A voz do adepto leonino - "Flop...? Ou vitima das circunstâncias e da sua personalidade..."

Mais um texto enviado pelo amigo Cláudio União...
“Olá sportinguista, em 1º lugar quero agradecer-te por teres publicado o email que te enviei, em 2º lugar pedir-te desculpa a ti e a todos os leitores do blog por ter enviado o email em letra grande, foi um lapso da minha parte que não voltará a acontecer!!!
Recentemente publicaste no blog um post sobre o Matias em que perguntavas se ele podia ser considerado um flop ou não, já que neste ano e meio que passou ele ainda não se conseguiu impor de maneira convincente no nosso SPORTING.
Peço agora para puxarmos um pouco a fita atrás:
-Pré época passada, Matias estreia-se frente ao Cacém com dois golos (um deles com uma virgula, sendo o destaque nos jornais do dia seguinte que o apelidavam de craque), a seguir frente ao Guimarães volta a marcar um golaço a passe de Pereirinha, nesta altura estávamos esperançados que voltaríamos a ter um "10" depois de Balakov...
-Inicio oficial, exibição fantástica frente á Fiorentina.
-Eliminação da Champions o que originou um péssimo ambiente á volta da equipa.
-Matias apaga-se durante 6 ou 7 jornadas do campeonato numa altura em que tudo era mau e todos eram criticados.
 -Matias reaparece frente ao Guimarães marcando um golo e repetindo a graça frente a Marítimo e Rio Ave (desconsolo total, 3 golos que dão 3 empates).
-Paulo bento demite-se (antes do jogo com o Rio Ave) numa altura em que Matias marcava e jogava bem.
 -Chega Carvalhal e destes 6 meses nem vale a pena falar muito...Matias passa a entrar a 2m do fim em vários jogos seguidos.
- A época acaba e Matias vai ao Mundial onde realiza boas exibições.
- Chega esta época e Matias apresenta-se tarde devido ao Mundial mas mesmo assim dá um ar da sua graça frente aos ingleses no torneio particular numa altura em que o ambiente é bom á volta da equipa.
- Nova descrença dos adeptos na equipa e Matias "desaparece" de novo.
- Aposta clara de Paulo Sérgio em 4-4-2 com dois avançados.
 -Matias lesiona-se até hoje.
  Na minha opinião estamos perante um jogador que não tem tido sorte nas circunstâncias em que se tem encontrado, tratando-se claramente de alguém que perde confiança quando o ambiente que o rodeia não é o melhor (ao contrario de jogadores como Vukcevic que não tem medo de ter a bola e não perde a mínima confiança nem que o mundo lhe esteja a cair em cima).
Acho Matias a par de Marat e Vukcevic os melhores jogadores que temos e acho que se os últimos 18 meses tivessem ocorrido noutras circunstâncias, provavelmente colocar Matias e a palavra "flop" na mesma frase não se faria.
Peço desculpa pelo tamanho do texto, mas esta é a minha visão do que está a ser a passagem de MATIAS FERNANDEZ pelo nosso SPORTING!!!
Cláudio União”

7 comentários:

Professor Bitaites disse...

Sr Claúdio, é o 2º post seu que leio e o 2º que subscrevo! Penso exactamente o mesmo do Matias, e como podemos criticar um jogador er chama-lo de flop quando em 18 meses, 6 foram a entrar a 2 m do fim como referiu, assim qualquer um é flop!
So gostava de fazer uma referencia ao Vuck, concordo mais uma vez com o que fala dele, e acho que só veremos o melhor do grande vuck na altura em que o virmos numa equipa (espero que seja no sporting) cuja filosofia de jogo seja massacrar o adversário. Os que o criticam porque nao defende, vejam os melhores jogos que ele fez ao serviço do sporting e vejam como jogou a equipa. Agora vejam os jogos em que ele nem se viu, são sempre os jogos onde a equipa não joga nada. é claramente um jogador que se motiva qunado se sente integrado numa equipa claramente ofensiva, dominadora e CONFIANTE, tal como o Vuck é! É daqueles jogadores qu precisa de ser motivado pelo ambiente que o rodeia, pela equipa em que joga. Quando a equipa não é ofensiva, dominadora e CONFIANTE, ele simplesmente desmotiva-se.

Voltanto ao Matias, precisa daquilo que todos os jogadores precisam, jogar na sua posição a de numero 10, e nao nas alas como muitas vezes o vi. Será que estes treinadores nao aprendem? nao viram que no vilareal ele foi queimado precisamente por jogar nas alas? E finalmente precisa de um treinador que confie nele a 100%. Sem confiança num jogador ele nao rende, nao acreditam? Perguntem ao mourinho...
Claramente o matias nao sente confiança por parte do treinador, 1º porque quando joga raramente é na sua posição, 2º porque quando joga normalmente é a entrar já no fim para queimar tempo. Que jogador no mundo se sente útil e apreciado nestas condições?

Anônimo disse...

Eu também acho o Matias um bom jogador que não tem tido a sorte do seu lado, algums lesões, por vezes más opções na sua colocação no terreno de jogo, convém referir que algumas vezes (mesmo com P. Bento e com Carvalhal) jogou encostado à direita uma lugar que não seria o seu.
Acho que o Matias tem lugar neste Sporting, pode, em minha opinião, jogar na frente de a. santos e p. mendes, basta encostar o maniche.

Sportinguista disse...

Concordo com o texto do Cláudio mas não acho Matias um jogador com capacidade em termos de velocidade para jogar como 10...como 2ºponta de lança talvez

Anônimo disse...

"Acho Matias a par de Marat e Vuk os melhores jogadores que temos"....EStavas a reportar-te certamente aos jogadores de meio campo ou extremos certo?
É que, como jogador de futebol o que irá ficar na história é Liedson!

Anônimo disse...

Subscrevo plenamente este post!Nao podemos queimar mais 1 jogador! No porto este jogador ja valia 40 milhoes! Vamos criar uma onda de apoio ao Matigol e faze-la chegar ao Paulo Sergio! Tem de ser ele e mais 10 nesta equipa!

Anônimo disse...

Peço desculpa mas não concordo. Matias tem grandes qualidades técnicas mas a verdade é que o seu rendimento é pouco mais de zero. Desaparece durante os jogos de tal maneira que até nos esquecemos que ele está em campo e um nº 10 tem de ser como Balakov era, vai à procura da bola e faz jogar a equipa, não tem medo de assumir o jogo. E Matias não é nada disso.
Acho Valdes melhor jogador que Matias na posição 10. Por exemplo, os poucos jogos que Valdes jogou a 10 fe-lo muito melhor que Matias.

Professor Bitaites disse...

Anónimo de 7 de janeiro de 2011 16:57

O Valdez fez belas exibições a 10 é verdade, mas é um jogador com outras caracteristicas, por exemplo com o matias ganhamos mais em passes verticais, bolas nas costas da defesa adversaria a isolar os avançados na cara do golo. Com o valdez temos 1 jogador que remata muitissimo bem de meia distancia e que quando em velocidade no 1x1 é fortissimo.