numa pequena sala junto ao público do costume (são os amigos, familiares e a turma do croquete) e o candidato derrotado (?) a discursar no palco do vencedor perante a multidão resistente a apelar à calma e serenidade e a gritar “viva o Sporting”! O perifl de lider vê-se nestas ocasiões.
Um, escondeu-se nas salas do estádio e falou sem alma, sem chama, sem convicção, para meia dúzia de câmaras e uma mão cheia de apoiantes.
Outro veio à rua, proferiu palavras incisivas e demonstrou capacidade para lidar com as massas agitadas sempre com o Sporting em pano de fundo!
Durante a longa noite eleitoral sairam as primeiras sondagens que apontavam para uma diferença tangencial entre os dois favoritos à presidência. A sondagem Record tinha como amostra eleitores que participaram até cerca das 18.30 e seria, portanto, provável que tivesse uma margem de erro significativa. Mas a noite foi avançando e essas projecções foram sendo confirmadas ao ponto de Rogério Alves, candidato à presidência da AG pela lista A, ter dado os parabéns ao candidato Bruno de Carvalho.
E aqui começam aquelas manobras que parecem ser a imagem de marca do nosso clube nos últimos 15 anos. Ele é co-optações, passagens de testemunho e agora “afinações” da contagem que acabam, invariavelmente, com o mesmo desfecho.
O mais estranho, mas isso resulta dos nossos estatutos que exasperam por uma alteração, é que a diferença tangencial de cerca de 300 votos pode representar, em última análise, 12 eleitores (25*12=300)! Pior, o candidato agora eleito por 300 votos tem um número de votantes muito inferior ao candidato derrotado!
Esta constatação torna impossível que Godinho Lopes se considere o presidente de todos os sportinguistas. A julgar pelo que se lê na blogosfera, o número de sócios pagantes e adeptos militantes vai cair a pique antes de, eventualmente, voltar a subir.
É preocupante que o nosso clube chegue a este ponto em que a grande maioria das pessoas quer algo novo mas as regras instituídas permitem a desvirtuação dessa vontade colectiva.
Uma nota sobre esta disparidade de direitos de voto.
Um dos problemas do Sporting está relacionado com a militância (expressão Felipe Soares Franco) que se reflecte na receita das quotizações, no número de pessoas no estádio e, indirectamente, nas receitas de publicidade. Talvez estes sócios que exercem mais direitos de voto possam também pagar quotas por 25 sócios, e bilhetes por 25 sócios e valham para os patrocinadores o mesmo que 25 sócios… A questão é que mais votos não se vão traduzir em mais apoiantes e, no final do dia, a média de espectadores do Estádio José de Alvalade não tem factores de ponderação baseados na antiguidade.
E agora, se se confirmarem estes resultados? Não faço ideia se os órgãos sociais eleitos (?) conseguem mobilizar as massas como a lista de Bruno de Carvalho estava a conseguir e partia já com algum trabalho feito.
Sei que se a bola começar a entrar, todos vamos esquecer este episódio e sarar as feridas desta luta. Se a bola não entrar, nem quero imaginar o que lá vem…
A propósito da bola, há algo que me preocupa desde já: o treinador será anunciado apenas no final desta temporada o que, do meu ponto de vista, vai criar um atraso gigantesco na preparação da próxima, e decisiva, época. É só mais um pormenor…
Miguel Guarino Sócio 41629”

4 comentários:

TDi disse...

Perderam!!!
Vão para o caralho filhos da puta, cambada de abutres!!!
Cona da vossa mãe, cona da vossa avó, filhoooooos da puta, eu quero eu que vocês se fodam cabrões do caralho.
Viva ao Godinho Lopes, grande e lendário presidente!!!
Já estava tudo a contar com o ovo no cu da galinha, queriam o fundo e tal... Pois fiquem sabendo que era mesmo um fundo, esse fundo era para nos levar ao fundo...

Sou pelo Godinho Lopes, mas antes disso sou anti-Bruno do Car(v)alho.

Viva ao SPORTING CP vamos limpar esta merda toda para o ano e depois quero ver o que é que os abutres e os sabujos vão dizer?!?!

Anônimo disse...

nao vao dizer nada, poque sua excelencia o presidente GL ficara sozinho com os poucos como o sr TDi, que de resto é duma educaçao fora de serie.. obrigado pelas suas doces palavras

Anônimo disse...

Ao iluminado TDi (sócio do SCP?) que responde com tantos mimos a uma simples opinião, o seu "grande e lendário presidente" já hoje começou a abrir caminho para não fazer nada do (pouco) que tinha no programa...

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=254734

ASS: SÓCIO 41629

Anônimo disse...

Lá grande e lendário é ele... então na derrapagem das contas na construção do novo estádio, upa upa, mete grande e lendário nisso.