A voz do adepto leonino - "A passagem de JEB pelo Sporting"

“Como já devem ter reparado há algum tempo que não sugiro jogadores na rubrica “Abre os olhos Costinha” e, isto deve-se ao facto de não acreditar no presidente que reinava ate às 23 horas e 52 minutos de Domingo. 
Bettencourt caiu depois de ter concluído o seu principal objectivo durante o seu mandato: finalizar a reestruturação financeira. Na minha opinião, JEB, depois de ter atingido o seu objectivo, apenas esperava por um desaire para se demitir, não estando interessado no timing do mesmo.
Timing este que foi terrível, diga-se de passagem.
Um presidente não se pode demitir a meio de um mercado de transferências onde o Sporting tinha a obrigação de ir ao mercado para contratar pelo menos um avançado e um extremo. Não temos dinheiro? Não brinquem comigo que com Bruno Gama (500 mil euros) e com William José (assinou pelo São Paulo vindo do Grémio Prudente) estaríamos muito bem servidos para o presente e futuro a baixíssimo custo, com alta probabilidade de retorno. 
Será que estará planeado o reforço do plantel neste defeso? E se aparecerem propostas por jogadores vendáveis o que faremos? Quem decide?
JEB foi um presidente que conseguiu delapidar ainda mais a qualidade do plantel profissional de futebol do nosso clube.
Vendeu os nossos dois melhores jogadores (não vou debater se acho que foram bem ou mal vendidos) e os jogadores contratados para os substituir envergonham qualquer sportinguista.
Não investiu bem o dinheiro que tinha para tal, preferindo jogadores caros em termos salariais ao invés de olhar para oportunidades de mercado como Lima (ex Belenenses) ou Leandro Salino (ex Nacional), jogadores que muito aprecio e que assinaram pelo Braga a custo zero.
Em termos financeiros, ainda é cedo para afirmar se a sua gestão foi a mais correcta ou não.
O que deveria ter sido feito na noite de Domingo após o conhecido desaire, na minha modesta visão, seria o seguinte:

1)       Após ao jogo e derrota frente ao Paços de Ferreira JEB deveria ter comunicado de imediato que Paulo Sérgio já não contava e que seria encontrada uma plataforma de entendimento de modo a sair;
2)       Em vez de comunicar que se demitia devia ter comunicado que não via condições para continuar, esperando por projectos novos e ideias de mudança. A partir do momento que aparecessem os tais candidatos com as suas ideias seriam convocadas eleições antecipadas (com isto o clube nunca estaria à deriva como parece estar neste momento)
3)       Se os candidatos não se chegassem à frente seriam convocadas eleições no fim da época desportiva, de modo a preparar com a devida antecedência a temporada seguinte
Um presidente que não estivesse constantemente a dar tiros nos pés e que tivesse o mínimo de aptidão para tal devia ter feito o que acabaram de ler.
A única coisa que tenho a certeza é que Paulo Sérgio é pior treinador que já vi, na minha vida, no banco do nosso grande clube.
Em termos tácticos é muito limitado e a ler o jogo é pior do que uma criança.  Se repararem bem, os dois jogos que perdemos em casa, contra as ex equipas do nosso mister (Guimarães e Paços) o Sporting foi completamente comido tacticamente. Quando buscávamos a vitória, a meio da segunda parte dos dois jogos, Paulo Sérgio, como qualquer treinador medíocre, começa a tirar médios/defesas e a meter avançados, porque na sua cabeça quanto mais avançados estiverem em campo, mais probabilidades temos de marcar.
Sim foi um terrível erro de casting, mas pior do que o contratar é não o despedir, após constantes provas de incapacidade para liderar um clube tão grande como o nosso.
É a minha modesta opinião. Vale o que vale, provavelmente não vale nada, mas gostaria de a expor como muitos o têm feito nas últimas 48 horas.
Quem creio ser o candidato certo para o Sporting? Esperarei pelas reuniões de amanhã e depois de amanhã e, após o anúncio que deverá ser feito por Dias Ferreira, darei a minha opinião.
JCLFDS-LEÃO”

7 comentários:

Anônimo disse...

Uma vénia para esta analise. Das mais lúcidas que li sobre este triste acontecimento.
Espero então pela sua próxima análise!

Júlio Tavares

Professor Bitaites disse...

Ainda bem que vejo que existem mais sportinguistas com a cabeça fora da areia e olhos bem abertos! Belo texto os meus parabéns! COncordo com TUDO o descrito aqui, e não posso deixar de sublinhar de entre muita coisa, isto particularmente:

"Bettencourt caiu depois de ter concluído o seu principal objectivo durante o seu mandato: finalizar a reestruturação financeira."

