A voz do adepto leonino - "O Sporting perdeu"


Godinho, primo, cuidado. Vão malhar-te todo!
Dia 26 de Março, era considerado por muitos o grande dia. O dia em que se podia optar por dois caminhos, tão fáceis, e tão distintos: Votar e matar o Sporting ou votar e matar o Sporting. Este fim é inevitável. E dada a opção de escolha parece que todos optaram por votar e matar o Sporting. E o Sporting vai morrer, não tenham dúvidas.
Não hoje, não amanhã, mas vai morrer. Independentemente de quem for o Presidente o Sporting vai morrer. Vai acabar, se preferirem. É um clube grande, Centenário, com uma grande história e simbolismo? Sim. Mas isso só fará com que a sua queda seja mais lenta e doce por parte dos que de fora, assistirão este filme de drama quase terror.
Noite de sábado, madrugada de domingo. Eu como grande, mas ao mesmo tempo pequeno, sportinguista que sou, estava esperneado algures no sofá perante uma TV na expectativa de saber quem seria o sucessor de José Eduardo Bettencourt. Sempre, mas sempre com um desejo forte de que o escolhido fosse Bruno de Carvalho. Não pelo fundo, não por ser da ‘rotura ou continuidade’, não por jogadores prometidos, não pelo Inácio (que foi um treinador campeão), entre outras objectividades. Mas sim, pela sua postura, por ser audaz, arrojado, arrogante – isso que no futebol moderno é uma arma muito preciosa. Bruno podia ser um Vale Azevedo de quinta ou de sexta, mas não precisava de um iPad para ser agressivo nas palavras. Uma agressividade de tal forma forte que levou os adeptos à apoiarem-no e a voltarem a acreditar. Acreditar naquele que parecia ser o indicado para fazer do Sporting aquilo que outrora foi: Grande! Por essas e por outras queria eu, e muitos, Bruno de Carvalho como presidente de Sporting.
E tal coisa aconteceu. Sim, aconteceu. Entre as 20horas, que foi quando o Jornal ‘Record’ publicou a sua sondagem, e às 5h da manhã, Bruno de Carvalho foi o Presidente do Sporting Clube de Portugal. Para o regozijo meu e dos que como eu estavam acordados à espera apenas da confirmação. Mas esta quando chegou veio carregada de confusão. E com uma grande uma carga antagónica. ‘Esperem esperem, parece que ouve uma reviravolta na recontagem e afinal Godinho Lopes é quem será o próximo presidente do Sporting’ – disse o Jornalista que fazia o directo para SIC Noticias. Mas já lá vamos…
É normal esperar-se 6 horas para saber quem venceu umas eleições de um clube como o Sporting? Mas estamos no Zimbabwe, Congo, Uganda ou assim? Isto é terceiro mundo? Como é que um clube como o Sporting não tem o processo de voto electrónico? Para que servem os núcleos, para venderem ‘bejecas’ e serem vandalizados? Faz algum sentido, em pleno séc. XVI onde modernizar, evoluir e tecnologia são palavras de ordem, sócios fazerem KM’s para votar? Mas que clube caduco é este? Que Sporting é este?
Voltemos ao Bruno de Carvalho com a sua vitória esporádica. Eu vi o Rogério Alves dar os parabéns ao Bruno de Carvalho e minutos depois ser declarado o Godinho Lopes como vencedor. Com uma vantagem de 600 votos, BC subitamente, perde metade desses votos para o outro candidato. Uma vitória que se desenrolou em contornos pouco claros e muito duvidosos. Isto não é o Sporting. Isto é Congo, Gana, Angola, Líbia! Nunca o Sporting clube de Portugal.
O que se passou foi qualquer coisa de surreal, doentio. Ao nível do regime Kadafi, onde descolar a peida do poder é algo doloroso. Primeiro ganha o Bruno de Carvalho, reconta-se ganha Godinho Lopes, com mais umas quantas recontagens ainda ganhava o Pedro Baltazar ou Abrantes Mendes. Mas que gente é esta que tomou o Sporting a força toda e que não quer descolar-se dele? Gente para quem vale tudo. Gente que não tem uma clara noção do limite. Este Sporting não precisa de inimigos, nem de rivais. Enquanto os senhores que la estiverem continuarem a aplaudir guerrilhas internas, mutilações e clivagens a troco de nada, este Sporting não precisa de inimigos. Eles já lá estão. Um bando de fidalgos com tiques de ditatoriais. Que cobardemente mancham o nome deste que foi um grande clube. O que se passou em Alvalade na noite de sábado para domingo foi qualquer coisa ao nível do terrorismo mais puro.
Chega. Chega de trafulhices. Onde para a vergonha e acima de tudo o respeito das pessoas pela instituição Sporting? Chega de fingir que não somos uma espécie de filial de FC de Porto. Chega de fingir que não somos um clube de parasitas e abutres. Chega de reclamar que vivemos em democracia, de forma a desculpabilizar certos actos. Quando o que se viu na noite de sábado foi tudo menos democracia. Mas realmente só numa democracia à portuguesa é que os crápulas e mafiosos são inimputáveis ao ponto de saírem sempre impunes.
Quanto ao Godinho Lopes, conseguiu a proeza de ser odiado mal tomou a posse. Conseguiu também a proeza de cimentar ainda mais a posição do Bruno de Carvalho junto aos sócios, criou condições para que este ganhe uma próxima eleição de forma, diria até, folgada. Com a ajuda de Godinho Lopes, Bruno de Carvalho jamais será olhado como Vale Azevedo quer de quinta, quer de primeira. Será olhado como o homem que quis salvar o Sporting e o sistema não deixou. Não deixou com o medo de ser desmascarado. Por isso, uma coisa é certa. Independentemente do tempo que durar o mandato deste presidente, ele vai ser malhado. Muito. Vai se viver uma guerra civil em Alvalade. E talvez da mesma forma que Godinho Lopes tomou posse, camuflado numa sala e à pressa irá sair daí da mesma forma. Camuflado e À pressa.
Matem-se um ao outro só não me matem o Sporting.
Godinho, primo, quando saíres apaga a luz e fecha a porta.
“Carlos Pereira”

6 comentários:

claudio.uniao disse...

nem mais.....................eu podia dizer qq coisa, mas tu diseste tudo...........

luz verde disse...

Moral da história:
No Sporting ganha sempre o mau da fita e os adeptos ficam sempre a perder.

Anônimo disse...

mete nivea e toma rennie q isso passa seu rabixa

D.E. disse...

Ele já saiu uma vez camuflado e à pressa. Esperemos que não o volte a fazer pelos mesmos motivos...

Anônimo disse...

eu estou preparado para a guerra, tenho a garganta bem afinada

Carlos Pereira disse...

Mete nivea tu !! Mas mete mesmo bastante a ver se tens uma overdose .. Palhaço !!!