A voz do adepto leonino - "O Sporting segundo Costinha"

“Boas.
Sou o sócio 80.322. Tenho as quotas pagas e tenho a minha gamebox.
Não quero melindrar ninguém com as minhas palavras mas tenho de as dizer.
Custa-me a acreditar em muitos dos comentários que tenho lido sobre as declarações de Costinha ontem.
O que o Costinha fez ontem foi de uma mesquinhez como nunca antes tinha visto no Sporting. Irritou-me e envergonhou-me muito mais que o pior dos jogos de todos os tempos do Sporting.
Não pretendo por em causa a veracidade de algumas das declarações. Mas a grande questão resume-se a isto: o Sporting deve ser como uma família. Se na vossa família vocês tiverem um problema grave, com falta de dinheiro e com problemas com a vossa mulher e com os vossos filhos vêm para a rua falar deles? Vêm para a rua dizer que a culpa não é vossa, que é dos vossos filhos e da vossa mulher? Onde está o sentido de família nas declarações de ontem? Onde está a solidariedade que este senhor apregoava quando veio para o Sporting?
Ontem o que Costinha fez foi um gratuito sacudir a água do seu capote. Disparou em todas as direcções incluindo treinador (“não sou responsável pelos maus resultados”), Couceiro (“veio resolver o mesmo que eu…nada”), departamento médico (caso Izmailov “não sou médico”). Não se agarra às contratações falhadas nem às vendas descabidas como a do Liedson, mas já se vangloria com as boas compras. (disse à cerca de um mês quando começaram as boas exibições do Valdez – “fui eu que contratei Valdez”.
Assumir que o couceiro veio resolver o que ele resolve ou seja nada é um tiro no pé. Se ele não resolve nada, 5000€ por mês não é muito dinheiro?
Fala da falta de dinheiro para contratações. Que os outros grandes gastaram mais de 30M em compras e o Sporting não comprou o Trezeguet por cerca de 100mil €. O Sporting já não tinha dinheiro quando ele veio e ele sabia-o. Mesmo assim o Sporting num ano, desde que Costinha assumiu o cargo, já gastou 39M em compras que ascendem a 55M em prémios de assinatura. 39M também é mais que 30M. Ele que não se desculpe por ai…
São estes pequenos/grandes detalhes que me deixaram irritado. Mas ainda há mais. Falou da transferência do Moutinho para o porto. Que os sportinguistas não têm mentalidade e que ele veio de Itália e que lá essa transferência seria normal. Pois é…mas isso é em Itália. É outra cultura. Não é melhor nem pior que a nossa. É apenas diferente. Não é falta de mentalidade nossa. Temos uma mentalidade diferente. E ainda bem. Lá a mentalidade permite que o 1º ministro tenha todas as semanas um caso com uma menor diferente. Ainda na transferência do Moutinho ressalto as palavras do antónio simões que se apressou, como lampião que é, a aplaudir a transferência criticando também a nossa mentalidade. Ora este lampião foi dos primeiros a criticar e ofender de barato o JVP pela sua escolha. E este não queria sair do Benfica. Foi escorraçado e despedido. E mesmo assim a mentalidade do simões foi fraca porca e mesquinha.
A meu ver o Costinha está a ver como vai ser o futuro. Está a ver que esta linhagem não vai durar muito e está a tentar demarcar-se dela, podendo assim ser absorvido por outra que entrar e manter o seu tacho.
Portanto, além de me custar muito ter ouvido a entrevista ontem, custa-me agora ver a reacção de muitos sportinguistas como eu. Parece que ficaram contentes com o que foi dito e muitos que antes criticavam o Costinha agora defendem-no como se fosse este o grande guru do futebol do Sporting. Onde estava o seu sportinguismo fervoroso quando ganhava balúrdios no porto? Podia ter feito como diz que fez o Maniche, abdicado das propostas milionárias e ter vindo servir o seu clube quando ainda tinha alguma utilidade. Agora? Agora já não tens utilidade nenhuma.
Esforço, dedicação e devoção. Não tens nada disto e ainda te falta solidariedade e espírito de equipa. Foste achincalhar o Sporting e lavar roupa suja para a praça pública. Não são meia dúzia de palavras bonitas que me vão comprar… não vales 1% do que ganhas.
Peço desculpa se melindrei alguém. Não era essa a minha intenção.
SL
Tiago Pinto”

Em baixo a prova como esta crónica foi enviada para vários blogs do Sporting, incluindo o SportingAtéMorrer.
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou totalmente de acordo com este post.
Caiu a máscara ao Costinha.
Que vá e não regresse

Anônimo disse...