Isto resume tudo o que foi planeado por Ricciardi e os outros artolas da banca que usam o sporting À ANOS!!!
Lembrem-se que JEB meses antes de se candidatar dizia que nunca iria ser candidato, então porque mudou de ideias?
Porque os artolas da banca encabeçados pelo ricciardi, lá o convenceram a candidatar-se, ele dá a cara mas iria ser muito bem recompensado. Eles sabiam bem que só com um candidato da continuidade garantiam mais uns anos da banca a controlar e usar o Sporting para seu proveito. O Sporting dá muito dinheiro a estes senhores meus amigos, é uma fonte de receitas garantidas. JEB não é anjinho nenhum, ele sabia ao que ia e o que tinha de fazer.
Os 10 milhoes gastos o ano passado por esta altura, foram gastos APENAS para acalmar os adeptos que pediam investimento na equipa. Foi o preço a pagar para aguentar JEB no poder até à reestruturação ficar concluída. FOi o preço a pagar para desaparecerem as pressões durante o defeso que pudessem agitar o clube e acabar com eleições antecipadas. Assim se enganaram os adeptos que até ao ultimo dia do mercado tinham esperança de ver chegar craques com um investimento igual ao desse mercado de inverno.
ACORDEM SPORTINGUISTAS NÃO VOTEM MAIS EM CANDIDATOS ROQUETISTAS E DA CONTINUIDADE PRINCIPLAMENTE RICCIARDIS E ROGERIOS ALVES!

Professor Bitaites disse...

Eles não querem saber do clube, eles querem é encher-se à custa do clube! Dizem-se muito sportinguistas mas o que deram ao clube até hoje? São donos de bancos mas não os vejo tirar partidod essa posição para investir no clube ou ajudar o clube! Ajudam a bolsa deles. O JEB nunca foi gestor de coisa nenhuma, o titulo de grande gestor foi uma fantochada montada para apelar ao voto num candidato SEM PROGRAMA, SEM RUMO, apenas com uma mão cheia de nada!
Já discordei em muita coisa que o sportinguista aqui escreve, mas estou completamente de acordo com o post em que ele diz perfeitamente aquilo que o JEB é bom a gerir, "gestor de salada de fruta" é o que ele é!
O ordenado que ele ganhava é umna gota de água comparado com as contrapartidas que lhe acenaram para ele fazer o trabalho sujo do ricciardi e companhia. Ele deu a cara, mas será muito bem recompensado por isso.

Coração Sportinguista disse...

Vocês têm a mania da perseguição! É só bacoradas que leio aqui nestes comentários!!!
Vejam lá se os bancos não vão saber quem são os sócios do Sporting e delapidar o nosso património pessoal!!
Acordem para a vida! O homem saiu porque lhe fizeram a vida negra desde o primeiro dia!
Deixem-se de merdas! Se o homem não se demite, é porque não se demite. Se se demite é porque concluiu o seu plano maquiavélico de entregar o SCP aos bancos!! FODA-SE!! nunca estão contentes!
Não se está a assistir À belenização do Sporting! Está-se a assistir à benfiquização dos Adeptos! Estão a ficar burros que nem um porta, que só dizem bacoradas! Metam agora lá um vale e azevedo! só falta isso

Leão disse...

Obviamente que não iria agradar a todos a minha análise.
Caro Coração Sportinguista, pelo seu comentário concluo que considera JEB a grande vítima do que se passou. O seu comentário dá-me vontade de rir, ou melhor de chorar, porque a situação do nosso Sporting é tão grave, que o meu sentido de humor aquando debato estas questões já não existe.
O grande lesado do ano e meio de JEB à frente do Sporting, foi o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! E não me venham dizer que tenho a mania da conspiração, porque quem não vê isto (constato apenas uma evidência, um facto) tem andado a dormir. JEB caiu e acrescento, caiu tarde. Venham novos projectos, novas ideias, porque o reinado do croquete tem de acabar!

SL

JCLFDS-LEÃO

JEB Vingador disse...

Caro Leão,
a tua crónica fica guardada para ser usada na posterioridade.
Quando eu um dia voltar aqui e ainda te ouvir escrever que a "dinastia croquete" devia voltar!
Como Sportinguista, sinto-me triste pelo que o SCP está a passar em termos desportivos. Agora culpar um homem por esta situação é verdadeiramente injusto! Espero sinceramente estar enganado e isto não ser o principio do fim! São adeptos cegos como vocês qie vão dar cabo deste grande clube

Viriato disse...

so tenho 1 coisa a dizer sobre este texto: está BRILHANTE. tudo o que penso sobre esta situaçao esta aqui relatado. se voces acham que e com homens como JEB que o sporting vai voltar a ser o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL estao enganados. graças a homens como este que o sporting esta na situaçao que esta. por isso eq tem de haver novos projectos, novas ideias.
Saudações Leoninas

Viriato Cabral