o costinha disse umas boas verdades ontem e mostrou coragem e mostrou que é dos poucos que é digno de estar no sporting.....
pode ter feito alguma coisa mal,mas pergunto quem nao faz mal,quem não comete erros,o rui costa entrou e começou muito mal e agora está em alta e ninguém coloca o seu valor como director-desportivo...
ainda por cima o contexto é completamente diferente,é muito dificil desempenhar o seu trabalho numa equipa cheia de instabilidade política....
o sporting é um clube desorganizado,um clube com pouca solidariedade e muito instavel,aconteçe sempre qualquer coisa no mundo do sporting todos anos de uma forma negativa e depois é claro,estas coisas de presidentes sairem,isto tudo influencia na própria mentalidade dos jogadores,eu não gosto que estejam a atribuir culpas a costinha,ele é um grande sportinguista,foi ele que trouxe um jogador como valdés,foi ele que contratou o evaldo,ele fez boas contratações,agora não lhe peçam milagres,ninguém no mundo inteiro consegue fazer melhor trabalho do que ele com esta instabilidade brutal...
o nosso sporting precisa de mudar,há pelo menos 2 anos que não ganhamos um titulo,jogamos um futebol muito privisivel,sem magia e criatividade,tu feito em esforço,tem sido custoso e sofrivel ver assim o sporting,alguém precisa de por marcha nisto,não podemos continuar nesta mediocridade,porque assim poderá ser o fim do scp...
embore me custe,o porto e principalmente o benfica estao melhores que nós...
espero que com um presidente novo,com ideias bem defenidas e que não cometa os mesmos erros de jeb,faça bem as coisas,contrate pessoal com capacidade para a nossa grandeza e contratem um bom treinador,de créditos firmados,mas que tenha sempre o apoio total,porque o scp tem sido pouco solidário e tem dado pouco apoio ao treinador,mas este p.s é mediocre e temos que mudar,até mandamos um grande treinador chamado paulo bento,o homem é fantástico,digam oq eu disserem,a verdade é que ele é bom,ele percebe muito de bola,tinha uma consistência de jogo defensiva tremenda e no sporting fez um grande trabalho para o que podia,até fez de mais,mas não me esqueço da forma repugnante como mandaram o p.bento embora,o homem nunca teve apoio,teve que se aguentar sozinho e defendeu até ao máximo que podia a equipa,dava gosto ver este treinador,chorei pela tua saida,o sporting não tem mereçia,foste embora e nao quiseste receber nada pela tua saída,quiseste sair bem e saiste muitissimo bem,és um homem ponderado e inteligente,por isso é que és tã bom,tás a fazer um trabalho tremendo na selecçao e eu acredito que consigas por portugal nas meias-finais ou mesmo na final...

Anônimo disse...

o que envenenou verdadeiramente o sporting foram as alianças com pinto da costa para enterrar o benfica. pinto da costa é como os eucaliptos, seca tudo ao redor e o sporting ja nao escapa ao abismo.

Andre Peixe disse...

O Costinha fez foi o que nenhum teve a coragem de o fazer. E vocês o que fizeram pelo Sporting? Pagar cotas ter GAMEBOX também pago cotas não tenho game box, mas dá-te o direito de veres as coisas desta maneira? Já tentas-te ir ao clube sendo sócio e pedir explicações? Já tentas-te fazer ou arranjar alguma assembleia geral para veres e tomares pulso a todos estes acontecimentos? E fácil criticar Costinha, mas já a muito não tenhamos ninguém com a sua competência, e blindasse o balneário como ele exemplarmente o fez, vocês lêem e dão muitos créditos aos jornais de merd, que neste pais jornais desportivos e um certificado passado aos ignorantes e incompetentes, pois se alguma vez quisesses-te ouvir a entrevista do Costinha tanto como eu e muitos a ouvimos reparavas que ele não se defendeu, ele defendeu o NOSSO CLUBE, ele falou mal da comunicação Social, ele fez ver muita coisa que ali se passa, e pessoas como tu fazem este tipo de comentários, TEM VERGONHA DE ESCREVERES ISTO, vocês e pessoas como tu é que fazem o nosso clube estar assim, pois o dividem e votam como votaram nesta porcaria de direcção, que das únicas coisas que fez de jeito foi comprar o Pedro Mendes, e Costinha, de resto só fez porcaria a pior de todos os anos de vida do nosso clube.
Só peço uma coisa preocupem-se a ler projectos e a ver as suas ideias dos candidatos e ai sim, VOTEM. Aprendam a votar para depois escreverem nos blogs e onde quiserem criticar.
Saudações Leoninas a todos.
JUNTOS SOMOS GRANDES, UNIDOS OS MELHORES...

Anônimo disse...

o problema do nosso sporting é que até ao dia de hoje sò temos tido dirigentes que gostam e fazem acordos com o bingo da costa . e claro que o bingo agradeçe pois sabe que pode fazer gato sapato de nòs.o nosso sporting presisa é de dirigentes que sejam leões de verdade e que não façam acordos com nimguém sò assim é que chegaremos là.